Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
Advertisements

Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Administração Estratégica João Carlos Bragança
"Inovação e Eficiência Operacional: os caminhos do futuro para a indústria gráfica"
Distribuição ao Retalho Tendências nos Negócios de Tableware
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Diversificação como estratégia de crescimento
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
Administração de Sistemas de Informação II
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA Seminário Nacional de Inovação 2011.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
O Cartório dos novos tempos
Propriedade Intelectual
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
GRUPO 4 INTEGRANTES DO GRUPO 4 194y1Gustavo Lopes Calil 09/10074
Logística de Distribuição
Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Windows 7 Windows 7 Office Office Auto-Cad 2007 Auto-Cad Computadores ligados em rede 4 Computadores ligados em rede Máquina fotográfica.
Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?
Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
DEFINIÇÃO DA MARCA – O que é e como fazer?
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Administração de Recursos Materiais Turma: 19 Grupo: 1 Atividade: R05
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
As 10 coisas mais importantes que você deve saber sobre o Windows legítimo Aviso legal As informações contidas neste documento representam o ponto de vista.
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) Princípios Básicos Para o Licenciamento de Tecnologia Rio de Janeiro, 28 de Março de 2006.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Tecnologia de Informação
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Gerencia da Informação Cerutti – IES Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
UNIDADE 2. ESTOQUES ESTOQUES Uni 2,Grupo 19U Lara Fernanda Silveira Monica Monges Fuentes Vagner Teixeira Maciel Leonardo Peixoto.
SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Carla Maria R. Alves Elisangela de Souza Santos
Seminário Avançado - Eletiva A
Estratégia Organizacional
MATRIZ BCG.
Tratados comerciais dão o privilégio, não o direito, de exercer atividades de negócios em um outro país que não seja o seu. Eles asseguram que cidadãos.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
FERRAMENTAS DE MARKETING
TI como vantagem competitiva corporativa
Capital Intelectual (Goodwill)
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
O Ambiente de Marketing
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégias de Marketing
Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Blumenau Tecnologia em Processos Gerenciais.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC J. Antão B. Moura antao@dsc.ufcg.edu.br

Motivação Suponha que o valor para (a inovação no uso de) TI estimado indica ganhos para a empresa Alguma vantagem ao longo das 5 forças de M. Porter Como proteger os possíveis ganhos, evitando que concorrentes se beneficiem? Breve discussão sobre: Patentes e outras proteções legais Segredo (de negócio) Controle de recursos complementares Dianteira da concorrência (lead time)

1. Patentes Pedido/concessão formal à/por instituição especializada Normalmente ligada ao governo No Brasil, INPI Nos EUA, US Patent Office Maior ênfase pelo mercado (devido à “indústria de propriedade intelectual”) Instituições (INPI), empresas especializadas, advogados e agentes

1. Patentes Aplicável a coisas do tipo: Exige “divulgação” Enhenhos Produtos de manufatura Processos e às melhorias subseqüentes. Exige “divulgação”

1. Patentes Percepção de eficiência varia entre setores e com o tempo (Percepção relativa resultante de pesquisas pela Yale e CMU no início da década de 83 e em 1994 respectivamente) Yale 1983 CMU 1994

1. Patentes e outros mecanismos Promete o “maior período de proteção” Período de exploração exclusiva por 20 anos da data do pedido Mais eficiente que copyright (aplicável a software e que protege apenas “a forma de expressão”) Custos com processos + “inventing around” por concorrentes: Considerar também, outros 3 mecanismos “Dianteira”, oferece na prática, melhores resultados, especialmente se combinada com outros mecanismos

1. Patentes e outros mecanismos Yale 1983: Segredo no último lugar CMU 1994: Segredo / dianteira em primeiro lugar (pequena vantagem para dianteira) Patentes melhoram a “dianteira” marginalmente.

2. Segredo (de negócio) Não precisa ajuda do governo Mais importante com instituições fracas e a Justiça lenta Brasil Produtos, uma vez no mercado, podem ser copiados Vantagem da dianteira É mais fácil guardar segredos sobre processos Reforço por aspectos legais da Lei de “Segredo de Negócio” Acordos de Não Divulgação (Non Disclosure Agreements) Não há proteção, se concorrente obtém informação de forma independente

3. Controle de recursos complementares Acesso à distribuição, capacidade de serviço, relacionamentos com clientes e fornecedores, produtos/serviços complementares, CA$H É mais difícil aproveitar ganhos de inovação em TI sem estes recursos Ex: Indústria BR de TI X IBM, Microsoft; Sears X WalMart; Paraiban X BRADESCO É importante assegurar ganhos de conjunto de inovações (vs. apenas de um) Inclusive de “vários parceiros”

4. Dianteira Time-to-market Muito apertado pode comprometer qualidade Ex: Good Enough Software em Eng. SW Combinar com custo alto para mudar de fornecedor (estratégia 5 forças) Ex: Microsoft Acompanhar tendências de mercado e tecnologia Ex: Kodak e Polaroid disputando liderança em fotografia instantânea (química) quando mercado foi digital