Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecostrat - all rights reserved – 2010 A Marca Como Instrumento de Fidelização do Consumidor José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 19 de agosto.
Advertisements

Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo 19 de março de 2009.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
Área de Livre Comércio das Américas
Transformações na Indústria Mundial do Gás Natural
Regionalização do continente americano
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Indústria de Gás Natural no Brasil
O Novo Modelo e a Consolidação dos Grandes Grupos do Setor Elétrico 1 Cenário Setorial Belo Horizonte, 24 de março de 2009 Seminário 5 Anos do Novo Modelo.
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Sergio Bandeira de Mello
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
O mercado de orgânicos no Brasil e no mundo.
Estrutura da cadeia logística
Prof. José Victor GayLussac
Introdução ao Composto de Marketing
Prof. José Victor GayLussac
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Características das estruturas do mercado da EE
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Estrutura da Cadeia Logística
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Ecostrat - all rights reserved – 2010 O Processo de Liberalização de Preços de GLP no Brasil José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 09 de abril.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Comentários ao artigo “A Regulação do Setor de GLP no Brasil” de José Tavares de Araújo Jr. Armando Castelar Pinheiro IPEA - UFRJ Brasília, 3 de agosto.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
O processo de desregulamentação do Mercado Brasileiro de GLP Apresentado por: Luis Antonio Malheiros Meloni Ultragaz/Brasilgás, Brasil.
Sistemática de Importação e Exportação
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
XVII Congresso AIGLP.
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
Revisão.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
SYNTONY TRADE International Construindo juntos uma nova maneira de fazer negócios no século 21...
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Produção Econômica da América Latina – parte II
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
PANORAMA E EXPECTATIVAS PARA O MERCADO DE ARROZ
Integração energética
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Objetivos EstratégicosIndicadores de OcorrênciaVetores de tendência Financeira F1 - Melhorar Lucros: Contratação de 4 consultorias internacionais. F2 -
Unidade 02. Balancear os custos de estoque é um grande desafio. Se, por um lado, altos níveis de estoque podem gerar altos custos operacionais; por.
As Contas Satélites da Cultura GUIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS CONTAS SATELITES DE CULTURA.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Possíveis Cenários Econômicos: uma visão Panamericana Uma reflexão acadêmica Mauro Batista Presidente da ANSP.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Características da economia das Américas Central e do sul
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Objetivos e Instrumentos
S EGURANÇA E NERGÉTICA NA A MÉRICA DO S UL. Brasil Elaborado a partir da Base de Dados do IEA, para o ano de ( kbep – 1,8%) Petróleo e.
Inflação Aula 9.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011

Esta apresentação abordará quatro temas principais: I.A situação atual do mercado de GLP na América Latina II.Os instrumentos de intervenção do Estado III.Os fundamentos do regime de liberdade de preços IV.A natureza do processo de competição neste setor

Mercado de GLP na América Latina em 2010 Unidade: Milhões de TM Fonte: Statiscal Review of Global LP Gas, 2011, WLPGA Principais Consumidores : México, Brasil, Venezuela. Principais Produtores: México, Brasil, Venezuela, Argentina. Não há comércio de GLP entre os países da América Latina. ProduçãoImportação Exportação Consumo Argentina3,00,01,41,5 Bolívia0,40,0 0,4 Brasil5,21,70,07,0 Chile0,50,80,01,3 Colômbia0,60,0 0,6 Equador0,20,90,01,1 México6,82,50,29,1 Peru1,50,10,01,6 República Dominicana0,00,90,00,9 Trinidad & Tobago1,00,00,80,2 Venezuela4,10,00,83,3 Outros países0,31,40,31,1 Total26,28,33,5 28,1

Consumo de GLP: Fonte: Statiscal Review of Global LP Gas, 2011, WLPGA »Após uma difusão acelerada entre as décadas de 1970 e 1990, o consumo de GLP na América Latina estabilizou-se nos últimos dez anos.

Preço Internacional de GLP Fonte: Statiscal Review of Global LP Gas, 2011, WLPGA O gráfico mostra a evolução da média dos preços anuais de propano e butano exportados pela Arábia Saudita no período 2000 – 2010.

Em síntese, nos últimos dez anos, o mercado de GLP na América Latina foi marcado por duas tendências principais: níveis de consumo relativamente estáveis e preços internacionais voláteis e ascendentes. Os governos da região costumam adotar três tipos básicos de soluções para lidar com o impacto do preço do GLP nos orçamentos dos consumidores de baixa renda: 1.Controle estatal da produção e dos preços. 2.Liberdade de preços combinada com modalidades distintas de subsídios (auxilio direto ao consumidor, discriminação de preços, subsídios cruzados, etc.). 3.Preços de mercado sem subsídios.

Fundamentos do Regime de Liberdade de Preços 1.Regulação com foco nas questões de segurança. 2.Transparência do mercado assegurada pela Agência Reguladora através da divulgação permanente dos dados sobre a estrutura dos preços vigentes no mercado, sobre as parcelas de mercado das empresas distribuidoras, e os indicadores de dispersão de preços. 3.Respeito à marca. GLP é um produto homogêneo cuja qualidade não é visível ao consumidor no ato da compra. Do lado da demanda, a marca reduz assimetrias de informação e orienta as decisões do consumidor. Do lado da oferta, é um instrumento de competição entre firmas que disputam o mercado através de investimentos em reputação e na fidelização de clientes.

Competição e Logística Destroca de botijões Contratos de fornecimento Distribuição a granel As soluções que distorcem a competição

Concentração e Rivalidade Devido às economias de escala inerentes à logística de distribuição, o setor de GLP é naturalmente concentrado. Entretanto, o indicador relevante para medir a intensidade da concorrência em qualquer mercado não é o número de firmas que ali operam, mas o grau de rivalidade entre os competidores. Indicadores de rivalidade: parcelas de mercado e dispersão de preços. As evidências do caso brasileiro.