PROVA BRASIL 2009
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Portaria Ministerial nº 931, de 21/03/2005 Objetivos Gerais: a) avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado; b) contribuir para o desenvolvimento, em todos os níveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria da qualidade e equidade da educação brasileira;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Portaria Ministerial nº 931, de 21/03/2005 Objetivos Gerais: c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e democratização do ensino público nos estabelecimentos oficiais, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional; d) oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.
AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL Compete ao Estado definir uma maneira de verificar se o direito ao aprendizado está garantido para cada um dos alunos. Parte dessa necessidade foi atendida com a introdução da Prova Brasil, um instrumento de medida do processo de aprendizagem que é aplicado no intervalo de dois anos para os alunos da 4ª e 8ª série. PDE/PROVA BRASIL (2009)
PROVA BRASIL Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.
PROVA BRASIL A Prova Brasil foi criada para possibilitar o retrato da realidade de cada escola, em cada município. O resultado da Prova Brasil, quase censitário, amplia a gama de informações. Estas subsidiarão a adoção de medidas que superem as deficiências detectadas em cada escola avaliada. PDE/PROVA BRASIL (2009)
PROVA BRASIL E SAEB Os resultados do SAEB e da Prova Brasil (2005/2007) mostraram, com mais clareza e objetividade, o desempenho dos alunos da educação básica, o que permite uma análise com vistas a possíveis mudanças das políticas públicas sobre educação e de paradigmas utilizados nas escolas brasileiras. PDE/PROVA BRASIL (2009)
Semelhanças e diferenças A avaliação é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes das séries avaliadas participam da prova. A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, com mais de 20 alunos. Avalia alunos das escolas públicas e privadas, em áreas urbana e rural do Brasil. Avalia as escolas públicas localizadas em área urbana do Brasil. Em 2009 avaliará as escolas rurais. SAEB Prova Brasil
Semelhanças e diferenças Avalia estudantes de 4ª e 8ª séries do EF e também do 3º ano do EM. Avalia estudantes de ensino fundamental, de 4ª e 8ª séries. Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). A primeira aplicação foi em 1990 e as últimas em 2005 e 2007. A primeira aplicação foi em 2005, a segunda em 2007. SAEB Prova Brasil
PROVA BRASIL E SAEB
PROVA BRASIL E SAEB Em 2009, também farão a prova 450.000 alunos de escolas rurais. Serão avaliados alunos de 58.730 escolas de todo o país - 48.730 urbanas e 10 mil rurais. A seleção dos aplicadores será de responsabilidade do Diretor da Escola. Obrigatoriamente deverá ser professor. Todas as informações serão repassadas através dos Núcleos Regionais de Educação.
PROVA BRASIL E SAEB A Prova Brasil e o SAEB constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007. PDE/PROVA BRASIL (2009)
(3ª série do Ensino Médio) IDEB Padrões e Critérios que combinam: TAXA DE APROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM PROVA BRASIL (4ª e 8ª séries) E SAEB (3ª série do Ensino Médio) FLUXO ESCOLAR 13
O MELHOR IDEB DO BRASIL O Paraná teve variação positiva em todos os níveis e etapas de ensino, em relação à nota (rendimento escolar) e fluxo (aprovação de alunos). 14
5ª série + 6ª série + 7ª série + 8ª série CÁLCULO IDEB 2009 Taxa de Aprovação 2009 5ª série + 6ª série + 7ª série + 8ª série + Prova Brasil 2009 15
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Art. 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania com base no seguinte princípio: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 16
TAXA DE APROVAÇÃO 2006 2007 2008 5ª SÉRIE 77,2% 80,5% 80,8% 2006 2007 2008 5ª SÉRIE 77,2% 80,5% 80,8% 6ª SÉRIE 78,2% 80,9% 79,1% 7ª SÉRIE 80,2% 82,1% 79,7% 8ª SÉRIE 83,4% 84,3% 82,1% 17
Qual é a responsabilidade do Diretor Escolar no cumprimento do artigo 205? Acompanhamento do trabalho pedagógico realizado em sala de aula. Organização do espaço escolar para possibilitar boas condições de trabalho. Integrar a escola e a comunidade. Propor encaminhamentos que contribuam para o acesso e permanência. Intervir com o NRE e SEED quando necessário (equipe disciplinar). 18
O Diretor Escolar como Líder Liderar significa compartilhar objetivos, ouvir sugestões, delegar poder, informar, debater, mobilizar esforços, transformar grupos em verdadeiras equipes.... O líder promove a verdadeira gestão democrática, que ultrapassa as fronteiras da escola e amplia a interação com a sociedade. Como consequência, ocorre o aumento da competência profissional de cada pessoa envolvida. 19
Diretor Escolar e a questão do Poder ...“o poder é a possibilidade de alguém impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas” (Weber) Liderança envolve diretamente a capacidade de influenciar pessoas. Então podemos dizer que poder e liderança estão fortemente relacionados, como diz Vergara (1999), “liderança é poder”, contudo, o inverso não é verdadeiro.
