A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.

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Transcrição da apresentação:

A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas públicas do campo" Encontro Estadual de Diretores das Escolas do Campo João Batista Begnami Belo Horizonte, 21 de agosto de 2013 joao.begnami@consultor.mda.gov.br Tel.: (61) 2020 - 0914  

SUMÁRIO 1 - CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA 2 - NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL 3 - CONCEITOS E TIPOLOGIAS DE ALTERNÂNCIA 4 - MARCOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA 5 - POSSIBILIDADES DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS

1 – CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA 1935 – Maison Familiale Rurale - MFR – França 1960 – Internacionalização – Europa e África 1968 – América Latina – Brasil - Argentina EFAs – MEPES – ES (1968) EFAs em Minas – AMEFA – (1984) CFRs – ARCAFAR SUL - PR (1987) CFRs – ARCAFAR Nordeste e Norte (1995) CEFFAs – Centros Familiares de Formação em Alternância – articulação política e pedagógica (a partir de 2001)

2. NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, APESAR DE SUA COMPLEXIDADE, GANHA VISIBILIDADE E É DISPUTADA NA SOCIEDADE BRASILEIRA É UMA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS CEFFAs PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

2 - NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA HOJE NO BRASIL Escolas de assentamento no ES CEDEJOR Escolas Técnicas de São Paulo Projovem – SP Institutos Federais PRONERA (Cursos EJAs Ens.Fund., Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos superiores de graduação e pós) Licenciaturas do Campo – PROCAMPO – SECADI Projovem Saberes da Terra (EJA Ens.Fund.)

3 - CONCEITOS DE ALTERNÂNCIA “Um processo de educação integral com escolarização parcial”. “Um processo de formação contínua na descontinuidade de espaços e tempos.”

ALTERNÂNCIA, UMA PEDAGOGIA DE RELAÇÕES ENTRE: espaços e tempos; - ritmos apropriados à realidade do alternantes diferentes saberes; teoria-prática (metodologia) instituições – parcerias (Escola, Família, Comunidades, Associações, Sindicatos, Igrejas, Poder Público etc.) pessoas (alternantes como sujeitos, pais, educadores, profissionais do meio)

Tipologias de alternância Disjuntiva: Teoria e prática não interagem Associativa: Há uma ligação entre teoria e prática, mas a prática se resume na aplicação da teoria. Integrativa: Os espaços e tempos se integram

4 - MARCOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA LDB, ART. 23 – e escola pode organizar cursos em séries, ciclos e alternâncias. Parecer Nº 1132/97 do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, fala da alternância como forma de organizar do ensino e reconhece os dois espaços e tempos (escola – família) como letivos, desde que acompanhado e avaliados. Parecer Nº 01/2006 da CEB-CNE-MEC – Tempos letivos na escola e na família

5 - POSSIBILIDADES DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA Currículo contextualizado e integrado que inclua os diferentes saberes – Plano de Curso Adoção de métodos de ensino-aprendizagem que partam da realidade Dispositivo pedagógico específico (instrumentos e atividades pedagógicas, necessárias para uma alternância integrativa) Equipe docente com dedicação exclusiva Escola de tempo integral Envolvimento dos diversos sujeitos do campo: famílias, comunidades, organizações sociais, sindicatos etc.

DISPOSTIVO PEDAGÓGICO PLANOS DE ESTUDO A PARTIR DE TEMAS GERADORES CADERNO DA REALIDADE VISITAS DOS EDUCADORES ÀS FAMÍLIAS E COMUNIDADES ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO (TUTORIA) ATIVIDADES DE RETORNO NA FAMÍLIA E COMUNIDADE (PROJETOS) - Adotar algumas atividades pedagógicas que contribuam para integrar os espaços e tempos educativos...

EFA Bontempo – Itaobim – MG Assembleia das famílias 2011

OUSAR MUDAR, POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO!!!

Obrigado! João Batista Begnami Consultor SAF/MDA - Assessor da UNEFAB E-mail: jbegnami2007@yahoo.com.br