Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Administração Estratégica
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
MISSÃO: formar professores de educação física
Bacharelado em Sistemas de Informação
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Empreendedorismo & Informática
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Empreendedorismo nas Empresas
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
Prêmios Santander Universidades
O Conselho Regional de Administração - C.R.A.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Empreendedorismo – Unidade 1
Fostering Entrepreneurship
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Talentos para Inovação
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Empreendedorismo pode ser aprendido
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
A Gestão participativa
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
Transcrição da apresentação:

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel Leite e Ericê Correia Livro: O Fenômeno do Empreendedorismo Capítulo 17: Universidade Empreendedora Mestranda: Micilvânia Araújo Recife, novembro de 2014

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Unidade Tradicional Universidade Empreendedora Produção de conhecimento Formação de Especialista Formação de Especialista Inovação Tecnologia Formação de Empreendedores

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS As principais experiências das universidades podem ser sintetizadas em: Curso de graduação Cursos de pós-graduação Cursos de extensão Pesquisa (informação tecnológica, hospitais universitários, empresas de consultoria formadas por docentes, empresas de consultoria júnior, estágio integrado, etc.)

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Perspectiva de uma universidade empreendedora: Parque tecnológico; Centro de alta tecnologia; Escola de empreendedores; Incubadoras de empresas, etc.

O Empreendedorismo e a Universidade Empreendedora O empreendedor é qualquer indivíduo com as seguintes características: Capacidade de iniciativa Poder de persuasão Correr risco calculado Flexível Criativo Inovador Independente/autônomo Alta capacidade de resolver problemas Imaginação Pretende controlar seu próprio destino Trabalha duro Liderança

Missão da Universidade Empreendedora Possibilitar a criação de novos empreendimentos, a partir de “know-how” gerado nos programas de ensino, extensão e pesquisa das universidades, com o fim de aumentar a competitividade do Brasil.

Objetivos da Universidade Empreendedora Geral: Aumentar a geração de novos empreendimentos através da interligação, coordenação entre a capacidade de ensino e pesquisa das universidades com as necessidades da Sociedade e das Empresas. Específicos: Disseminar o pensamento empreendedor; Aumentar a competitividade das universidades; Promoção de empreendimentos que sirvam de modelo para outros empreendedores; Fortalecer e enriquecer a educação superior, através do ensino, pesquisa, e extensão voltados para a realidade regional; Transformar inovações em oportunidades de negócios.

Organizações Envolvidas Universidades Governo Federal Governos Estaduais Governos Municipais Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Federação das Indústrias Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq Financiadora Nacional de Estudos e Pesquisas - FINEP

Fatores Estratégicos de Sucesso da Universidade Empreendedora Criatividade, Inovação – Polos de Conhecimento; Incubação de Empresas; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Criação de uma Rede de Teletrabalho; Formação de Formadores de Empreendedores

A Antiga Escola DiziaA Nova Escola Diz Não pense muito acerca do empreendimento. Execute-o. Empreendedores bem-sucedidos são pensadores críticos, bem como orientados para a ação. Encontre qualquer oportunidade. Não importa qual seja. Agarre-a. Coloque-a em prática. Construa e confie na experiência pessoal em atividades industriais, nos conhecimentos técnicos anteriormente adquiridos. Isto contribui para a formação da “experiência empreendedora”. Espere você ter no mínimo 35 anos.Qualquer idade pode ser a idade certa, porém as carreiras singulares mostram que se deve começar o mais cedo possível. Fazer primeiro o plano de negócios.Planos de negócios tomam muito tempo e não são apropriados para muitos empreendimentos. Fazer um criativo “venture feasibility analysis”e escapar cair na tentação de desperzar sua concepção inicial prematuramente.

A Antiga Escola DiziaA Nova Escola Diz Focalizar exclusivamente a “venture start-up”, quase sempre o empreendimento inicial. Valorizar de forma exagerada todas as sugestões que lhes são feitas. “Empreendedorismo” é uma carreira, composta mais frequente que nunca, de múltiplas “ventures”. Como tal, outras iniciativas “empreendedoras” existem junto às janelas de oportunidades que se abrem para o primeiro empreendimento. Empreendedores bem-sucedidos filtram com bastante cuidado as sugestões que recebem. Pouco ou quase nada se discute sobre questões éticas. Na melhor das hipóteses dedicam umas horas de reflexão sobre o tema, e não certamente como um princípio do curso. O respeito pela ética é um fator crítico para o sucesso a longo prazo para o empreendedor. As questões ligadas à ética são fundamentais do programa do curso.

A formação empreendedora não pode ficar limitada ao ensino universitário. Essa formação deve ser iniciada em escolas de todos os níveis, do mais elementar, passando pelos intermediários, chegando à universidade. Essa formação empreendedora será uma das alternativas para vencer a crise da falta de emprego que vem castigando todo o mundo.

Conclusão O comportamento empreendedor implica disseminar ideias. A universidade empreendedora não aposenta a tradicional, ela funciona como uma fina camada que recobre, dando-lhe uma nova feição. Nunca podemos esquecer que a percepção de universidade empreendedora tornou-se inseparável das ideias de formação, reflexão, criação e crítica.

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Obrigada!