TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR DE FISCALIZAÇÃO.
Advertisements

SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
Avaliação do Plano Plurianual
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROCON ESTADUAL 1º ENCONTRO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL E SOCIEDADE ORGANIZADA – 2006 Realização A IMPORTÂNCIA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO PUNITIVO NO BANCO CENTRAL DO BRASIL JULGAMENTO, EM GRAU DE RECURSO, PELO CRSFN, DAS PENALIDADES APLICADAS EM PRIMEIRA INSTÂNCIA.
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Operação de Fiscalização
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Qualificação da Saúde Suplementar Satisfação dos Beneficiários.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“Entidades e organizações de assistência social”
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Coordenadoria de Defesa do Consumidor
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
Marca do evento ansnn IV Encontro com Área da Qualidade RBMLQ-Inmetro 13 a 15/05/2008 Florianópolis/SC mmm Gilson Barbosa Assessor Dqual.
6º Fórum Jurídico da UNIDAS – Painel: O processo administrativo na ANS – Defesas e Recursos Administrativos - Eduardo Marcelo de Lima Sales Diretor.
X Encontro de Gestores Sociais e Primeiras Damas 2011
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
Tempo de Atendimento do Consumidor nas Agências Bancárias Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Brasília-DF, 09 de agosto de 2011.
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
POLÍTICA ESTADUAL PARA O
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Controle da Regularidade e. Página 2 EMENTA DECRETO 851/2007 “Estabelece procedimentos a serem adotados pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) APLICAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS REFERENTE A DENGUE.
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Transcrição da apresentação:

TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS PROCON MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON

HISTÓRICO FUNDADO A 15 DE AGOSTO DE 2007; DESTINADO A PROMOVER E IMPLEMENTAR AÇÕES DIRECIONADAS A FORMAÇÃO DE POLÍTICAS DE PROTEÇÃO, ORIENTAÇÃO, DEFESA E EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR NO ÂMBITO DO MUNICIPIO DE FLORIANÓPOLIS; TRATA-SE DE ÓRGÃO VINCULADO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA E DEFESA DO CIDADÃO;

COMPETE AO PROCON MUNICIPAL: ASSESSORAR O PREFEITO MUNICIPAL NA FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DA POLÍTICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR; RECEBER, ANALISAR, AVALIAR, ORIENTAR E ENCAMINHAR DENÚNCIAS E SUGESTÕES APRESENTADAS PELOS CONSUMIDORES; ARTICULAR SUAS AÇÕES COM AS DEMAIS ENTIDADES DO MUNICÍPIO; ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS DIRETRIZES DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR; FISCALIZAR E APLICAR SANÇÕES ADMINISTRATIVAS; FUNCIONAR, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO ADMINISTRATIVO, COMO INSTÂNCIA DE JULGAMENTO;

A LEI 699/2002 FIXA NORMAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO PELAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS; PRAZO MÁXIMO DE 20 min DE ATENDIMENTO NA FILA EM DIAS NORMAIS E 30 min NA VÉSPERA DE FERIADOS PROLONGADOS; OBRIGATORIEDADE DE INFORMAR EM LOCAL VISÍVEL A ESCALA DE TRABALHO DOS SETORES DE CAIXA COLOCADOS A DISPOSIÇÃO DOS CLIENTES;

A LEI 699/2002 A SENHA NÚMERICA DEVERÁ IDENTIFICAR O REGISTRO DO HORÁRIO DE RETIRADA E ATENDIMENTO DO USUÁRIO; FIXAR EM LOCAL VISÍVEL, CÓPIA NA ÍNTEGRA DA LEI; NO CASO DE ATENDIMENTO PREFERENCIAL DEVERÁ SER OFERTADO, NO MÍNIMO DOZE ASSENTOS COM ENCOSTO;

LEI 699/2002 - PENALIDADES O ART. 4º ESTIPULA: MULTA DE R$ 1.000,00 (mil reais), POR INFRAÇÃO COMETIDA; A OCORRÊNCIA DE 05 (CINCO) MULTAS EM APNEAS UM DIA OU O SOMATÓRIO DE 30 (TRINTA) NO MÊS, IMPLICARÁ NA SUSPENSÃO DO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DAQUELE ESTABELECIMENTO BANCÁRIO.

LEI 699/2002 – EMBASAMENTO LEGAL O BANCO CENTRAL EM NOTA EM SUA PÁGINA NA INTERNET AFIRMA QUE NÃO REGULAMENTA O TEMPO DE ESPERA EM FILAS, CABENDO TAL FEITO AOS ESTADOS E MUNÍCIPIOS, CABENDO AOS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR (PROCON, PRODECON, DECON) A ORIENTAÇÃO SOBRE O TEMA; RECURSO ESPECIAL Nº 432.789/SC DA 1ª TURMA DO STF – MINISTRO EROS GRAU;

INFORMAÇÕES GERAIS DA FISCALIZAÇÃO A MAIOR PARTE DAS MULTAS SE DEVEM AO TEMPO DE ESPERA NAS FILAS (art. 1º, §1º); EM SEGUNDO LUGAR PREVALECE A ESCALA DE TRABALHO DOS CAIXAS E O NÚMERO DE ASSENTOS PARA ATENDIMENTO PREFERENCIAL (art. 1º, § 2º e art. 2º); POR ÚLTIMO, O ACESSO FÁCIL E VISUAL A CÓPIA DA LEI Nº 699/2002;

Alguns dados...(Bancos) Período: Janeiro a Julho de 2011 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 65 AUTOS DE INFRAÇÃO; SANTANDER – 124 AUTOS DE INFRAÇÃO; BRADESCO – 100 AUTOS DE INFRAÇÃO; BANCO DO BRASIL/BESC – 227 AUTOS DE INFRAÇÃO; ITAÚ/UNIBANCO – 79 AUTOS DE INFRAÇÃO; HSBC – 21 AUTOS DE INFRAÇÃO CADA;

Alguns dados... Autos de Infração por Ano (Bancos)

Alguns dados... Autos de Infração por Ano (Bancos)

Alguns dados... Autos de Infração – Lei 699/02

Imprensa...

Imprensa... Matéria veiculada no Jornal do Almoço – RBS Santa Catarina: http://www.clubedopairico.com.br/procon- fecha-agencia-do-banco-do-brasil-em- florianopolis/7246

OBRIGADO!!!!! CONTATOS: 3251-4400 – GERAL PROCON FPOLIS 3251-4401 – Tiago Silva E-mail: tiagosilvam@yahoo.com.br