4º Período Ciências Contábeis Aulas 21 e 22 – Semana 11

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4º Período Ciências Contábeis Aulas 21 e 22 – 22.04.2014 Semana 11 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental

2.1 Responsabilidade Social 2.2 Responsabilidade Ambiental 2.3 Projetos Sociais 2.4 Marketing Social 2.5 Empreendedorismo Social 2.6 Noções de Contabilidade Social e Ambiental 2.7 Balanço Social 2.8 Legislação Aplicável Atividades Extra-Classe

2.5 Empreendedorismo Social Conceitos; Perfil do Empreendedor Social; Empreendedorismo Social como diferencial competitivo Artigo: OLIVEIRA, Edson Marques de. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios – notas introdutórias. Rev. FAE, Curitiba, v.7, n.2, p.9-18, jul./dez. 2004 http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v7_n2/rev_fae_v7_n2_02.pdf?&sa=U&ei=feWmT6ClGojKswbskvGSBQ&ved=0CBgQFjAEOIIB&usg=AFQjCNGxhC5UAxr9__cY_XKBHbs3VwEBgw

INTRODUÇÃO: O tema empreendedorismo social é novo em sua atual configuração, mas na sua essência já existe há muito tempo. Alguns especialistas apontam Luther King, Gandhi, entre outros, como empreendedores sociais. Isso foi decorrente de suas capacidades de liderança e inovação quanto às mudanças em larga escala.

ORGANIZAÇÃO: School Social Entrepreneurship - SSE, Uk-Reino Unido QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: School Social Entrepreneurship - SSE, Uk-Reino Unido ENTENDIMENTO "É alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários [...] Empreendedores sociais nunca dizem 'não pode ser feito'.”

ORGANIZAÇÃO: Canadian Center Social Entrepreneurship - CCSE, Canadá QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: Canadian Center Social Entrepreneurship - CCSE, Canadá ENTENDIMENTO "Um empreendedor social vem de qualquer setor, com as características de empresários tradicionais de visão, criatividade e determinação, e empregam e focalizam na inovação social [...] Indivíduos que [...] combinam seu pragmatismo com habilidades profissionais, perspicácias."

ORGANIZAÇÃO: Foud Schwab, Suíça QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: Foud Schwab, Suíça ENTENDIMENTO "São agentes de intercambiação da sociedade por meio de: proposta de criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços; criação de parcerias e formas/meios de auto- sustentabilidade dos projetos; transformação das comunidades graças às associações estratégicas; utilização de enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais; identificação de novos mercados e oportunidades para financiar uma missão social. [...] caracteristicas comuns aos empreendedores sociais: apontam ideias inovadoras e vêem oportunidades onde outros não vêem nada;

ORGANIZAÇÃO: Foud Schwab, Suíça ENTENDIMENTO QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: Foud Schwab, Suíça ENTENDIMENTO combinam risco e valor com critério e sabedoria; estão acostumados a resolver problemas concretos, são visionários com sentido prático, cuja motivação é a melhoria de vida das pessoas, e trabalham 24 horas do dia para conseguir seu objetivo social."

QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: The Institute Social Entrepreneurs - ISE, EUA ENTENDIMENTO "Empreendedores sociais são executivos do setor sem fins lucrativos que prestam maior atenção às forças do mercado sem perder de vista sua missão (social) e são orientados por um duplo propósito: empreender programas que funcionem e estejam disponíveis às pessoas (o empreendedorismo social é base nas competências de uma organização), tornando-as menos dependentes do governo e da caridade."

QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: Ashoka, Estados Unidos ENTENDIMENTO "Os empreendedores sociais são indivíduos visionários que possuem capacidade empreendedora e criatividade para promover mudanças sociais de longo alcance em seus campos de atividade. São inovadores sociais que deixarão sua marca na história."

QUADRO 1 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: VISÃO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO: Erwing Marion, Kauffman Foundation ENTENDIMENTO "Empreendimentos sem fins lucrativos são o reconhecimento de oportunidade de cumprimento de uma missão para criar e sustentar um valor social, sem se ater exclusivamente aos recursos."

QUADRO 2 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - VISÃO NACIONAL AUTOR: Leite (2002). LEITE, Emanuel. Incubadora social: a mão visível do fenômeno do empreendedorismo criando riqueza. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO - ENEMPRE. Anais... Santa Catarina: UFSC/ENE, 2002. CONCEITO “O empreendedor social é uma das espécies do gênero dos empreendedores. [...] São empreendedores com uma missão social, que é sempre central e explícita.”

QUADRO 2 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - VISÃO NACIONAL AUTOR: Ashoka Empreendedores Sociais e Mackisey e Cia. INC (2001) CONCEITO “Os empreendedores sociais possuem características distintas dos empreendedores de negócios. Eles criam valores sociais pela inovação, pela força de recursos financeiros em prol do desenvolvimento social, econômico e comunitário. Alguns dos fundamentos básicos do empreendedorismo social estão diretamente ligados ao empreendedor social, destacando-se a sinceridade, paixão pelo que faz, clareza, confiança pessoal, valores centralizados, boa vontade de planejamento, capacidade de sonhar e uma habilidade para o improviso.”

QUADRO 2 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - VISÃO NACIONAL AUTOR: Melo Neto e Froes (2001). MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro – da filantropia tradicional à filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. CONCEITO “Quando falamos de empreendedorismo social, estamos buscando um novo paradigma.O objetivo não é mais o negócio do negócio [...] trata-se, sim, do negócio do social, que tem na sociedade civil o seu principal foco de atuação e na parceria envolvendo comunidade, governo e setor privado, a sua estratégia.”

QUADRO 2 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - VISÃO NACIONAL AUTOR: Rao (2002) . RAO, Srikumar. Renasce o imperador da paz. Forbes, v. 162, n. 5, 7 set. 1998. Disponível em: <www.ashoka.org.br>. Acesso em: 8 set. 2002. CONCEITO Empreendedores sociais, indivíduos que desejam colocar suas experiências organizacionais e empresariais mais para ajudar os outros do que para ganhar dinheiro.”

QUADRO 2 - CONCEITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - VISÃO NACIONAL AUTOR: Rouere e Pádua (2001). ROUERE, Mônica de; PÁDUA, Suzana Machado. Empreendedores sociais em ação. São Paulo: Cultura Associados, 2001 CONCEITO “Constituem a contribuição efetiva de empreendedores sociais inovadores cujo protagonismo na área social produz desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e mudança de paradigma de atuação em benefício de comunidades menos privilegiadas.”

4. Sua medida de desem-penho é o lucro QUADRO 3 - DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMO SOCIAL EMPRESARIAL SOCIAL É individual 2. Produz bens e serviços 3. Tem o foco no mercado 4. Sua medida de desem-penho é o lucro 5. Visa a satisfazer neces-sidades dos clientes e a ampliar as potencialidades do negócio 1. É coletivo 2. Produz bens e serviços à comunidade 3. Tem o foco na busca de soluções para os proble-mas sociais 4. Sua medida de desem-penho é o impacto social 5. Visa a respeitar pessoas da situação de risco social e a promovê-las

QUADRO 4 - ORGANIZAÇÕES SOCIAIS TRADICIONAIS E EMPREENDEDORAS Hierarquia 2. Controle centralizado 3. Foco no que é melhor para a organização 4. Ênfase nos programas 5. Dependente de recursos 6. Tentativa de ser todas as coisas para todas as pessoas Time/trabalho orientado 2. Descentralização 3. Foco no que é melhor para o cliente 4. Ênfase no centro de competências 5. Financeiramente autossuficiente 6. Nicho orientado