Inovação em Atenção Primária à Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Saúde Bucal na esfera pública
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Escola Nacional de Saúde Pública
Política Nacional de Humanização
Teias Escola Manguinhos, 2012
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Alexandre de Araújo Pereira
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Associação Brasileira
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Inovação em Atenção Primária à Saúde Seminário Inovação em Atenção Primária à Saúde Um balanço do Programa Território-Escola Manguinhos 2010-2012 Ensino e Pesquisa Rio , 3 e 4 de outubro de 2012 Teias Escola Manguinhos, 2012

Conceito de Território-Escola

Teias Escola Manguinhos, 2012 Boaventura ...há várias formas de conhecimento. E nós, quando estudamos a cidade...devemos sempre estar atentos a formas de conhecimento que emergem dessas comunidades e que são capazes de nos surpreender com outras sabedorias, outras idéias... “Enquanto cada um de nós se deixar surpreender pela realidade, não há perigo de dogmatismo”. Teias Escola Manguinhos, 2012

TEIAS Manguinhos O TEIAS Manguinhos é uma iniciativa de co-gestão da saúde em um território na cidade do Rio de Janeiro, tendo como base um contrato de gestão celebrado em dezembro de 2009 entre o governo municipal (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP / Fiocruz), por meio de sua fundação de apoio – Fiotec. Tem como orientação a implementação de um novo modo de organização da gestão e atenção a saúde na comunidade de Manguinhos/Rio de Janeiro.

TEIAS Manguinhos Esta experiência, fundamentou-se no conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde-TEIAS (Brasil, 2007), estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando, portanto, os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social na saúde.

TEIAS-Escola Manguinhos O conceito de Teias- Escola incorpora,para além do conceito tradicional de integração da rede estrutural dos serviços e ações de assistência, promoção e prevenção em saúde, os componentes da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, ensino e pesquisa, componentes estes relacionados com a missão institucional da Fiocruz, de contribuir para o enfrentamento de grandes desafios do SUS no país. Objetiva a conformação de um território integrado de saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde e melhoria da condição atual de saúde da população.

Teias Escola Manguinhos, 2012 Origem do conceito TEIAS-Escola Surge a partir do conceito de Cidade escola aprendiz desenvolvido em 1997, a partir de um projeto experimental realizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein . Em 1998, já constituída como uma organização não-governamental, a Cidade Escola Aprendiz.   Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Conceito de Bairro-Escola O Bairro-Escola se define como um amplo espaço educativo, estruturado por uma rede de relações que unem as comunidades, instituições de educação, saúde e assistência. Lugar onde se ampliam possibilidades de aprendizagem, de corresponsabilidade e visam melhorar a qualidade de vida urbana. Segundo Pierre Levy, os processos educativos podem e devem acontecer nos espaços da vida cotidiana, fortalecendo o componente social e humano local, com constituição de redes de relações, rede de aprendizagem e TEIAS de conhecimento. O Território-Escola passa a ser uma grande sala de aula. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Conceito de Território-Escola O conceito de Território-Escola parte de dois pressupostos. “O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio e que a educação deve acontecer por meio de gestão de parcerias, envolvendo escolas, famílias, poder público, empresas, organizações sociais, associações e indivíduos, capazes de administrar as potencialidades educativas da comunidade”. Teias Escola Manguinhos, 2012

Curso Saúde Pública TEIAS-SUBPAV TEIAS ESCOLA Manguinhos preceptoria Projetos de educação e Saúde Educação Permanente PDTSP TEIAS Curso Saúde Pública TEIAS-SUBPAV Curso de Ambientação Residências TEIAS ESCOLA Manguinhos Apoio Matricial UFRJ Produção de materiais Curso Saúde Comunitária Cenário de prática preceptoria v Curso Co-Gestão da Clínica Ampliada Curso de Abordagem Sistêmica 1ª Conferencia local de saúde