OS 10 PECADOS CAPITAIS DO GESTOR PÚBLICO Sérgio Roberto Bacury de Lira - Professor de Economia da UFPA, Doutorando em Economia, Conselheiro do Conselho Federal de Economia (COFECON).
Gestor Público 1º Pecado - Não programa as suas ações de forma planejada, mas sim as concebe no dia a dia, conforme a urgência de cada situação. 2º Pecado - Não dá importância ao orçamento público, concebendo-o como entrave burocrático à sua administração. 3º Pecado - Não gosta de descentralizar decisões, pois entende que isto significa perda de poder. 4º Pecado - Não investe em capacitação e nem tampouco busca as melhores referências profissionais. O seu foco é político e não técnico. 5º Pecado - Tem receio de ser transparente, pois teme ser questionado sobre as suas ações.
Gestor Público 6º Pecado - Não tem o hábito de socializar informações e de utilizá-las em sua estratégia de ação. 7º Pecado - Fica tentando inventar a roda, quando poderia aperfeiçoar e adequar para a sua realidade, situações já existentes. 8º Pecado - Não acredita que será punido se cometer erros ou prejuízos à sociedade. 9º Pecado - Administra a coisa pública como se fosse uma administração doméstica e baseada em contabilidade de botequim. 10º Pecado - Não se preocupa em ser responsável do ponto de vista legal, mas sim em ser eficiente do ponto de vista político.
Diretor Escolar e a qualidade do trabalho na Escola “A atuação do diretor e sua capacidade de gerenciar e formar equipes é, sabidamente, um dos fatores de sucesso de escolas bem sucedidas. Como democratizar a gestão escolar, de forma que a saída de um diretor eficaz não represente o fim do trabalho cooperativo e coerente na escola?” Fundação Carlos Chagas / BID / MEC / 2009 Pesquisa das Melhores Práticas no Ensino Médio 24
Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB Conhecer os resultados da Escola. Divulgar os resultados para a comunidade escolar. Utilizar os resultados para propor ações efetivas de superação dos mesmos. 25
Resultados da Escola
ESCALA DE PROFICIÊNCIA Os resultados da avaliação de Matemática e Língua Portuguesa são organizados em uma escala de proficiência. A escala é numérica e varia de 0 a 500. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de conceitos que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas.
ESCALA DE PROFICIÊNCIA É possível saber, pela localização numérica do desempenho na escala, quais conceitos os alunos já construíram, quais eles estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançados.
Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB Informar aos alunos e professores a importância da Prova Brasil. Promover ações que apresentem a Prova Brasil aos alunos e professores. 30
BOM RESULTADO NO IDEB Promove a Instituição Escolar. Reflete o trabalho do Diretor Escolar. Promove a Instituição Escolar. Valoriza os profissionais. Cumpre a função social da escola. Incentiva os alunos. 31
MATERIAIS DO DVD Caderno de atividades em PDF; Questões do caderno de atividades em JPEG e em PPT; Modelo de provas do MEC; Material do MEC (Matriz de referência). 32
MATERIAIS DO DVD
MATERIAIS PRODUZIDOS PELO DEB - Tradição e Cultura – Cozinha Quilombola do Paraná; - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; - Caderno Pedagógico de História do Paraná; - Caderno de Musicalização: canto e flauta doce; - Orientações Pedagógicas para a Educação Infantil; - Orientações Pedagógica para a Sala de Apoio.
Materiais didático-pedagógicos Dicionários: Português-Espanhol/Espanhol- Português para alunos, Inglês-Inglês para professores, Português-Inglês/Inglês Português para alunos; Dicionário de política; Dicionários do pensamento social do séc. XX; Dicionário do pensamento marxista; Dicionário das religiões;
Materiais didático-pedagógicos Diversos conjuntos: algeplan, círculo de frações, barras e medidas, blocos lógicos, material dourado, regras numéricas, sólidos geométricos, sólidos geométricos em acrílico, dominó de subtração, dominó de multiplicação; Geoplano e sistema de coordenadas cartesianas; Kit de desenho geométrico para professor; Fantoches e teatro de fantoches;
Materiais didático-pedagógicos Bola de borracha; Colchonetes; Cone de PVC; Jogo de xadrez; Kit mini voleibol; Xadrez de parede; Relógio analógico; Raquete de frescobol; Mesa para Tênis;
Materiais didático-pedagógicos Pancake; TNT branco e preto; Baquetas; Flauta doce soprano; Pincéis, tinta, lápis de cor, gizão de cera; Papel canson A3 branco; Alfabeto móvel; Compasso escolar; Conjunto de réguas de frações;
Materiais didático-pedagógicos Tabuada completa; Régua de madeira; Tesoura escolar; Diversos jogos: dominó, brincando com as palavras, palavras cruzadas, loto leitura, sequência lógicas de animais, de profissões, de trânsito, jogo de memória, alfabeto silábico, dominó associação de ideias, vamos formar palavras; Escala cuisenaire, relógio didático, tangram, torre de Hanói.
MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ Matriz de Referência de Matemática 8ª Série / 9º Ano do Ensino Fundamental Funções Tratamento da Informação Números e Álgebra Números e Operações / Álgebra e Funções Grandezas e Medidas Geometrias Espaço e Forma DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ Prova Brasil / SAEB
MATRIZES DA PROVA BRASIL As matrizes da Prova Brasil e SAEB não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas. É composta por unidades chamadas Descritores, que estão sempre associados a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise.
CADERNOS DE ATIVIDADES Os Cadernos de Atividades disponibilizados (MEC / DEB) auxiliam professor e aluno no entendimento dos conteúdos porque apresentam questões que aprofundam os conhecimentos matemáticos desenvolvidos em sala de aula e, assim, podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas escolas públicas do Estado do Paraná.
1ª Questão Para chegar à escola, Carlos realiza algumas mudanças de direção como mostra a figura. As mudanças de direção que formam ângulos retos estão representadas nos vértices: (A) B e G (B) D e F (C) B e E (D) E e G
O QUE O RESULTADO INDICA? Os 40% dos alunos que assinalaram as alternativas “A” ou “C” mostraram diferenciar ângulos agudos . Esses alunos consideram ângulos rasos como retos; 20 % dos alunos julgam que ângulos retos são agudos.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Atividades em que o ângulo de 360° é dividido em dois (rasos), e estes em dois, novamente dividos em dois. Os ângulos obtidos, que medem 90°, são chamados de retos. Deve-se também solicitar aos alunos, além da identificação, a construção de ângulos retos, agudos e obtusos.
