Poka Yoke Grupo: Gabriela Arcari Milani

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Transcrição da apresentação:

Poka Yoke Grupo: Gabriela Arcari Milani 032976 Guilherme Bollo Campos 033090 Larissa Wechsler 033867 Leonardo Prado Montemor 033979

Definição O termo Poka Yoke significa “à prova de erros”; Trata-se de um método que busca eliminar os defeitos causados por falhas ou erros humanos.  

Exemplos

Objetivos   Os dispositivos Poka Yoke visam à otimização ou automação das tarefas que necessitariam da atenção ou memorização por parte do operador, objetivando a minimização dos erros ou até o descarte das peças defeituosas; O sistema Poka Yoke foi desenvolvido para dar suporte à resolução de problemas e à tomada de decisão no contexto de uma organização de manufatura que adota o paradigma de "produção enxuta".

Regulação Função de “controle” - pára as máquinas e os processos na ocorrência de anomalias; trata-se de um método mais eficaz por expor o problema para todos os componentes do processo, evitando que um defeito se propague até o produto final ou ao cliente; Função de “alerta” - emite avisos , depende da ação do operador para que a causa seja sanada e não interrompe os processos, isto é, os defeitos continuarão existir enquanto não houver ação humana.

Utilização de cores Verde: problemas em processo;   Verde: problemas em processo; Amarelo: gerenciamento de ações corretivas, informando os problemas que se encontram em processo de resolução e em qual passo se encontram; Vermelho: processo parado pois o problema já foi resolvido, permitindo somente a realização de tarefas de pesquisa. Follow-up: conjunto de ações corretivas dos problemas em processo de resolução, possibilitando um controle maior sobre as ações e respectivos prazos.

Analogia com Kaizen Tanto o método Kaizen quanto o Poka Yoke trabalham na aprimoração da qualidade produtiva; São métodos complementares: O Kaizen busca a melhoria continua da qualidade e a redução dos custos resultando em maior lucratividade; O Poka Yoke procura reduzir custos, eliminar defeitos e, conseqüentemente, fidelizar o cliente; Ambos os métodos fazem parte do Sistema Toyota de Produção (STP), e hoje estão sendo implementados em todo o mundo nas mais diversas culturas, visto o sucesso alcançado pela Toyota, que a cada ano está conseguindo aumentar o seu market share e a sua lucratividade.

Cinco Passos   Os Cinco Passos para a Resolução de Problemas (5 Passos) são um conjunto de procedimentos adotados no contexto da organização; Esta ferramenta detalha todas as atividades a serem realizadas durante o processo de resolução de problemas.

Passo I - Inserção e definição de um novo problema

Passo II - Brainstorming de Ações Imediatas

Passo III - Determinação da Causa Raiz

Brainstorming de soluções e implementação de ações Passo IV Brainstorming de soluções e implementação de ações

Passo V - Análise de Implementação e Eficácia da Ação

Bibliografia http://csob.berry.edu/faculty/jgrout/everyday.html http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct21art01.pdf http://www.simpep.feb.unesp.br/anais10/gestaodaproducao/arq03.PDF http://www.eps.ufsc.br/disserta98/lopes/cap2.html http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000295400 http://csob.berry.edu/faculty/jgrout/pokayoke.shtml