Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
A Investigação Educacional em Portugal
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
MISSÃO: formar professores de educação física
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Lideranças nas organizações educativas
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Escola Nacional de Saúde Pública
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Outubro de 2012 Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA Professor Doutor José Esteves Pereira Vice-Reitor para as Relações Internacionais.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
O papel do Estagio na Formação de Professores
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

A Escola Nacional de Saúde Pública História: do Instituto Central de Higiene à Universidade Nova de Lisboa Missão: estabelecimento de carácter multidisciplinar vocacionado para o ensino pós-graduado e investigação aplicada no domínio da SP Enquadramento internacional: Escolas de Saúde Pública, serviços de saúde e integração em Universidades Ensino pós-graduado e de extensão universitária Dimensão

História da ENSP Iniciado o ensino da Saúde Pública – Instituto Central de Higiene 1945 Cursos de Medicina Sanitária - Instituto Superior de Higiene ENSP e de Medicina Tropical (Instituto Superior de Higiene + Instituto de Medicina Tropical ) 1972ENSP – sector de ensino do INSA Dr. Ricardo Jorge ENSP – unidade autónoma, no Ministério da Saúde 1991ENSP – transita do Min. Saúde para o Min. Educação ENSP – integrada na UNL

Características do ensino na ENSP Ensino universitário Ensino e aprendizagem ao longo da vida Multi- e interdisciplinaridade - espaço de convergência de diversos saberes Ligação do ensino à investigação aplicada e prestação de serviços à comunidade Ligação do ensino à realidade dos serviços de saúde

A experiência de ensino pós-graduado na ENSP/UNL Processos de gestão da qualidade do ensino consolidados Dimensão reduzida, mas com vantagens no ensino pós-graduado O Processo de Bolonha: harmonização e reconhecimento no EEES Evolução para concentração no 3º ciclo Alterações ao modelo de governo das universidades

Cursos de Pós-graduação (Especialização) Curso de Administração Hospitalar – iniciado em 1970 – 38ª Edição Curso de Medicina do Trabalho – iniciado em 1963 – 49ª Edição Curso de Saúde Pública – iniciado em 1967 – 47ª Edição

Cursos de Extensão Universitária – Alguns exemplos recentes CursoRealizaçãoDuração Incentivos e Regulação em Saúde2002/036 meses I Curso de Gestão para Clínicos. Implicações Económicas2003 e 2003/046 meses Curso Infecção Hospitalar20032 meses Curso Gestão da Informação e Conhecimento em Saúde20034 meses Workshop – Gestão em Saúde20042 dias Seminários – Gestão da Doença2004 / meses Curso Avaliação e Gestão do Risco de Infecção Hospitalar20066 meses Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno20055 dias Dependências e Salutogénese – Tabagismo, Prevenção e Cessação2005 e meses Curso de Formação Envelhecimento Activo20073 meses Curso Infecção e Feridas Crónicas – da prevenção ao tratamento20076 meses Curso de Gestão de Cuidados de Saúde Primários2007 / meses

Cursos de Mestrado Mestrado em Saúde Pública – iniciado em 1996 – 11ª edição – Promoção e Protecção da Saúde – Políticas e Administração de Saúde – Saúde Ocupacional – Saúde Ambiental Mestrado em Gestão da Saúde – iniciado em 2005 – 4ª Edição –Gestão de Organizações de Saúde –Gestão Clínica –Gestão do Conhecimento em Saúde –Saúde e Envelhecimento (com FCM) –Fisioterapia (com FCM)

Mestrados – oportunidades de cooperação Participação de alunos em disciplinas através de ensino à distância Bolsas para elaboração de dissertação (4-6 meses) – exemplos Intercâmbio de professores –1-2 semanas para palestras ou curso concentrado –3-12 meses: sabática ou outras licenças semelhantes Reconhecimento mútuo

Programa de doutoramento Ramo: Sa ú de P ú blica Especialidades: –Epidemiologia –Sa ú de Ambiental e Ocupacional –Economia da Sa ú de –Promo ç ão da Sa ú de –Pol í tica, Gestão e Administra ç ão da Sa ú de Iniciado em 1999; semi-estruturado; procura intensa 32 alunos inscritos

Programa de doutoramento – a partir de 2009 Curso de doutoramento (12 meses) Seminário em Saúde Pública I (10) Metodologia de Investigação (3) Seminário em Saúde Pública II (10) Estatística Avançada em Saúde Pública (4) Seminário em (especialidades de doutoramento)* (12) Ética da Investigação (3) Módulos opcionais (18) Tese (2-4 anos) Comissão de acompanhamento; semin á rio de doutoramento; colabora ç ão com outras unidades Doutoramentos em associa ç ão Coopera ç ão internacional

Programa de doutoramento – exemplos de cooperação Avaliação e proposição da densitometria óssea em antebraço como método de rastreamento de desmineralização óssea axial Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fiocruz Os custos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito com vítimas, causados por abuso do álcool na cidade de Porto Fac. Ciências Econômicas - UFRGS

Programa de doutoramento – oportunidades de cooperação Ensino à distância Bolsas para elaboração de dissertação (3-12 meses) Intercâmbio de professores Reconhecimento – exemplo do Título de “Doutoramento Europeu” – aplicação ao espaço luso-brasileiro –(i) parte da tese elaborada numa outra língua da CE; (ii) estágio período mínimo um trimestre; (iii) pareceres favoráveis de 2 professores de instituições de 2 outros países; (iv) pelo menos 1 membro do júri de outro país.

Ensino à distância – a Plataforma de e-learning da UNL

Ensino à distância – a Plataforma de e-learning da UNL