Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA

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Transcrição da apresentação:

Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA Regina Luizão

MCT Tomadas de decisão centradas em Manaus ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO LBA NO ÂMBITO DO BRASIL MCT Coordenação Geral Gerência de Formação de Recursos Humanos Escritório Central - INPA Gerência de Projetos MCT Comitê de Treinamento e Educação Gerência de Implementação CNPq Escrotório Técnico Associado Escritório Central - INPA Escritório Central INPA INPE Escritórios Regionais Palmas Belém Brasília Santarém Acre Cuiabá Rondônia Inst. Ecologica EMPRAPA UnB Escritórios UFAC UFMT UNIR

Mudanças recentes no Comitê T & E INDICE Mudanças recentes no Comitê T & E Relatório de Atividades do Triênio 2000-2002 Perspectivas para o Triênio 2003-2005

Comitê T &E repensado Para agilizar as atividades, foram criados: Comitê EXECUTIVO – tomada de decisões, planejamento e implementação das ações (ex. Cursos novos, critérios de distribuição de bolsas) Comitê CONSULTIVO – auxílio na execução da ações (ex. Avaliação de planos e relatórios de bolsistas e organização de Cursos e Eventos)

CONSELHO EXECUTIVO Regina Luizão (Coordenadora do Comitê T&E) INPA Beatriz Machado Gomes UNIR Edson Rocha UFPA Ma. de Lourdes Pinheiro Ruivo MPEG Mercedes Maria da C. Bustamante UnB Nicolau Priante Filho UFMT Plínio B. de Camargo CENA / USP Rita de Cássia Guimarães Mesquita INPA  COMITÊ CONSULTIVO  Diógenes Salas Alves INPE/DPI Elinei Pinto dos Santos UFPA - Campus de Santarém  Ima Célia Guimarães Vieira MPEG  Ivani Pereira NASA/GSFC Julia Clarinda Cohen UFPA  Lisa Merry Escritório Regional do LBA em Santarém-PA  Ricardo Figueiredo EMBRAPA – CPATU  Silvia Brilhante UFAC José Carlos Cordeiro Júnior CNPq

TERMOS DE REFERÊNCIA Versão preliminar: estabelecer e adequar o termo de referência do Comitê de Treinamento e Educação do LBA às metas definidas pelo Comitê Científico do LBA, quando necessário; elaborar o cronograma de cursos e eventos científicos compatibilizando as propostas dos diversos grupos de pesquisa do LBA; decidir sobre os locais onde os eventos de avaliação e de divulgação dos trabalhos dos bolsistas do LBA, serão realizados; auxiliar na organização dos eventos de avaliação dos bolsistas do LBA; estabelecer prioridades com respeito às modalidades e a distribuição de bolsas a serem implementadas

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2000-2002 No. de bolsas RHAE/LBA (2000-2002) 50 DTI 42 ITI 02 EV 04 bolsas de curta-duração (BSB, BEP)

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS POR TEMA LBA 73%

DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS POR ESTADO 69%

EXPECTATIVAS DOS BOLSISTAS PARA O FUTURO

OCUPAÇÃO ATUAL

SELECIONADOS PARA PÓS-GRADUAÇÃO

2) Sensoriamento remoto 3) Interação biosfera-atmosfera CURSO PG EM FISICA E MEIO AMBIENTE - UFMT Curso em Física e Meio Ambiente, criado em 2002 na UFMT, com três áreas de atuação: 1) Climatologia urbana 2) Sensoriamento remoto 3) Interação biosfera-atmosfera 2 turmas ingressas em andamento: com 14 e 12 alunos respectivamente

CURSOS DE TREINAMENTO E EVENTOS 2000 1. Workshop sobre “Segurança de Torres e Primeiros-Socorros” 2. Workshop LBA “Integração de Atividades de Modelagem Ecológica no LBA” 1. Curso “Dimensões Humanas e Biofísicas das Mudanças de Cobertura na Região Amazônica” 2. Workshop “Medições em Torres” 1. Curso “Uso de Isótopos Estáveis em Estudos de Carbono” EVENTOS EM 2002 I Congresso de Estudantes e Bolsistas do LBA II Conferência Científica Internacional do Projeto LBA 2001 2002

Atraiu pesquisadores brasileiros para a região; RESULTADOS DA 1a FASE DO PROGRAMA RHAE Despertou o interesse dos estudantes e jovens cientistas na temática do LBA; Capacitou e preparou bons candidatos para os programas de mestrado e doutorado na Amazônia e fora dela, com temas regionais; Atraiu pesquisadores brasileiros para a região; Contribuiu para a criação, na UFMT, de um Curso PG em um tema do LBA Está formando os primeiros mestres e doutores nas linhas temáticas.

Metas para triênio 2003-2005 Difundir o programa para outros centros de pesquisa ainda não plenamente contemplados pelo programa RHAE-LBA. Solidificar a formação de pessoal já envolvido na temática do LBA, com elevação dos níveis das bolsas DTI, direcionando uma parte considerável delas para candidatos mestres e doutores. Produzir material educacional (série de fascículos e livros-textos) para graduação e PG com os resultados do LBA

Prioridades para alocação de bolsas Região abrangida pelo “arco do desmatamento” no sul da Amazônia e os centros emergentes nesta região: Mato Grosso (UFMT e UNEMAT) Rondônia (UNIR e ULBRA) Acre (UFAC) Tocantins (ULBRA) Brasília (UnB)

Material Educacional LBA Uma bolsa DTI de alto nível alocado para a elaboração de material didático. Dra Sylvia Bahri (INPA) Suporte para várias outras iniciativas.  Dr.Elinei Santos (UFPA-Santarém)

Bolsas do Programa RHAE para o triênio CATEGORIA COTA ITI 22 DTI 24 TOTAL 46 Info: lbamao@inpa.gov.br Formulário CNPq: http://cptec.inpe.br/lba na sessão Treinamento e Educação

CURSOS ITINERANTES 1 - “Dinâmica de Ecossistemas” Instrutor: Marcos Heil Costa; 2 - “Uso de Sensoriamento Remoto e Modelos na Estimativa de Diversos Parâmetros da Vegetação” Instrutores: Marcos Heil Costa, Warren Cohen, David Turner e Tom Gower 3 - “Desmistificando a prática da escrita: uma introdução à produção de textos em contexto científico”. Instrutora: Ivani Pereira 4 - Curso “Uso de Isótopos Estáveis em Estudos de Carbono”. Instrutor: Plínio Camargo

II Congresso de Bolsistas Onde: Santarém-PA Quando: meados de 2005

HOJE: Reunião do Comitê T&E Hora: 14:30 Onde: nesta sala Membros do Comitê Consultivo são bem vindos