Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
COTAS PARA NEGROS NA UnB
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Programa Universidade para Todos - ProUni
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
FOR PLAD Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração Comissão de Modelos Painel Forplad Grupo de Trabalho - Modelos Uberlândia, 09 de.
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Preconceito e Inclusão Social
AÇÃO AFIRMATIVA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inclusão na Educação Superior
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Estudo Comparativo Sisu/Vestibular: proposta ForGRAD - Sisu
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
O valor total do semestre é referente a 6 parcelas.
A política de cotas nas universidades públicas
“La discriminación por etnia o raza”
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
O vestibular com cotas na UnB
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Igualdade e Autonomia Audiência Pública sobre a Constitucionalidade de Políticas de Ação Afirmativa de Acesso ao Ensino Superior  
Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE XXXVIII INTERNACIONAL DE FÉ E ALEGRIA São Paulo, 3 de novembro de Linda Goulart Assessora Especial do.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Autoavaliação Institucional e a CPA
Ação afirmativa sem cotas: O PAAIS da Unicamp
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Programa Bolsa Permanência
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
ATUALIDADES: Sistema de Cotas
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
UFABC – Universidade Federal do ABC.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Discriminação Racial (cotas)
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
PÓS-AÇÕES AFIRMATIVAS: o caso da Universidade Federal da Bahia
O Impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni) em Instituições sem Fins Lucrativos do Rio de Janeiro: o que dizem os gestores educacionais? Autores:
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
Transcrição da apresentação:

Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?

IES públicas e privadas: as décadas de expansão 1991 = 893 IES 2013 = 2416 IES (aumento de 171%) matrículas: 1,5 milhão para 7 milhões (MEC) Programas de inclusão: Cursinhos em IES, PROUNI, REUNI, Sisu, Pnaes, Lei (Cotas) e SRVEBP.

Ações Afirmativas: valores, contradições e conflitos UERJ (2003) e UNB (2004) argumentos contra: privilégio de alguns; má qualidade do ensino fundamental e médio; questão é econômica; cotas estimulam o preconceito racial; gera estigma aos beneficiados; perda de qualidade do ensino superior; injustiça ao direito individual legal; fere a competência pessoal; é inconstitucional... (resumo: igualdade legal e mérito individual)

Ações Afirmativas: valores, contradições e conflitos argumentos a favor: discriminação, preconceito e estigma; tratamento “igual” para a desigualdade social; mito da democracia racial; barreiras de classes sociais; mito da democracia econômica; demarcação de grupos étnicos raciais; dívida histórica; igualdade de direitos (aqui e agora); justiça social; não diminui a qualidade do ensino superior; gera mobilidade social... (resumo: justiça compensatória).

Pesquisas sobre Inclusão e Desempenho 2003 maior resistência às cotas raciais (Menin et al, 2008) média aceitação para ingressantes EP maior aceitação para ingressantes CP 2014 média inferior no ingresso (Santos, 2006; Waltenberg e Carvalho, 2012) maior aceitação coeficiente de rendimento menor (CR) e taxas de graduação maior (TG) (Queiroz e Santos, 2006; Velloso, 2009; Mendes Junior, 2014)

Inclusão na Unesp Programa Paulista de Inclusão Social no Ensino Superior (PPISES) SRVEBP – graduação 50% vagas – curso e turno, integralmente EP 50% de EP (35% - pretos, pardos e índios) Programa: 15% - 25% - 35% - 45% e 50% (2018) Metodologia: vestibular

Inclusão na Unesp 2014 vagas: 7259 vagas em 171 cursos Sistema Universal: 6125 SRVEBP: 1134 (15%) 391 vagas para Pretos, Pardos e Índios

Inclusão na Unesp 2015 vagas: 7260 vagas em 171 cursos Sistema Universal: 5397 SRVEBP: 1863 (25%) 659 vagas para Pretos, Pardos e Índios

Gráfico 1. Distribuição dos alunos ingressantes por origem administrativa do ensino médio

Gráfico 2: Número de Alunos ingressantes por intervalo de renda familiar per capita e por ano de ingresso e número de vagas

Permanência Estudantil: inclusão e transversalidade Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE) Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE)

Permanência e ação transversal o conhecimento acabado: equívoco conhecimento é processo conhecimento científico (formal e dialético)

A Construção da Novidade zona de desenvolvimento (mediação) abstração reflexiva (processo) criatividade (conhecimento científico) educação científica e formadora (ética)

Criatividade: iniciação científica na graduação desde o primeiro semestre

Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?