PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Projeto Político Pedagógico
Plano de Trabalho Docente
“Sempre há planejamento no fazer humano.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Formas de Planejamento
Passos para Revisão do PPP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Projeto Político-Pedagógico
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião Geral de Pais e Mestres
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
Planejamento.
Projeto político-pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
AVALIAR e PLANEJAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Estância Turística de Santa Fé do Sul
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Revisita ao PPP.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. PLANO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA ELABORADO DE FORMA PARTICIPATIVA. CONJUNTO DE DECISÕES TOMADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR, EXPLICITADAS E ARTICULADAS NA DIREÇÃO DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO. MAPA DE ORIENTAÇÃO DAS AÇÕES DE TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR RUMO A UM PROJETO COMUM. UM PLANO NÃO SE FAZ NO VAZIO, MAS EM FUNÇÃO DE ALGO QUE SE DESEJA REALIZAR, OU SEJA, EM FUNÇÃO DE UM PROJETO.

PROJETO O PROJETO DA ESCOLA É UM PROJETO DE EDUCAÇÃO, UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ. ELE DEVE RESPONDER A DUAS QUESTÕES BÁSICAS: QUE TIPO DE FORMAÇÃO QUEREMOS/ PRETENDEMOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS? QUAL A EDUCAÇÃO NECESSÁRIA PARA CONCRETIZAR NOSSAS INTENÇÕES?

PROJETO EDUCATIVO E PDPI UM PROJETO EDUCATIVO SE CONSTITUI DE UM CONJUNTO DE INTENÇÕES FORMATIVAS E DE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS QUE EXPRESSAM A UTOPIA FILOSÓFICA DE UM COLETIVO DE EDUCADORES. O PDPI É UM INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DE ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA DIREÇÃO DESSE PROJETO.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO PDPI A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE UM PLANO PARA CONCRETIZÁ-LO VAI EXIGIR UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DINÂMICA EM QUE A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO SEJA UMA ATITUDE INCORPORADA AO AMBIENTE ESCOLAR. NÃO SE PLANEJA A FORMAÇÃO HUMANA À MARGEM DE UMA PERMANENTE REFLEXÃO FILOSÓFICA .

AÇÃO - REFLEXÃO - AÇÃO Pensar grande e agir no pequeno (Amyr Klink) É PRECISO EXPLICITAR COMO SE PENSA A SOCIEDADE, SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, A ÉTICA, A EDUCAÇÃO E DEFINIR COMO SE GOSTARIA QUE FOSSE. É PRECISO IDENTIFICAR NOVAS FORMAS DE TRABALHAR E AS ESTRATÉGIAS PARA OPERACIONALIZÁ-LAS. Pensar grande e agir no pequeno (Amyr Klink)

PDPI Metodologia SITUACIONAL MARCO REFERENCIAL OPERATIVO DOUTRINAL DIAGNÓSTICO NECESSIDADES PLANO DE AÇÃO SITUACIONAL OPERATIVO DOUTRINAL E. IDEAL E. REAL PROBLEMAS ENSINO/APRENDIZ. GESTÃO RELAÇÕES INTERP. OBJET. RESULT. AÇÕES E PROJ. PROD. MONITORAM. E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA PREPARAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO EQUIPE CENTRAL EQUIPES REGIONAIS EQUIPES LOCAIS

DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA 04 ETAPAS, ALTERNANDO-SE OS ENCONTROS DAS EQUIPES DE COORDENAÇÃO EQUIPE CENTRAL / EQUIPES REGIONAIS EQUIPES REGIONAIS / EQUIPES LOCAIS EQUIPES LOCAIS / COMUNIDADE ESCOLAR

Encontros na Escola Encontros Preparatórios Equipes Central, Regional e Local Elaboração PDPI na Escola Coordenação Local Atividades Intermediárias Professores Direção/Esp. Alunos Pais/outros

Comunicação na Escola Circulação da Informação Murais E-mails Comunidade escolar Boletins Circulares

DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SIMULAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE PLANEJAMENTO EM TODOS OS MOMENTOS E FASES DA METODOLOGIA; VIVÊNCIA PELA ESCOLA.

CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PDPI; DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA MATERIAL DE APOIO CARTILHA DO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA; CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PDPI; COLETÂNEA DE TEXTOS PARA SUBSIDIAR OS ESTUDOS E DEBATES