III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática 7 8 Recuperação Paralela 5 3 6 2 III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática PCOPs: Ione/Márcia Diretoria Região de Mogi das Cruzes
Avaliação da Aprendizagem em processo Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Estudo de Casos Avaliação da Aprendizagem em processo
7 3 8 Recuperação Paralela 5 6 2 6° ano – Questão Aberta 3 De um bolo de chocolate cortado em pedaços iguais, Paulo comeu 1/3 ( ¼), Juca comeu 3/9 ( 3/12), Zeca comeu 3/15 (2/12) e Beto comeu 2/15 (2/6). Quais foram os dois meninos que comeram a mesma quantidade de bolo? Mostre como você chegou a essa resposta. Habilidade: Identificar frações equivalentes. “Paulo e Juca comeram a mesma quantidade de bolo”
Categorias para análise Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Nome do Aluno: Série: Categorias para análise Sim/Não O aluno resolve problemas envolvendo frações equivalentes, utilizando diferentes representações (esquemas, desenhos, figuras etc.). O aluno resolve problemas envolvendo frações equivalentes, localizando as frações na classe de equivalência. É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente a idéia de fração equivalente, tendo em vista que ele considerou equivalentes as frações com o mesmo numerador. É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente a idéia de fração equivalente, tendo em vista que ele considerou equivalente as frações com o mesmo denominador. Não foi possível identificar a solução apresentada pelo aluno. O aluno demonstra total falta de domínio da habilidade avaliada. O aluno deixou a questão em branco.
Turma: N°alunos que realizaram prova: Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Turma: N°alunos que realizaram prova: Categorias para análise n° alunos % O aluno resolve problemas envolvendo frações equivalentes, utilizando diferentes representações (esquemas, desenhos, figuras etc.). O aluno resolve problemas envolvendo frações equivalentes, localizando as frações na classe de equivalência. É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente a ideia de fração equivalente, tendo em vista que ele considerou equivalentes as frações com o mesmo numerador. É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente a ideia de fração equivalente, tendo em vista que ele considerou equivalente as frações com o mesmo denominador. Não foi possível identificar a solução apresentada pelo aluno. O aluno demonstra total falta de domínio da habilidade avaliada. O aluno deixou a questão em branco.
Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Análise: Alunos que estão no quadro de análise nas duas primeiras linhas, dominam a habilidade avaliada. Alunos que estão nas 3ª e 4ª linhas, não compreendem totalmente a ideia de fração equivalente, portanto deve ser realizado um trabalho de intervenção. Alunos que estão nas últimas linhas, não dominam a habilidade avaliada
Quais os alunos devem ser encaminhados para recuperação paralela? 7 8 5 3 6 2 Quais os alunos devem ser encaminhados para recuperação paralela? Quais os alunos devem ser priorizados na recuperação contínua? Quais as possíveis intervenções? Quais os recursos que podem ser utilizados?
Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Sistematização Intervenções:
Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Caderno do Professor: Matemática – EF – 5ªsérie/6°ano – volume 1 Situação de Aprendizagem 4 – Equivalências e Operações com Frações (p.39)
7 3 8 Atividade 1 Recuperação Paralela 5 6 2 As partes pintadas correspondem sempre à metade do retângulo. No primeiro retângulo, uma parte em duas. No segundo, duas em quatro. No terceiro, três em seis. E, no quarto, quatro em oito. As frações representam a mesma parte dos retângulos; no caso, a metade. Podemos escrever, então, que: ½ = 2/4/= 3/6=4/8 O sinal de igual, indica equivalência.
Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Classe de equivalência:
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Recuperação Paralela 7 8 5 3 6 2 Atividade 3
7 3 8 Atividade 4 Recuperação Paralela 5 6 2 Linguagem mista Forma Fracionária Fração de um número natural Adição e Subtração de frações
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