Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar.
Advertisements

Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Estrutura externa e interna
Estrutura externa e interna
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O texto poético.
Texto Poético.
LUÍS DE CAMÕES OS LUSÍADAS
Elementos Estruturais da Poesia
Os Lusíadas para Gente Nova
GÊNEROS LITERÁRIOS.
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
O TEXTO POÉTICO.
Gêneros literários Prof Luiza Monteiro.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
Introdução aos gêneros literários
Professora: Suzete Beppu
O gênero lírico.
Profa. Karen Neves Olivan
Profª Maria Rodrigues Os Lusíadas, Luís de Camões.
A epopeia Os Lusíadas.
Literatura Gêneros Literários.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
LITERATURA Capítulo 4.
REVISÃO DE CONTEÚDOS 8as séries.
Gêneros Literários Organização das obras literárias por semelhança das estruturas e modo de ver a realidade. A história dos gêneros literários é antiga,
“Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados.”
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Noções de versificação
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
DIZ-ME, ANTÓNIO.
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
TEXTO POÉTICO Algumas noções
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
OS LUSÍADAS ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO (I, 1-3). CAMÕES PROPÕE-SE CANTAR porque Os guerreiros e os homens ilustres («As armas e os barões assinalados») Saíram.
Gêneros Literários.
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Professor Marcel Matias
Agrupamento Gil Vicente Português
GÊNEROS LITERÁRIOS ÉPICOLÍRICODRAMÁTICO EPOPEIA ROMANCE CONTO NOVELA POESIA LÍRICA TRAGÉDIA COMÉDIA DRAMA Predominância da objetividade Predominância da.
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO
PARNASIANISMO LITERATURA.
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO POEMAS COM FORMA FIXA PRESENÇA DE RIMAS I - Quanto à posição na estrofe, as rimas podem ser classificadas como: a) encadeadas.
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
Profa Giovana Uggioni Silveira
Noções de versificação
O Texto PoÉtICO.
Classificação das estrofes
Gêneros Lírico ou Poético
Transcrição da apresentação:

Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico

Os gêneros da Literatura A palavra gênero está ligada a uma categorização de composição artísticas, ou seja, uma “classificação” que reúne, logo remetem a particularidades que são reconhecidas e esperadas em relação ao modo como recriam o mundo.

Mímese A relação entre a realidade e sua representação data de muito tempo atrás, no entanto, o conceito e estudo do fenômeno veio anos mais tarde a ser evidenciado no conceito de mímese. Platão – mito da caverna.

Conteúdo e forma na Literatura Com relação aos conteúdos Paixões; Ações; Comportamento humano Com relação à forma Drama; Épico; Lírica.

Gênero épico Contar histórias é uma tradição. Os longos poemas narrativos que contavam um acontecimento histórico protagonizado por um herói, de maneira solene a eternizar seu feito são chamados de épicos ou epopeias.

Narrativas modernas Romance Epopeias de imitação Eneida Os Lusíadas Epopeias clássicas Gilgamesh Ilíada Odisséia Epopeias de imitação Eneida Os Lusíadas Narrativas modernas Romance Trechos de leitura – p. 45, 46 e 48

Estrutura da épica Proposição – define tema e o herói; Invocação – poeta pede auxílio à musa Narração – narrativa das aventuras do herói; Conclusão – encerramento da narrativa.

Pense em um herói... Material complementar moderna plus – trecho do Senhor dos Anéis **************************

Note-se que os comportamentos individuais do herói, muitas vezes, se tornam uma marca ou característica coletiva do povo ou da nação a qual ele pertence. O individuo, a persona do herói, é relegado ao segundo plano, ficando em primeiro os interesses coletivos. O herói é predestinado a cumprir uma missão, normalmente, perigosa e que, de algum modo, interfere no futuro dos demais.

Transformações do herói Humano e individual Robinson Crusoé, Conde de Monte Cristo Representando um povo Eneida e Os Lusíadas Guiado pelas divindades Ilíada e Odisseia

Tarefa – p. 51 Ex. 1, 2 e 3

Gênero Lírico Este gênero está relacionado à expressão do indivíduo e a sua subjetividade. O eu –lírico - voz que se expressa no poema.

Primeiras manifestações líricas Elegia – acontecimentos tristes; Écloga – poema pastoril; Ode – exalta valores nobres; Soneto – 14 versos organizados em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (terceto).

Recursos poéticos Ritmo – movimento. Alternância entre acentos (sílabas tônicas e átonas) e pausas. Metro – número de sílabas poéticas de um verso. Devemos contar apenas até a última sílaba tônica. Rima – coincidência ou semelhança de sons a partir da última vogal tônica no fim dos versos.

Tipos de estrofe Estrofe Dístico Terceto Quarteto /quadra Quinteto Número de versos Estrofe 2 Dístico 3 Terceto 4 Quarteto /quadra 5 Quinteto 6 Sexteto 7 Sétima ( septilha) 8 Oitava 9 Novena (nona) 10 Décima

Alexandrino (dodecassílabo) Metrificação Número de sílabas métricas Denominação do metro 4 Tetrassílabo 5 Redondilha menor 6 Hexassílabo 7 Redondilha maior 10 Decassílabo 12 Alexandrino (dodecassílabo)

Rima Rimas ricas De diferentes classes gramaticais Palavras rimadas De mesma classe gramatical Rima pobre

Disposição das rimas Emparelhadas - AABCCB Intercaladas – ABBA Cruzadas - ABAB Encadeada – o fim do verso coincide com o interior do posterior. Misturada – sem esquema de rima interna.

Tarefa – pg. 58 Ex. 1, 2 e 4.