AULA SIMULADA LDP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
O Plano de Ação Curricular na Escola
09/09/2003LUSINETE MATOS RONCHI PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA É TEMPO DE MUDAR !
O Aluno.
Aprender ao Longo da Vida
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
O conteúdo.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
QUERO ENSINAR!!!.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Desenvolvimento de Pessoas
Percepção do Espaço Pela Criança
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Webquest.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
O LUGAR ONDE VIVO !!!.
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
Prof. Aron Roberto Ferreira
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
CURSO: Licenciatura em Educação Física
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
Projeto de Orientação de Estudo - 1º ano (EF)
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Cristiane Jonas Francisconi
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

AULA SIMULADA LDP

“COMPETIR OU COOPERAR: EIS A QUESTÃO” AULA 1: TEMA: “COMPETIR OU COOPERAR: EIS A QUESTÃO”

Primeiro Momento: Se a palavra jogo é colocada em debate, qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça?

Jogo é diferente de esporte? E a brincadeira o que é?

qual a diferença entre brincadeira, jogo e esporte? dinâmica: “VOCÊ POSSUI CHIFRES”

Questões para análise da dinâmica: O que é possível entender sobre os conteúdos? Na escola o que cabe e o que não cabe?

TODO JOGO TEM OBJETIVO? APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

todo jogo tem significado? DINÂMICA

Ainda no Primeiro Momento: Você consegue visualizar na sua escola situações competitivas...

...e situações cooperativas, será que é possivel identificar alguma?

Em relação a nossa sociedade, é possível citar situações competitivas e cooperativas?

Quais são as que mais te chamam atenção? Algumas delas estão presentes na sua vida?

O que é jogo cooperativo? X JOGO COMPETITIVO

jogos cooperativos: a participação de todos sem nenhum tipo de exclusão ou rejeição, um senso de unidade entre os participantes, mistura de grupos (independente de gênero, cor, raça, opção sexual, etc.) com auto grau de aceitação, aumentando a auto estima e além disso são jogos divertidos trazendo uma grande motivação.

VAMOS VIVENCIAR OS JOGOS COOPERATIVOS DANÇA DAS CADEIRAS PONTE OBSTÁCULOS FUTPAR VOLENÇOL

VOLTA AO CONVIVIO SOCIAL A NOSSA SOCIEDADE É COMPETITIVA OU AS PESSOAS SÃO COMPETITIVAS?

O QUE APRENDEMOS? ALGUMA COISA MUDOU?

TEMA: “O JOGO É JOGADO E A CIDADANIA É NEGADA” AULA 2: TEMA: “O JOGO É JOGADO E A CIDADANIA É NEGADA”

Se você fosse convidado a participar de um filme cujo roteiro fosse buscar um tesouro perdido, toparia o desafio? E se a história girasse em torno da busca da chamada cidadania, e, ao invés de um filme, você protagonizasse um jogo: “Em busca da cidadania perdida”?

Você saberia dizer, prontamente, de onde vem o termo cidadania Você saberia dizer, prontamente, de onde vem o termo cidadania? E mais, saberia identificar quem são os atuais cidadãos de sua cidade? O que significa ser cidadão? Quais questões estão ocultas no conceito de cidadania?

“video”

O gande jogo (RPG): Primeira estação – jogos de interpretação Segunda estação – jogo com caracteristícas excludentes Terceira prova – procurar os direitos e deveres da sua escola

podemos comparar as pessoas com esse jogo

alguns jogos adaptados ou não

É possível comparar um jogo a nossa sociedade?

“Direito de brincar”, será que existe um espaço que as crianças podem brincar sem a preocupação da violência?

Terceiro Momento: É o momento em que o professor e seus alunos se transformam em relação às suas concepções sobre o conteúdo que foi reconstruído, retornando a prática social, agora vivida, refletida e transformada.

Terceiro Momento: É o momento em que o professor realiza, com seus alunos, uma reflexão crítica sobre aquilo que foi trabalhado.