GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
ROCHA, Arlindo Carvalho
PLANO DE GESTÃO.
Orçamento na CF/88 Princípios
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Como o Governo formula sua Estratégia
GOUVEIA PLANO DIRETOR PLANO DIRETOR E ATIVIDADES ECONÔMICAS § 4º - No processo de elaboração do Plano Diretor e na fiscalização de sua implementação,
Responsabilidade Fiscal e Planejamento Leis Orçamentárias Rio Verde, 07 de janeiro de 2009.

GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
Ciclo de Planejamento PPA.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Integração - Modernização - Descentralização
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Estruturas Organizacionais
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Lei orçamentária anual - loa
Planejamento Urbano e Plano Diretor
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Agosto de 2015 COMISSÃO TEMÁTICA VII Capacidade e sustentabilidade financeira.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS Planejamento Público CARLOSHENRIQUELEITEBORGES

O que é o planejamento ? “O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados” (HOJI, 2000, p. 359)

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes Peter Drucker

EMPREENDIMENTO PÚBLICO X EMPREENDIMENTO PRIVADO

Setor Público X Setor Privado Planejamento Público Setor Público X Setor Privado

Planejamento Público O planejamento público, pode ser conceituado como um processo de elaboração, execução e controle de um plano de desenvolvimento, que envolve a fixação de objetivos gerais e metas específicas, tendentes a elevar níveis de renda e bem-estar da comunidade, assim como envolve a ordenação sistemática de um conjunto de decisões e medidas necessárias para a consecução desses objetivos, com menores custos e maior rapidez. O papel do planejamento, nesse sentido, é tornar o processo econômico racional, objetivo e voltado para a melhoria do bem-estar da sociedade.

Planejamento Público Intervenção governamental Juízo de valor; ReaIidade econômica da sociedade Juízo de valor; Ideologia planejadores Classes diversas de agentes econômicos

Planejamento Público De uma forma global, e mais intensamente em países em desenvolvimento, a questão do planejamento público está vinculada diretamente à escassez de recursos encontrados na sociedade, em relação às necessidades manifestadas pela população. As características básicas de um planejamento público podem ser sintetizadas nos seguintes objetivos: estabelecer o papel do tempo no plano de ação, b) definir os cursos alternativos de ação para os anos vindouros; c) analisar os critérios de escolha entre as alternativas disponíveis; d) antecipar as soluções para problemas previsíveis; e) especificar as medidas de política econômica necessárias para remover os obstáculos que limitam o crescimento da renda e a mudança estrutural da economia. Substituição do pensamento estático da administração pela idéia dinâmica do gerenciamento.

Planejamento Público Os municípios brasileiros encontram-se num processo de profundas transformações, o que ganhou força com a nova Constituição de 1988. foram transferidas para os municípios uma série de competências para moldar o seu desenvolvimento e definir o seu destino. Para lidar com estas novas condições, isto é, a competição entre os municípios, a terceirização de serviços, assim como uma série de novas tarefas e funções, as antigas práticas da administração se mostram inadequadas. Cada vez mais torna-se necessária a utilização de instrumentos de gerenciamento. Instrumentos de planejamento urbano no Brasil Lei Orgânica Plano Diretor “ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes” (Brasil, 1988: título VII, capítulo III, art. 182).

INSTRUMENTOS QUE ORIENTA E REGULAMENTA O PLANEJAMENTO PÚBLICO Lei de licitações e contratos 8.666/93 Planejamento Público Lei de Responsabilidade Fiscal Lei 8.142/90 – TRANSF. INTERGOVERNAMENTAIS Lei 8.742/90 – Lei Org. da Assistencia social PPA – LDO - LOA Lei 10.257/2001 ESTATUTO DA CIDADE

PPA – Plano PluriAnual Instumento que expressa o planejamento do governo federal, estadual ou municipal para um período de quatro anos, tendo como objetivo principal conduzir os gastos públicos, durante sua vigência, de maneira racional, de modo a possibilitar a manutenção do patrimônio público e realização de novos investimentos. (ANDRADE, 2006)

PPA – Plano PluriAnual Art. 165. § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada

A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada... Planejamento regionalizado

A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes... Diretrizes: são orientações, indicações e princípios estratégicos que nortearão as ações do governo municipal durante o período de sua vigência com vistas a alcançar os seus objetivos, atendendo os anseios da população e melhorando a sua qualidade de vida. Ex: melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, por meio da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.

A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos... Objetivos: expressam os problemas diagnosticados que se pretende combater e superar e as demandas existentes que se espera atender, consistindo basicamente na definição dos programas de governo, descrevendo sua finalidade com concisão e precisão. Os objetivos são concretizados por meio dos programas, os quais agregam as ações governamentais (projetos e atividades)

Programa: instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos, sendo mensurados por indicadores. Tipos: Finalísticos; De apoio administrativo Encargos especiais

Projeto: instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo. Atividade: instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação e governo.

A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas... Metas: consideram-se metas os resultados que se pretende obter com a realização de cada programa. as metas devem ser quantificadas física e financeiramente

lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital... Despesas de capital: estas despesas contribuem para a aquisição e/ou construção de bens permanentes (aumento do ativo permanente) ou para a amortização da dívida fundada (diminuição do passivo permanente).