03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
Curso de Especialização
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Textos jornalísticos informativos
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
O texto argumentativo.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Questões preparação para exame Soluções
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Produção Textual Profª.: Maria Anna
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
DISSERTAÇÃO.
Professora Camile Baccin
Tipos textuais- Exposição e Injunção
Diretrizes para leitura e análise de textos
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Conhecimento de mundo.
Teoria e prática da argumentação
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO

REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O texto argumentativo.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Zuleika de Felice Murrie
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
REDAÇÃO.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Tipologias textuais.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
Texto expositivo.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Estrutura da Reportagem
TEXTO ENCICLOPÉDICO.
A dissertação: esmiuçando o gênero
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
RESENHA.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Crônica argumentativa
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
O modo de organização do discurso argumentativo
Tipologia textual Dissertação.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna RECURSOS EXPOSITIVOS 03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna

Recursos expositivos A capacidade de organizar e apresentar informações de modo claro e coerente está na base dos textos expositivos. Como exemplos de gêneros que compartilham essa finalidade discursiva temos: texto enciclopédico, texto didático, texto de divulgação científica, relatório, reportagem.

Recursos expositivos: Citação: atribuição de autoria Imagens: complementos visuais do texto Enumeração Definições, comparações, metáforas e exemplos Modalizadores: atenuação das afirmações

Recursos expositivos: CITAÇÃO: Um recurso utilizado com frequência em textos jornalísticos. Por meio de aspas (“ “), que marcam o início e o fim da fala de alguém, o autor do texto deixa claro para o leitor que as informações e/ ou opiniões apresentadas em passagens aspeadas não são de sua autoria. Obs.: Esse recurso é utilizado também em textos narrativos e argumentativos, porém com função diferente.

Recursos expositivos IMAGENS: Complementos visuais para o que está sendo informado pelo texto. Permitem que o leitor visualize um objeto ou um processo que está sendo apresentado. Devem ser acompanhadas de legenda explicativa, que a relaciona ao texto.

Recursos expositivos ENUMERAÇÃO Série de características ou aspectos associados a um conceito ou questão abordados no texto. Ex.: A cidade do cidadão é o espaço do direito de vizinhança [...], do direito ao verde e ao ar puro. É a cidade arborizada, dos transportes de massa integrados, não poluentes e pontuais. (Carlos Minc)

Recursos expositivos DEFINIÇÕES, COMPARAÇÕES, METÁFORAS E EXEMPLOS As definições permitem que o leitor compreenda conceitos e processos por meio da apresentação de suas características, de seus elementos ou de suas funções específicas. Os exemplos, as analogias (comparações) e as metáforas servem para aproximar o leitor do assunto tratado e facilitar a sua compreensão.

Recursos expositivos A MODALIZAÇÃO: Modalização diz respeito à expressão das intenções e pontos de vista do enunciador. É por intermédio da modalização que o enunciador inscreve no enunciado seus julgamentos e suas opiniões sobre o conteúdo do que diz/escreve, fornecendo ao interlocutor ‘pistas’ ou instruções do reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Ex.: É possível que chova no Carnaval. (Suposição) É necessário que chova no carnaval. (Necessidade) Vai chover no carnaval. (Certeza) Dizem que ela conhece o segredo do cofre. (Declaração com que o enunciador abdica da convicção pessoal)

Recursos expositivos MODALIZADORES O emprego de alguns modalizadores, em especial, podem ser ótima estratégia expositiva, ou, até mesmo, argumentativa. É o caso do uso de termos que atenuam o sentido geral da afirmação, responsáveis por evitar que a análise apresentada seja facilmente refutada. Exemplos desses modalizadores: pronomes indefinidos (alguns, poucos, muitos etc.), advérbios (frequentemente, muitas vezes, não raro, talvez etc.), verbos auxiliares (Ele deve chegar amanhã. / Pode ser que o filme seja interessante.)

Argumento: Argumentos são as ‘provas” apresentadas para demonstrar que o que se pretende defender corresponde à verdade ou é o resultado de um processo fundamentado na razão. Podemos recorrer a diferentes tipos de argumento.

Tipos de argumento Argumento por comprovação (fornecimento de exemplos, dados estatísticos) Argumento por raciocínio lógico Argumento por citação (fundamentação na autoridade de outrem) Argumento por contraste (mostrar situações semelhantes com resultados diferentes) Argumento de autoridade (fundamentação na própria competência ou na competência de outrem) Argumentação ponderada (por um lado.... mas, por outro...) ou contra-argumentação