O conhecimento científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
CONHECIMENTO Conceito e Tipos Conceito:
METODOLOGIA DA PESQUISA
MÉTODO CIENTÍFICO.
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia da Pesquisa
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia do trabalho científico
Metodologia Da Pesquisa Científica
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim.
Introdução à Prática da Pesquisa I
Conhecimento científico
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Trabalho de conclusão de curso
O Conhecimento e seus Níveis
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS CIENTÍFICOS E TIPOS DE CONHECIMENTO
Profª. Taís Linassi Ruwer
Psicologia Científica
Professora Angela Mota
A Psicologia Científica
Tipos de Conhecimento Humano
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Priscilla Indianara Di Paula Pinto. CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na.
A Ciência e suas características
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Tipos de conhecimento e método científico
O que é conhecimento?.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Parte 1 O conhecimento científico
Transcrição da apresentação:

O conhecimento científico UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Ms. Mauro Guterres Barbosa O conhecimento científico

O histórico do método científico

O conhecimento e seus níveis Conhecimento empírico Conhecimento científico Conhecimento filosófico Conhecimento teológico

O conhecimento empírico É um conjunto de saberes apreendidos de maneira informal ou não-formal por meio das práticas e das experiências vividas. Pode possuir variados graus de certeza Permite a teorização e a conceituação, mas não deve ser utilizado para atribuir caráter de verdade à pesquisa. Serve, na maioria das vezes, como ponto de partida para a pesquisa científica.

O conhecimento científico Distingue-se de outras formas de conhecimento por buscar as causas e as leis em seu campo de estudo, que compreende os objetos, os fatos, os processos e os fenômenos. Busca a verdade por meio da aplicação de métodos e técnicas que proporcionem controle, sistematização, verificação e replicação.

O conhecimento filosófico Distingue-se do método científico pelo objeto de estudo e pelo método que utiliza. Ocupa-se das realidades abstratas, que são imperceptíveis aos sentidos e não podem ser submetidas ao crivo das experiências. A curiosidade gera interrogações; estas geram reflexões que podem ou não levar a conclusões, mas que permitem formar opiniões.

O conhecimento teológico Tem como objeto de estudo o mistério, aquilo que é oculto. Aquele que manifesta o oculto é o revelador; ele pode ser uma entidade supranatural ou uma figura de autoridade. A fé é teológica quando o revelador é Deus; a fé é humana quando o revelador é um homem ou uma mulher.

O trinômio Verdade: resultado do desvelamento do ser e da essência das coisas. Evidência: manifestação clara e transparente do ser e da essência das coisas. Certeza: estado de espírito que consiste na adesão a uma verdade.

A formação da postura científica Características da postura científica: crítica, objetiva e racional. Qualidades da postura científica: honestidade, imparcialidade e liberdade intelectual. Importância da postura científica: credibilidade, verificabilidade dos procedimentos e capacidade de replicar os resultados.

Conceitos, leis, teorias e doutrinas

Conceitos São construções lógicas elaboradas a partir de um determinado sistema de referências. Para ter validade científica, precisam ser operacionais, isto é, precisam ser experimentados por diferentes pesquisadores para que as hipóteses e teorias explicativas sejam confirmadas ou rejeitadas. São a pedra angular para a construção de teorias, assim como as células o são para a existência dos corpos.

Leis São as relações constantes e necessárias que derivam da natureza das coisas. As leis abordadas pela metodologia científica são as leis científicas, que presidem as relações de causa e efeito nos objetos, fatos, processos e fenômenos, e não as leis humanas, divinas ou de outras ordens. Sempre que um objeto, fato, processo ou fenômeno se enquadra em uma lei, ele se comporta conforme o estabelecido por ela.

Teorias São formuladas depois de uma lei ser descoberta e de os conceitos serem testados; são usadas para a interpretação e a explicação dos objetos, fatos, processos e fenômenos estudados. Conferem organicidade e unidade ao saber científico. Refletem sempre o estado da arte em determinado momento, e não a verdade propriamente dita.

Doutrinas São um corpus de conhecimentos de natureza ética. Elas não se limitam a explicar os fatos, processos e fenômenos e articulam uma determinada corrente de pensamento. Propõem diretrizes para a ação. Por representar interesses de classes, culturas ou corporações, preconizam certas coisas e proíbem outras.