Responsabilidade Social É uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.
Quadro comparativo Conceito Finalidade Característica Abrangência Protagonista Marketing Social Fortalecimento da Marca e Imagem e Mudança de comportamento Instrumento MKT Comunicações Externas Externa
Investimento Social Privado Quadro comparativo Conceito Finalidade Característica Abrangência Protagonista Investimento Social Privado Desenvolvimento do Bem comum com recursos privados Instrumento Fundação ou Instituto RH, MKT, Com. Ext. e Rel. com Mercado Externa
Responsabilidade Social Empresarial Quadro comparativo Conceito Finalidade Característica Abrangência Protagonista Responsabilidade Social Empresarial Excelência e Sustentabilidade nos negócios Modelo de Gestão Interna e Externa Alta Direção
As 4 Estratégias de Responsabilidade Social Responsabilidades espontâneas e voluntárias: Toma liderança nas iniciativas sociais Assume voluntariamente responsabilidades econômicas legais, éticas e espontâneas Estratégia Proativa Responsabilidades éticas: Faz o mínimo exigido eticamente. Assume responsabilidades econômicas, legais e éticas Estratégia Acomodativa Responsabilidades legais: Faz o mínimo exigido legalmente. Assume responsabilidades econômicas e legais Estratégia Defensiva Responsabilidades econômicas: Rejeita as demandas sociais. Assume responsabilidades econômicas apenas Estratégia Obstrutiva Comprometimento quanto à responsabilidade social
A empresa socialmente responsável... Ouve os interesses das diferentes partes envolvidas (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, meio-ambiente, etc.) Consegue incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários
A empresa socialmente responsável... Busca a melhora do seu principal ativo: gente. O investimento na formação de gente é a maior certeza de prosperidade de uma empresa a médio e longo prazo Tem um ambiente de confiança mútua, capaz de reduzir procedimentos burocráticos, conflitos interpessoais gerando uma estrutura hierárquica mais leve. Traduzindo-se em maior produtividade e um menor custo
A empresa socialmente responsável... Zela pelo meio-ambiente Faz investimentos em instituições socialmente responsáveis Faz doações de equipamento usado ou excedente Utiliza cartões de afinidade e serviços de instituições socialmente responsáveis Dá apoio às escolas locais
A empresa socialmente responsável... Busca a formação de uma rede de fornecedores que passe a investir também na sua cultura social... ...o mesmo acontecerá com os fornecedores dessas empresas... Quanto mais empresas aderirem à idéia maior será o efeito multiplicador da nova cultura. Promove fórum inter-empresarial permanente voltado à Responsabilidade Social.
A empresa socialmente responsável... Respeito da comunidade Boa imagem no mundo empresarial Visa Excelência e Sustentabilidade nos Negócios
empregados, investidores, clientes, fornecedores e à comunidade. Balanço Social Demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre: os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos: empregados, investidores, clientes, fornecedores e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.