Teias Escola Manguinhos, 2012 Educação Permanente Para o processo de qualificação dos profissionais inseridos da Estratégia Saúde da Família, em conformidade com a recém atualizada Politica Nacional de Atenção Básica (2011), adota-se neste âmbito a estratégia da Educação Permanente, aliada a processos de educação continuada identificados como necessários aos trabalhadores. Espaços reconhecidos para esta finalidade: reuniões de equipe, reuniões de categorias profissionais, discussão de caso em rodas de discussão, entre outros. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Educação Permanente A escolha de metodologias ativas para estes encontros seguem a teoria da problematização, reconhecendo os profissionais como sujeitos de construção do conhecimento e capaz de compartilha-lo com outros. Os temas para a educação permanente partem de prioridades identificadas pelo colegiado de gestão do TEAIS e a partir disso tem-se trabalhado com discussões de casos sobre famílias e com a analise e adequação de protocolos para implantação. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Educação Permanente Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Curso de Aperfeiçoamento Ambientação Desenvolver a qualificação dos profissionais da estratégia saúde da família na lógica da educação permanente (todos os integrantes das equipes, reuniões de equipe inclusas a programação do curso, ...) Desenvolvimento de produtos inerentes ao trabalho na ESF que foram organizados num instrumento designado Caderno de gestão. Contemplou 13 equipes da ESF, profissionais do NASF, outros profissionais atuantes na ESF. Forma duas edições do curso 2010 e 2011 Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Curso de Aperfeiçoamento Ambientação Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Curso de Abordagem Sistêmica Objetiva atualizar e ampliar a capacidade dos trabalhadores da ESF em praticar uma clínica em que os problemas sejam compreendidos e abordados, levando-se em conta não apenas as questões individuais, mas também as dinâmicas familiares, suas relações e conexões entre seus membros e também com a rede social de que façam parte. Participam trabalhadores do TEIAS, profissionais da ESF da SMSDC-RJ e residentes Multiprofissionais Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Mestrado Profissional em Atenção primária Ênfase na Estratégia de Saúde da Família É uma proposição da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro. Tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e a rede municipal de saúde. É dirigido exclusivamente para os profissionais da área de saúde que atuam na estratégia de saúde da família e apoio matricial as equipes de saúde da família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Atividades de preceptoria Cenário de prática para graduações, residências em saúde e pós graduação Residentes Multiprofissional em Saúde da Família (ENSP) Residentes de Medicina de Saúde e Comunidade (UFRJ e ENSP) Alunos de graduação de medicina, enfermagem, saúde coletiva, nutrição, farmácia. Oficinas de Formação de preceptoria Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Gestão participativa e participação social Objetiva estimular a sociedade civil local, por meio da educação popular em saúde, trazendo uma formação crítica em relação ao modelo de desenvolvimento acumulador, contra situações de violência social e por melhorias na qualidade de vida Visa desenvolver processos de identificação, construção e sistematização de tecnologias sociais que envolvam a comunidade local e possam ser replicadas em territórios vulnerabilizados. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Gestão participativa e participação social 2009 -Saúde Ambiental em Manguinhos – 12h/aula – financiado pela Rede Dengue -Mulher Manguinhos: Formação em Direitos Humanos, Gestão Social e Protagonismo de Gênero em Manguinhos – 30h/aula – financiado pela Ensp 2010-Gestão Social em Saúde – 24h/aula – edital de Cooperação Social Fiocruz -Tecnologias Sociais para a Promoção da Participação Cidadã na Gestão do Território Saudável – 22h/aula – edital de Cooperação Social Fiocruz 2011-Gestão de Projetos e Organizações Sócio Comunitárias – 60h/aula financiado pela Cooperação Social Fiocruz e Cooperação Social da Ensp em parceria com a Dirad. -Curso de Formação para VJs – 30h/aula – financiado pelo MinC   Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Gestão participativa e participação social 2012-Formação em Gestão de Projetos e Organizações Sócio Comunitárias – 120h/aula – financiado pela Ensp, parceria com a Dirad e Cooperação Social da Fiocruz -Curso de Formação para VJs – 60h/aula – financiado pela Ensp -Mulher Manguinhos: Formação em Direitos Humanos, Gestão Social e Protagonismo de Gênero em Manguinhos – 60h/aula – financiado pela Ensp -Oficinas de Cidadania e de Prevenção de DST/Aids, específicas para o público LGBT, em parceria com o grupo Arco Irís e financiados pelo Edital de Cooperação Social da Fiocruz. -Rodas de Terapia Comunitária, financiados pela Direção da Ensp, em parceria com a Pastoral do Menor e Banco da Providência – -PEJA – Manguinhos é financiado pela Ensp e atende 120 moradores de Manguinhos, primeiro e segundo seguimento. Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Gestão participativa e participação social Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Pesquisa A pesquisa no TEIAS tem como um dos objetivos a produção do conhecimento e o retorno para a qualificação para a melhoria da qualidade dos serviços e impactos na qualidade de vida da população. Outras atividades de pesquisa fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública/ Fiocruz (PDTSP-TEIAS). Em Parceria com a Faculdade de Medicina UFRJ .Construção de protocolos clínicos .Avaliação da Satisfação do usuário Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Pesquisa e Formação na Ação: Todos somos aprendizes! Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Pesquisa e Formação na Ação: Todos somos aprendizes! Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Produção de materiais e eventos Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Produção de Materiais Convidamos a todos ao lançamento do livro Pesquisa e Formação na Ação: Todos somos aprendizes! as 16 horas na sala 1 do Salão Internacional com a presença dos autores e colaboradores Teias Escola Manguinhos, 2012

Teias Escola Manguinhos, 2012 Obrigado Teias Escola Manguinhos, 2012