AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Portal dos Convênios – SICONV
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Ouvidoria Geral do Estado da Bahia Abril/2012
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Controle Social.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
MUNICÍPIOS COM INCENTIVO QUALIS Monitoramento das Auditorias realizadas em junho/julho 2005, Janeiro/fevereiro 2006 CPS/SES.
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Gestão da Saúde Pública
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Associação Brasileira
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Encontro Estadual do PMAQ
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
XXXI FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Participativo 2014 Fortaleza – Ceará 05 de Novembro de 2013.
CONSELHOS DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA E SEU FINANCIAMENTO YÉLENA MONTEIRO ARAÚJO Recife, 2016.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010

Programação 17h30min às 17h40min: Abertura (10 min). Responsável: Caravana da Paz 17h30min às 17h40min: Abertura (10 min). Responsável: Caravana da Paz 17h40min às 17h55min: Entrega dos Certificados (15 min). 17h40min às 17h55min: Entrega dos Certificados (15 min). 17h55min às 18h25min: Oportunidades de Melhorias para UMS Terra Firme (30 min). Expositor: MPE; 17h55min às 18h25min: Oportunidades de Melhorias para UMS Terra Firme (30 min). Expositor: MPE; 18h25min às 18h40min: Apresentação dos resultados da Ouvidoria Popular (15 min). Expositor: Caravana da Paz; 18h25min às 18h40min: Apresentação dos resultados da Ouvidoria Popular (15 min). Expositor: Caravana da Paz; 18h40min às 20h40min: 6 Blocos de 5 perguntas/sugestões intercalados com 6 blocos de respostas (120 min); 18h40min às 20h40min: 6 Blocos de 5 perguntas/sugestões intercalados com 6 blocos de respostas (120 min); 20h40min às 21h30min: Encerramento (50 minutos); 20h40min às 21h30min: Encerramento (50 minutos);

Introdução Rede de Controle da Gestão Pública no Pará Formada em 28/09/2010; Formada em 28/09/2010; 14 Órgãos de Controle; 14 Órgãos de Controle; Integrada à uma Rede Nacional de Órgãos de Controle; Integrada à uma Rede Nacional de Órgãos de Controle; Dividida em Grupos de Trabalho (GT´s). Dividida em Grupos de Trabalho (GT´s).

FINALIDADE fiscalização da gestão pública; fiscalização da gestão pública; diagnóstico e combate à corrupção; diagnóstico e combate à corrupção; intercâmbio de experiências; intercâmbio de experiências; tráfego de informações e documentos; tráfego de informações e documentos; capacitação dos seus quadros; capacitação dos seus quadros; incentivo e fortalecimento do controle social (participação cidadã). incentivo e fortalecimento do controle social (participação cidadã).

GT-SAÚDE Ministério Público (Federal e Estadual); Ministério Público (Federal e Estadual); Tribunais de Contas (União, do Estado e dos Municípios); Tribunais de Contas (União, do Estado e dos Municípios); Controladoria-Geral da União; Controladoria-Geral da União; Auditoria Geral do Município de Belém. Auditoria Geral do Município de Belém.

PARCEIROS DENASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE DENASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE MOVIMENTO CARAVANA DA PAZ MOVIMENTO CARAVANA DA PAZ

PROJETO “Implementação de melhorias na Unidade Municipal de Saúde da Terra Firme, mediante formação de uma Rede Cidadã de Controle da Gestão Pública Local”

REDE Um conceito introdutório “Conjunto de pessoas/entidades que se comunicam entre si.”

