Ligações Metálicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
Aula de Química Junho de 2013
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
1. ESTRUTURA ATÔMICA CONCEITOS FUNDAMENTAIS ELÉTRONS NOS ÁTOMOS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA
Introdução aos Materiais de Engenharia
LIGAÇÕES QUÍMICAS Substâncias: simples e compostas
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos ligam-se uns aos outros, formando as moléculas e os diferentes compostos químicos. Átomo - Número de PRÓTONS igual ao número.
Revisão 9º ano Ligações química.
ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
Ligação Metálica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
REGRA DO OCTETO.
Ligações Químicas I A visão clássica.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas
Ligações iônicas e metálicas
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Conceitos básicos de ligação química
Tipos de Ligação química
Capítulo 7 – PROPRIEDADE PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Tabela Periódica.
Prof. Rivaldo S. S. Silva QUÍMICA
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Ligações Químicas Nilsonmar.
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
TABELA PERIÓDICA.
CAPÍTULO 8 CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
Conceitos Básicos de Ligação Química
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Aula 04 – Ciências dos Materiais
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
Universidade Paulista – UNIP Curso de Engenharia
As Ligações Químicas.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Exercícios de Fixação GABARITO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Compostos Moleculares / Covalentes e
Professor: Rubens Barreto
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO “METAIS E LIGAÇÃO METÁLICA” QUÍMICA – SETOR B – 1º ANO EM Professor: João Eduardo Lucateli 2011.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Ligações Metálicas

Regra do Octeto Os elementos tendem a ficar estáveis adquirindo uma configuração eletrônica idêntica a um dos gases nobres, ou seja, ter só a primeira camada – 1s2 – ou ter oito elétrons na camada de valência.

Exemplos: 11Na  1s22s22p63s1 Perde 1 elétron na camada de valência e fica 1s22s22p6 – igual ao Neônio 8O  1s22s22p4 Ganha 2 elétrons na camada de valência e fica 1s22s22p6 – igual ao Neônio.

Metais Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino.

Os metais exibem uma série de propriedades em comum: todos são sólidos nas condições ambientes (exceto o Hg), têm brilho metálico, maleabilidade, ductilidade, boa condutividade térmica e elétrica.

Modelo Mar de Elétrons Retículo de esferas rígidas (cátions) mantidos coesos por elétrons que podem se mover livremente – elétrons livres (“mar de elétrons”). Elétrons mais externos se encontram muito longe do núcleo. Os metais possuem baixa energia de ionização – tornam-se cátions facilmente. A força de coesão seria resultante da atração entre os cátions no reticulado e a nuvem eletrônica.

Os elétrons de valência não estão ligados aos átomos, mas deslocalizados por todo o cristal, movendo-se livremente em todas as direções e sendo compartilhados por todos os cátions com igual probabilidade.

Características e Propriedades das Ligações Metálicas São não direcionais – atração eletrostática. Força da ligação metálica – depende da carga dos cátions Brilho metálico – interação dos elétrons do metal com os diversos comprimentos de onda incidentes (quase todas as transições são permitidas).

Condução da energia elétrica – elétrons são promovidos a níveis energéticos mais elevados que estão disponíveis (vazios). Condução de energia térmica: Elétrons “deslocalizados” interagem fracamente com os núcleos. No aquecimento os elétrons adquirem grande quantidade de energia cinética e deslocam-se para as regiões mais frias. Dissipação desta energia através de choque com outras partículas levando a aquecimento do retículo. Vibração dos cátions em suas posições no retículo cristalino também contribui – razão pela qual a condutividade elétrica dos metais cai com o aumento da temperatura.

Características dos Metais Dureza, ponto de fusão e ponto de ebulição – dependem primordialmente da força da ligação metálica. Os átomos de um metal no estado sólido estão arranjados de modo a formar figuras geométricas bem definidas – os retículos metálicos.

Ductilidade e Maleabilidade capacidade de formar fios e lâminas

Podem formar uma grande quantidade de ligas metálicas combinando-os com outros metais ou outros elementos da Tabela Periódica

Ligas Metálicas materiais com propriedades metálicas que contém dois ou mais elementos sendo que pelo menos um deles é metal. As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza , aumento da resistência mecânica.

Exemplos de Ligas Liga Composição Utilização Amálgama dental mercúrio, prata e estanho obturações dentárias Bronze cobre e estanho fabricação de sinos, estátuas e moedas Aço inoxidável carbono, ferro, cromo e níquel Fabricação de utensílios de cozinha e peças de carro

Exercícios – Página 223 Testando seu conhecimento  01 ao 05 Aprofundando seu conhecimento  01 ao 07