Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática da Língua Materna III Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira
O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS AULAS DE LITERATURA
Literatura disponível em todos os lugares da escola É função do professor, no papel de mediador do processo de ensino/aprendizagem: 1. Tornar o texto literário acessível Literatura disponível em todos os lugares da escola Compreensível Discutível Próxima
Eventos de leitura literária na escola 2. Tornar o texto literário acessível a memória do leitor Eventos de leitura literária na escola Física Memória Emocional Psíquica Linguística
3. Familiarizar o leitor com o texto literário Tipos Gêneros Suportes Modos de apresentação Estilo
4. Familiarizar o leitor com novas manifestações do texto literário Multimodalidade educacional Manifestações plurais Tablet Sites Livro Blogs Outdoor Cinema Música
5. Familiarizar o leitor com os saberes literários Contexto de escrita Contexto de leitura Contexto sócio histórico, político etc. Contexto intertextual Contexto de saberes escolares
6. Familiarizar o leitor com os conhecimentos inerentes à atividade literária O que é a obra? Quem é o autor? Qual seu suporte? Quais seus contextos? Quais seus mecanismos? Quais textos dialogam com ele? Etc.
7. Familiarizar o leitor com os aspectos artísticos da atividade literária O que é a trapaça literária? O que é estilo? O que é forma? O que é conteúdo?
Que critérios legitimam a leitura? 8. Familiarizar o leitor com diversas possibilidades de leitura literária Que critérios invalidam a leitura?
Diversidade de gêneros Diversidade de suportes Diversidade de modos 9. Familiarizar o leitor com diversos critérios de leitura literária Diversidade de escritas Diversidade de recursos Diversidade de sensibilidades Diversidade de estéticas Diversidade de tempos Diversidade de ilustrações
10. Familiarizar o leitor, na escola, com o texto que se adeque ao estudante Faixa etária Formação Proficiência etc.
11. Repensar a avaliação
12. Familiarizar o leitor com sistemas e/ou circuitos literários Bibliotecas Salas de leitura Feiras culturais e/ou literárias Lançamentos literários Rodas de leitura Encontros com escritores Etc.
13. Familiarizar a si próprio como leitor
14. Repensar o trabalho com a literatura na escola Literatura e sedução Literatura e desafio Literatura e prazer Literatura e conquista Literatura e hábito