2ª Questão: O resultado da expressão 2x2 – 3x + 10, para x = - 2, é: (A) -4 (B) 0 (C)12 (D) 24
O QUE O RESULTADO INDICA? Apenas 24% dos alunos mostraram dominar o conceito. Os 71 % que optaram pelas alternativas “A”, “B” e “C” provavelmente erraram no cálculo da potência e na multiplicação entre números negativos.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Atividades frequentes com números inteiros, explorando as operações fundamentais. O aluno deve ser instigado a compreender os significados das operações em vez de memorizar regras. Deve ser também enfatizado o cuidado na substituição das variáveis por números inteiros, principalmente os negativos.
Com base no gráfico anterior é possível dizer que: 3ª Questão A professora Lisiane de Matemática realizou um levantamento para saber a preferência musical dos alunos das 7ª séries A e B. O gráfico seguinte mostra o resultado obtido. Com base no gráfico anterior é possível dizer que: a) O estilo musical preferido pela maioria dos alunos é Hip Hop. b) A maioria dos alunos prefere Sertaneja. c) O estilo musical preferido pela maioria dos alunos é Pop. d) O estilo musical menos ouvido é MPB.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Esse é um assunto de grande relevância para o entendimento dos fatos nos dias de hoje. É fundamental que o professor trabalhe com gráficos e tabelas em sala de aula. Esse tipo de atividade é riquíssimo para desenvolver os objetivos propostos e para bem situar o aluno nos acontecimentos e problemas da atualidade.
4ª Questão Bianca e suas amigas saíram para comer uma pizza 4ª Questão Bianca e suas amigas saíram para comer uma pizza. Depois de 20 minutos de conversa elas já haviam comido 50 % da pizza. Qual fração abaixo representa o total da pizza que elas já comeram? a) 2/4 b) 5/4 c) 3/8 d) 4/2
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Este assunto é um dos problemas de maior dificuldade de assimilação pelos alunos. Para que os alunos operem adequadamente com frações articulando com porcentagem, é fundamental que tenham compreendido bem o significado dos números racionais.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA Verificar através da escala numérica quais conteúdos os alunos já dominam e quais precisam ser melhor trabalhados Reunir os professores de 8º série e discutir algumas ações possíveis para um trabalho interdisciplinar que vise a realização da Prova Brasil Fazer análise, comparando os conteúdos contemplados nos cadernos do MEC e do DEB com o Plano Trabalho Docente do professor e as Diretrizes Curriculares Estaduais
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA - Trabalhar as questões propostas nos cadernos, de forma articulada com os conteúdos da matriz curricular que estão sendo desenvolvidos no momento. - Ao trabalhar as questões com os alunos, verificar quais são as maiores dificuldades apresentadas por eles e retomar o conteúdo (acertos e erros). - Realizar com os alunos a prova dos anos anteriores no mesmo formato (alternativas, gabarito e cartão resposta).
LÍNGUA PORTUGUESA
Matriz de referência - Língua Portuguesa 8ª Série / 9° Ano do Ensino Fundamental
TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ I - Procedimentos de leitura Conteúdo temático; finalidade do texto; elementos composicionais do gênero. II - Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto Marcas linguísticas como aspas, travessão, negrito; vozes sociais presentes no texto. III - Relação entre textos Intertextualidade; semântica; léxico. IV - Coerência e coesão no processamento do texto Marcas linguísticas: coesão e coerência. V - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Discurso ideológico presente no texto, léxico, semântica.
CADERNOS DE ATIVIDADES O propósito dos cadernos é trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa explicitados nas Diretrizes Curriculares Estaduais da disciplina. Assim sendo, o professor não se limitará a resolver questões com os alunos.
CADERNOS DE ATIVIDADES - Leitura dos textos (texto verbal e não-verbal), pois o não-verbal não pode ser deixado de lado; - Identificação e diferenciação dos diversos gêneros; - Condições de produção (quem escreveu, quando, para quem, onde, etc.).