MOMENTOS 1º Momento (abril e maio/10) Mobilização de moradores da comunidade; Mobilização de moradores da comunidade; Elaboração do conteúdo da oficina para capacitação na área da Saúde; Elaboração do conteúdo da oficina para capacitação na área da Saúde; Planejamento da inspeção à UMS; Planejamento da inspeção à UMS;

MOMENTOS 2º Momento - 19, 20 e 21/06/10 26 pessoas capacitadas na área da Saúde; 26 pessoas capacitadas na área da Saúde; 4 relatórios de fiscalização, a partir da inspeção; 4 relatórios de fiscalização, a partir da inspeção; Comprometimento dos participantes; Comprometimento dos participantes;

MOMENTOS 3º Momento (16/10/10) Apresentação de oportunidades de melhorias/irregularidades identificadas na UMS da Terra Firme e proposta de melhorias e medidas corretivas; Apresentação de oportunidades de melhorias/irregularidades identificadas na UMS da Terra Firme e proposta de melhorias e medidas corretivas;

MOMENTOS 4º Momento (19/10 a 30/11) Celebração de “acordos para melhorias” com os gestores responsáveis na área de saúde; Celebração de “acordos para melhorias” com os gestores responsáveis na área de saúde; Apoio técnico ao acompanhamento pela Rede Cidadã; Apoio técnico ao acompanhamento pela Rede Cidadã; Adoção de medidas corretivas. Adoção de medidas corretivas.

MOMENTOS 5º Momento (a definir) Audiência Pública para avaliação de resultados Audiência Pública para avaliação de resultados

OPORTUNIDADES DE MELHORIAS CLASSIFICAÇÃO ADOTADA ESPECÍFICASGERAIS

ESPECÍFICAS Baixa qualidade na prestação do serviço à comunidade Programa Saúde da Família ineficiente ou desativado; Programa Saúde da Família ineficiente ou desativado; falta de humanização no atendimento; falta de humanização no atendimento; nº insuficiente de profissionais; nº insuficiente de profissionais; comunicação ineficiente com a comunidade; comunicação ineficiente com a comunidade; conservação predial e de equipamentos ineficiente; conservação predial e de equipamentos ineficiente; inexistência de parcerias com a comunidade. inexistência de parcerias com a comunidade.

ESPECÍFICAS Descontinuidade na prestação de serviços básicos não planejamento de férias; não planejamento de férias; falta de controle de ponto; falta de controle de ponto; nº de clínicos-gerais insuficientes; nº de clínicos-gerais insuficientes; ausência de medidas protetivas aos impactos da reforma; ausência de medidas protetivas aos impactos da reforma; ausência de parcerias com a comunidade; ausência de parcerias com a comunidade;

ESPECÍFICAS Distribuição insuficiente ou inexistente de medicamentos gestão inadequada dos estoques; gestão inadequada dos estoques; ausência de parcerias com a comunidade; ausência de parcerias com a comunidade;

ESPECÍFICAS Falta de agendamento de consultas especializadas em número suficiente desrespeito à ordem de registro; desrespeito à ordem de registro; falta de transparência no agendamento; falta de transparência no agendamento; ausência de cadastro único para dimensionamento da demanda; ausência de cadastro único para dimensionamento da demanda;

GERAIS Gestão ineficiente de medicamentos; Gestão ineficiente de medicamentos; Ausência de Controle Transparente dos Estabelecimentos de Saúde Municipais (CNES); Ausência de Controle Transparente dos Estabelecimentos de Saúde Municipais (CNES); Desrespeito às normas de vigilância sanitária; Desrespeito às normas de vigilância sanitária; Gestão de pessoas ineficiente. Gestão de pessoas ineficiente.

OUVIDORIA POPULAR RESULTADOS

PRÓXIMOS PASSOS Celebração de “acordos para melhorias” com os gestores responsáveis na área de saúde; Celebração de “acordos para melhorias” com os gestores responsáveis na área de saúde; Apoio técnico ao acompanhamento pela Rede Cidadã; Apoio técnico ao acompanhamento pela Rede Cidadã; Adoção de medidas corretivas. Adoção de medidas corretivas.

PARA REFLETIR “O Mal não é melhor que o Bem, ele só é melhor organizado.” Ivan Costa

MUITO OBRIGADO!