Jornal Correio de Uberlândia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Diferença entre notícia e reportagem
A Educomunicação e o Jornal Mural
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Jornal Mural Literário Módulo I Características
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
25 ANOS COLÉGIO RIACHUELO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Proposta de trabalho.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Professora: Rosana Santos
Um grande gênero jornalístico
Editorias Roteiro de pesquisa
Caderno Interfaces Curriculares
CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL
Planejamento PNAIC 2014.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Rede Ligado Plano de mídia.
Jornal como Recurso Didático
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Sugestão de planejamento Pedagógico
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Produção de Texto SARESP 2011
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
De Ezequiel Theodoro da Silva
Etapas de produção da revista
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Jornalismo literário.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Título do projeto Nome: ENGENHARIA MECATRÔNICA.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
Transcrição da apresentação:

Jornal Correio de Uberlândia Capa Como é? O que contém? O que posso explorar com meus alunos? Cadernos Quais cadernos compõe e Jornal Correio? Quais editoriais aparecem no decorrer da semana?

Trabalhando com o Jornal Leitura e Jornal A nossa leitura dependerá da nossa história, dos nossos valores, dos nossos conhecimentos enciclopédicos e conhecimentos de mundo, da nossa realidade no momento da leitura. Podemos ler um mesmo texto em diferentes momentos e termos “leituras” diferentes deste texto. Assim como temos leituras diferentes de outras pessoas sobre um mesmo texto. Aprender a ler, em seu sentido completo que não é apenas decodificar letras, é importante para evitar a alienação e massificação de ideias. Ler nos permite exercer nosso direito de escolha, uma vez que nos permite conscientemente decidir se aceitamos ou discordamos de uma visão defendida em um texto qualquer. Mas, não esquecendo de que somos sujeitos sociais dotados de ideologias e que nossas escolhas são reflexos destas. Portanto, a leitura também nos ajuda a perceber as ideologias que estão por trás de nosso próprio discurso.

As partes do Jornal Horóscopo Reportagem Imagens / Fotografia Charge Carta do leitor Enquete Previsão do tempo Notícia Foto Legenda Título Linha fina Lead / lide Charge Caricatura Manchete Resumo de Novela Classificado Crônica Anúncio publicitário Abre Retranca Chapéu

Sugestões de trabalho com Jornal Leitura Diária, Hemeroteca e Painéis É de grande importância a leitura diária  coletiva do jornal  na sala  e em seguida a seleção das principais notícias e matérias que irão compor os  arquivos da sala. O professor é quem criará a logística de organização da hemeroteca e dos painéis da sala ou da escola. Uma sugestão é organizar grupos de apoio: alunos responsáveis por promover a leitura, organizar a hemeroteca e o painel.