Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Os gêneros da Literatura A palavra gênero está ligada a uma categorização de composição artísticas, ou seja, uma “classificação” que reúne, logo remetem a particularidades que são reconhecidas e esperadas em relação ao modo como recriam o mundo.
Mímese A relação entre a realidade e sua representação data de muito tempo atrás, no entanto, o conceito e estudo do fenômeno veio anos mais tarde a ser evidenciado no conceito de mímese. Platão – mito da caverna.
Conteúdo e forma na Literatura Com relação aos conteúdos Paixões; Ações; Comportamento humano Com relação à forma Drama; Épico; Lírica.
Gênero épico Contar histórias é uma tradição. Os longos poemas narrativos que contavam um acontecimento histórico protagonizado por um herói, de maneira solene a eternizar seu feito são chamados de épicos ou epopeias.
Narrativas modernas Romance Epopeias de imitação Eneida Os Lusíadas Epopeias clássicas Gilgamesh Ilíada Odisséia Epopeias de imitação Eneida Os Lusíadas Narrativas modernas Romance Trechos de leitura – p. 45, 46 e 48
Estrutura da épica Proposição – define tema e o herói; Invocação – poeta pede auxílio à musa Narração – narrativa das aventuras do herói; Conclusão – encerramento da narrativa.
Pense em um herói... Material complementar moderna plus – trecho do Senhor dos Anéis **************************
Note-se que os comportamentos individuais do herói, muitas vezes, se tornam uma marca ou característica coletiva do povo ou da nação a qual ele pertence. O individuo, a persona do herói, é relegado ao segundo plano, ficando em primeiro os interesses coletivos. O herói é predestinado a cumprir uma missão, normalmente, perigosa e que, de algum modo, interfere no futuro dos demais.
Transformações do herói Humano e individual Robinson Crusoé, Conde de Monte Cristo Representando um povo Eneida e Os Lusíadas Guiado pelas divindades Ilíada e Odisseia
Tarefa – p. 51 Ex. 1, 2 e 3
Gênero Lírico Este gênero está relacionado à expressão do indivíduo e a sua subjetividade. O eu –lírico - voz que se expressa no poema.
Primeiras manifestações líricas Elegia – acontecimentos tristes; Écloga – poema pastoril; Ode – exalta valores nobres; Soneto – 14 versos organizados em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (terceto).
Recursos poéticos Ritmo – movimento. Alternância entre acentos (sílabas tônicas e átonas) e pausas. Metro – número de sílabas poéticas de um verso. Devemos contar apenas até a última sílaba tônica. Rima – coincidência ou semelhança de sons a partir da última vogal tônica no fim dos versos.
Tipos de estrofe Estrofe Dístico Terceto Quarteto /quadra Quinteto Número de versos Estrofe 2 Dístico 3 Terceto 4 Quarteto /quadra 5 Quinteto 6 Sexteto 7 Sétima ( septilha) 8 Oitava 9 Novena (nona) 10 Décima
Alexandrino (dodecassílabo) Metrificação Número de sílabas métricas Denominação do metro 4 Tetrassílabo 5 Redondilha menor 6 Hexassílabo 7 Redondilha maior 10 Decassílabo 12 Alexandrino (dodecassílabo)
Rima Rimas ricas De diferentes classes gramaticais Palavras rimadas De mesma classe gramatical Rima pobre
Disposição das rimas Emparelhadas - AABCCB Intercaladas – ABBA Cruzadas - ABAB Encadeada – o fim do verso coincide com o interior do posterior. Misturada – sem esquema de rima interna.
Tarefa – pg. 58 Ex. 1, 2 e 4.