SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Instituições Escolares
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
A Gestão Social pode ser vista como...
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Funções e Atribuições do Diretor
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Uma proposta de mudança
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Contexto de atuação do CME
Encontro Estadual de Formação
FÓRUM DOS CONSELHOS ESCOLARES - SER II
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Atribuições e Responsabilidades
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONSELHO ESCOLAR: a participação cidadã na escola
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Professor Coordenador de Apoio
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Revisita ao PPP.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO DE DIRETORES, COORDENADORES DE ANEXO, CRECHE E PRESIDENTES DO CONSELHO ESCOLAR

SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II DISTRITO DE EDUCAÇÃO Maria Deusimar Rios EQUIPE DE ENSINO FUNDAMENTAL Maria Valda Albuquerque Alexandra Souza Costa Lima

O CONSELHO ESCOLAR TEM PAPEL DECISIVO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988-, em seu art. 206, assumidos no art. 3º da Lei n. 9.394/96 (LDB). Lei n. 7.990/96 dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares nas escolas públicas municipais de Fortaleza. “A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO, NA FORMA DESTA LEI E DA LEGISLAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO” (inciso VIII do art. 3º da LDB)

OS CONSELHOS ESCOLARES SÃO ORGÃOS COLEGIADOS COMPOSTOS POR REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL, QUE TÊM COMO ATRIBUIÇÃO DELIBERAR SOBRE QUESTÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS, ADMINISTRATIVAS EFINANCEIRAS, NO ÂMBITO DA ESCOLA.

FUNÇÕES DOS CONSELHOS DELIBERATIVAS: quando decidem sobre o projeto político-pedagógico e outros assuntos da escola, aprovam encaminhamentos de problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino e decidem sobre a organização e o funcionamento geral das escolas, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas.

FUNÇÕES DOS CONSELHOS CONSULTIVAS: quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares.

FUNÇÕES DOS CONSELHOS FISCAIS: quando acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras, avaliando e garantindo o cumprimento das normas das escolas e a qualidade social do cotidiano escolar.

FUNÇÕES DO CONSELHO MOBILIZADORAS: quando promovem a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local em diversas atividades, contribuindo assim para a efetivação da democracia participativa e para a melhoria da qualidade social da educação.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES ELABORAR O REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO ESCOLAR; COORDENAR O PROCESSO DE DISCUSSÃO, ELABORAÇÃO OU ALTERAÇÃO DO REGIMENTO ESCOLAR;

CONVOCAR ASSEMBLÉIAS-GERAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR OU DE SEUS SEGMENTOS; GARANTIR PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES ESCOLAR E LOCAL NA DEFINIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR;

PROMOVER RELAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE FAVOREÇAM O RESPEITO AO SABER DO ESTUDANTE E VALORIZE A CULTURA DA COMUNIDADE ESCOLAR; PROPOR E COORDENAR ALTERAÇÕES CURRICULARES NA UNIDADE ESCOLAR, RESPEITADA A LEGISLAÇÃO VIGENTE, A PARTIR DA ANÁLISE, ENTRE OUTROS ASPECTOS, DO APROVEITAMENTO SIGNIFICATIVO DO TEMPO E DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA;

PROPOR E COORDENAR DISCUSSÕES JUNTO AOS SEGMENTOS E VOTAR AS ALTERAÇÕES METODOLÓGICAS, DIDÁTICAS E ADMINISTRATIVAS NA ESCOLA, RESPEITANDO A LEGISLAÇÃO VIGENTE; PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR, NO QUE COMPETIR À UNIDADE ESCOLAR;

ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS (ABANDONO ESCOLAR, APROVAÇÃO, APRENDIZAGEM, ETC) PROPONDO, QUANDO SE FIZEREM NECESSÁRIAS, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E/OU MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS VISANDO À MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR; ELABORAR O PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS CONSELHEIROS ESCOLARES, VISANDO AMPLIAR A QUALIFICAÇÃO DE SUA ATUAÇÃO;

APROVAR O PLANO ADMINISTRATIVO ANUAL, ELABORADO PELA DIREÇÃO DA ESCOLA, SOBRE A PROGRAMAÇÃO E A APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS, PROMOVENDO ALTERAÇÕES, SE FOR O CASO; FISCALIZAR A GESTÃO ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA DA UNIDADE ESCOLAR; PROMOVER RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO COM OUTROS CONSELHOS ESCOLARES.

ASPECTOS POSITIVOS DA IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES AS DECISÕES REFLETEM A PLURALIDADE DE INTERESSES E VISÕES QUE EXISTEM ENTRE OS DIVERSOS SEGMENTOS ENVOLVIDOS; AS AÇÕES TÊM UM PATAMAR DE LEGITIMIDADE MAIS ELEVADO; HÁ UMA MAIOR CAPACIDADE DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A EXECUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL;

HÁ UMA MAIOR TRANSPARÊNCIA DAS DECISÕES EFETIVAMENTE COLETIVAS; GARANTE-SE ESPAÇO PARA QUE TODOS OS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR POSSAM EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E NECESSIDADES, CONTRIBUINDO PARA AS DISCUSSÕES DOS PROBLEMAS E A BUSCA DE SOLUÇÕES.

RECURSOS FINANCEIROS PRIORIZAR MANUTENÇÃO DA ESCOLA- RECURSOS PMDE RESERVA DE SALDO DA 1ª PARCELA DO PMDE PARA SER EXECUTADO NA 2ª PARCELA. (EVENTUAIS SERVIÇOS EMERGENCIAIS) MATERIAL QUE PODE SER COMPRADO COM O PDDE.

OBSERVAR RECURSOS DESTINADOS AOS ANEXOS, DE ACORDO COM A PER CAPITA CENSITADO, ATESTO DOS COORDENADORES DAS NECESSIDADES ATENDIDAS PARTICIPAÇÃO DOS ANEXOS E CRECHES NA ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PAF

PRAZOS PARA EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS PROGRAMAS PRAZO UTILIZAÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS FEFS – Escola Aberta 30/11/2009 07/12/2009 PDDE Fundamental 20/12/2009 04/01/2010 PDE 2009 MAIS EDUCAÇÃO 2009 18/12/2009 08/01/2010