FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
I- Concepção de Educação
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
O trabalho de campo.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Gestão participativa
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
O educador na pós-modernidade. Aluna: Adriane Gallo Alcantara da Silva Telessala de Rio Negro/PR.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Equipe: Airton Eliete Eliúdes Emanuelle Maria Clara Patrícia Passo Sidcley  Etnomatemática.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
05/11/2015.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Faculdade Piaget - Brasil
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER ISAAC SANTOS OLIVEIRA A ETNOMATEMÁTICA PRESENTE NO UNIVERSO CULTURAL DA TRIBO DOS GAVIÃO KỲIKATÊJÊ NAS METODOLOGIAS DE ENSINO ESCOLAR RONDON DO PARÁ-PA 2007

__________________________________________________ TEMA __________________________________________________ A ETNOMATEMÁTICA PRESENTE NO UNIVERSO CULTURAL DA TRIBO DOS GAVIÃO KỲIKATÊJÊ NAS METODOLOGIAS DE ENSINO ESCOLAR

__________________________________________________ JUSTIFICATIVA __________________________________________________ Os índios tem muito a contribuir com as ciências naturais, sociais e exatas, um exemplo disso são os etnoconhecimentos acerca da matemática, formas específicas de contar e medir, noções de geometria e simetria entre outros. Mesmo sem ter acesso aos conhecimentos universais sistematizados, os povos indígenas já sabiam da importância desses conceitos para sua vida diária. Trata-se de um tema com relevância social, técnica e científica, pois além de reconhecer a importância da manutenção desses conhecimentos para a continuidade da cultura, o trabalho também servirá como referencial técnico e científico, pois aprender a partir dos conhecimentos já elaborados pelas índios Gavião Kỳikatêjê é um anseio de muitos educadores e, acima de tudo, é dar voz e vez a esse povo que sempre foi relegado “a marginalidade científica nacional”. ____________________________________________________________

__________________________________________________ OBJETIVOS __________________________________________________ OBJETIVO GERAL: Analisar como o povo Kỳikatêjê desenvolve sua etnomatemática e quais as metodologias a escola utiliza na transmissão desses conhecimentos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Caracterizar a matemática do povo Gavião Kỳikatêjê; b) identificar o papel das metodologias de ensino na aprendizagem dos gavião Kỳikatêjê; c) definir como o ensino da matemática tradicional Kỳikatêjê pela escola os fortalece na identidade cultural e a autonomia étnica.

__________________________________________________ FUNDAMENTAÇÃO __________________________________________________ A educação escolar indígena é um direito garantido por Lei pela Constituição de 1988 no Artigo 215, assim tornou comum a presença de escola nas aldeias, mas anterior a essa educação escolarizada, existe a educação indígena tradicional que os membros das etnias recebem como uma formação para a vida, de saberes construídos ou reconstruídos pela própria comunidade. Com o povo Gavião Kỳikatêjê não é diferente, eles produziram etnoconhecimentos necessários a formação das novas gerações. Entre esses etnoconhecimentos está a etnomatemática. Esse trabalho se pauta em saber como a escola ensina essa etnomatemática através das metodologias de ensino.

ETNOMATEMÁTICA ETNO MATEMA TICA A AVENTURA DA ESPÉCIE HUMANA É IDENTIFICADA COM A AQUISIÇÃO DE ESTILOS DE COMPORTAMENTOS E DE CONHECIMENTOS PARA SOBREVIVER E TRANSCENDER NOS DISTINTOS AMBIENTES QUE ELA OCUPA, ISTO É, NA AQUISIÇÃO DE MODOS, ESTILOS, ARTES, TÉCNICAS DE EXPLICAR, APRENDER, CONHECER, LIDAR COM O AMBIENTE NATURAL, SOCIAL, CULTURA e IMAGINÁRIO ETNO MATEMA TICA ETNOMATEMÁTICA Fonte: D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

__________________________________________________ AUTORES PESQUISADOS __________________________________________________ Os autores que fundamentam teoricamente este trabalho são: Ubiratan D’ambrósio com a obra Etnomatemática elo entre as tradições e a modernidade. Na primeira obra supracitada o Dr. Ubiratan D’ambrósio escreve sobre a etnomatemática valendo-se de suas experiências práticas, pois é um dos fundamentadores dessa tendência. O segundo autor é a professora Maria da Graça Nicoletti Mizukami, com a obra Ensino: As abordagens do Processo. O livro é uma afirmação de sua própria vivência em que valoriza uma pedagogia fundada na ética, no respeito e na reflexão crítica sobre a prática e na compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

__________________________________________________ METODOLOGIA __________________________________________________ A metodologia utilizada neste trabalho traz um estudo bibliográfico sobre algumas abordagens pedagógicas utilizadas em muitos sistemas educacionais. Em seguida, há uma análise sobre metodologias propostas pelo PCN Matemática e pelo RCNEI (Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas). Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foi aplicado um questionário aberto aos professores da escola Tatakti Kỳikatêjê na comunidade indígena Kỳikatêjê Amtàti na reserva indígena mãe Maria situada no município de Bom Jesus do Tocantins-Pa. A pesquisa de campo foi realizada no período de agosto a outubro de 2006, e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário valorizando os aspectos qualitativos.

__________________________________________________ CONCLUSÃO __________________________________________________ A partir do problema levantado foi possível chegar as seguintes conclusões, partindo de um paralelo entre a pesquisa de campo e as obras que fundamentaram este trabalho. Viu-se que a realidade da escola, está de acordo com o RCNEI que contém diretrizes norteadoras para a construção dos currículos das escolas indígenas. Percebe-se também que a etnomatemática Kỳikatêjê é viva (com função social) pois está presente nos artesanatos, pinturas corporais, flechas, arcos, cestarias, indumentários, roças, etc., e transmitida tanto na linguagem oral quanto na escrita, permeando o cotidiano da comunidade que valoriza os etnoconhecimentos da etnia. Cada aluno-índio sabe o significado e relevância da sua cultura que, para eles são ensinadas nas três principais “instituições” fortalecedoras da cultura: a comunidade, a escola e a família. Os professores sabem que estão envolvidos em processos concretos de ensino-aprendizagem em que a questão não é apenas repassar conteúdos étnicos e universais, mas formar cidadãos crítico-atuantes e ajudar na manutenção e preservação dos saberes tradicionais.