1ª Questão
1) O questionamento da criança ao pai, na charge acima, mostra que: a) A criança, por ser muito pequena, é ingênua. b) A criança não sabe o que é teto. c) Não há diferença social no país. d) A curiosidade da criança não tem fundamento.
2ª Questão
2) O humor na charge está presente, principalmente: a) Na pergunta da dona da galinha. b) Na pergunta/resposta da vizinha e seu olhar. c) No objeto apresentado pela vizinha. d) Na expressão fisionômica das personagens.
3ª Questão
3) A atitude de Romeu em relação a Dalila revela: (A) compaixão. (B) companheirismo. (C) insensibilidade. (D) revolta. A B C D 6% 21% 66% 5%
O QUE O RESULTADO INDICA? A questão exige que o aluno demonstre compreensão do texto a partir da combinação da leitura do texto verbal e não- verbal (cenário, expressões faciais, tipos de balões, etc.). Os alunos que não acertaram (32%) a questão demonstraram pouco conhecimento acerca do gênero tirinha e do léxico da língua.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Explorar a análise dos recursos gráficos, do não-verbal no texto, por exemplo: a postura do casal, o fato de Romeu não abaixar o jornal durante a conversa, as reticências na fala de Dalila. Levar para a sala de aula diversidade de textos (verbais e não-verbais), que dialoguem entre si, como: peças publicitárias, charges, gráficos, mapas, tabelas, entre outros.
4ª Questão
3) O fato que gerou a história narrada na tira é: (A) a indiferença de Helga. (B) a preguiça de Hagar. (C) a preocupação de Helga. (D) o desinteresse de Hagar. A B C D 5% 46% 28% 20%
O QUE O RESULTADO INDICA? 52% dos alunos erraram a questão, provavelmente, porque não conhecem a estrutura narrativa da tirinha. Não estão familiarizados com a construção de sentidos a partir da utilização da ironia, do humor.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR ESSE TIPO DE QUESTÃO Trabalhar com diferentes textos que abordem a estrutura da narrativa. Explorar os efeitos de sentido a partir de expressões que denotem ironia, humor. Trabalhar com a intertextualidade nos textos verbais e não-verbais.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA Analisar o caderno do MEC Prova Brasil, verificando quais são as porcentagens de acertos e erros das questões exemplificadas. Trabalhar com o caderno de atividades do DEB, não apenas como resolução de questões, mas pensando em conteúdos de língua que irão acrescentar conhecimentos.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA Procurar, nos diferentes gêneros abordados no caderno, desenvolver os conhecimentos acerca das condições de produção do texto: Qual a finalidade? Quem produziu? Onde foi produzido? Onde circula o texto? Para quem foi produzido? Aproveitar os recursos da TV Multimídia, o DVD e o caderno para o desenvolvimento dessas atividades.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA Verificar o conteúdo do DVD ( no material em JPEG de Língua Portuguesa não estão os textos referentes às questões). Imprimir os textos, que poderão ser recolhidos e utilizados em outras turmas. Salvar no pendrive todas as questões para trabalhar em sala com os alunos. Identificar as maiores dificuldades da turma e focar o trabalho nelas.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA Incentivar os alunos a lerem e discutirem a respeito do texto a ser trabalhado. Acrescentar ao material, se possível, vídeos que estimulem o enriquecimento das discussões e dos conteúdos. O trabalho desenvolvido poderá suscitar produções textuais, uma vez que o material privilegia a prática de oralidade e leitura.
Chefe do Departamento de Educação Básica MARY LANE HUTNER Chefe do Departamento de Educação Básica maryhutner@pr.gov.br Lucimar Donizete Gusmão - MATEMÁTICA lucimar.gusmao@gmail.com Iris Mirian M. do Vale – LÍNGUA PORTUGUESA irismirian@seed.pr.gov.br Telefones: (41) 3340-1720/3340-1714