Algumas características do do mercado brasileiro de produtos para crianças.
Características do mercado brasileiro: 60 milhões de habitantes na faixa de 0 a 17 anos. Sistema capitalista de livre-iniciativa e livre-concorrência. Regime democrático/liberdade de expressão. Demanda aquecida por uma política de inclusão sócio-econômica: evolução do poder aquisitivo das classes C e D.
O papel da publicidade: Conquistar espaço para as marcas na mente do consumidor. Estimular o consumo, como elemento lúdico de satisfação pessoal, com o objetivo de gerar riqueza e ampliar a base produtiva e empregadora, fortalecendo a economia com o conseqüente benefício social. Construir o conceito de que comprar a marca aporta prestígio, satisfazendo a ambição e a vaidade do público-alvo, consolidando, assim, uma cultura de consumo na sociedade.
Regulamentações para a publicidade: Constituição Federal. Código de Defesa do Consumidor. CONAR
A pergunta-chave: É mais importante incentivar a produção, as vendas e o consumo ou cuidar da formação integral dos nossos jovens para que construam uma sociedade melhor do que esta em que vivemos?