Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

O método científico em Psicologia
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Pesquisa em Serviços de Saúde
CONCEITOS ELEMENTARES
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Características e objetivos da ciência
NOÇÕES PRELIMINARES.
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Metodologia.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Metodologia da Pesquisa
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
Pesquisa em Comunicação
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Núcleo de Pós-Graduação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Profª. Taís Linassi Ruwer
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
A Psicologia Científica
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Classificação das Pesquisas
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
A Psicologia Experimental
Estatística.
Professor Antonio Carlos Coelho
Técnicas de Coleta de Dados
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
Conhecimento Científico
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada,
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para ciências humanas, 9. ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Capítulo 1

Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística A Natureza da Pesquisa Social Por que Testar Hipóteses? Os Estágios da Pesquisa Social Utilização de Séries Numéricas na Pesquisa Social As Funções da Estatística

A Natureza da Pesquisa Social Suposições construtivas Eventos futuros - planos para novas situações ou experiências: nem todas predições são confirmadas; Cientista social procura explicar e predizer o comportamento humano de maneira precisa e estruturada Examina características do comportamento humano – variáveis; Determina a unidade de observação – pessoas ou agregados.

A Natureza da Pesquisa Social Idéias que os cientistas sociais têm da natureza da realidade social – hipóteses Afirmação sobre a relação entre no mínimo duas variáveis: uma variável independente (causa) e uma variável dependente (efeito); Exemplo: Crianças socialmente isoladas vêem TV mais do que crianças bem integradas em seu grupo etário. Isolamento social – variável independente Hábito de ver TV – variável dependente

A Natureza da Pesquisa Social Métodos de pesquisa empregados pelos pesquisadores sociais para testar suas hipóteses Experimento Pesquisa tipo survey Análise de conteúdo Observação participativa Análise secundária

A Natureza da Pesquisa Social Experimento Os pesquisadores manipulam efetivamente uma ou mais das variáveis independentes às quais seus indivíduos estão expostos. Manipulação - atribuir uma variável independente a um grupo (experimental) e negar essa variável ao outro grupo (de controle), mantendo todas as outras diferenças iniciais entre os grupos (experimental e de controle) designando-se aleatoriamente os indivíduos às condições experimentais e de controle.

A Natureza da Pesquisa Social Pesquisa Tipo Survey É retrospectiva: os efeitos de variáveis independentes sobre variáveis dependentes são registrados após terem ocorrido. Reconstroem-se essas influências e conseqüências por meio de entrevistas, questionários. Não apresentam os controles rígidos dos experimentos. Tem a vantagem de permitir investigar um número maior de variáveis independentes importantes em relação a qualquer variável independente. Não estão limitadas a um contexto de laboratório (manipulação de uma variável independente) e podem ser mais representativas para um âmbito maior de indivíduos.

A Natureza da Pesquisa Social Análise de Conteúdo O pesquisador procura objetivamente descrever o conteúdo de mensagens previamente elaboradas. Os pesquisadores não precisam observar diretamente; ao contrário, eles estudam o conteúdo de livros, revistas, jornais, filmes, programas de rádio, fotografias, desenhos, cartas, propaganda política ou música.

A Natureza da Pesquisa Social Observação participativa O pesquisador participa da vida cotidiana das pessoas sujeitas ao estudo, seja abertamente, no papel de pesquisador, ou de maneira velada sob algum disfarce, observando o que ocorre, ouvindo o que é dito ou interrogando pessoas durante certo período de tempo.

A Natureza da Pesquisa Social Análise Secundária O pesquisador social utiliza dados previamente coletados ou reunidos por outros (dados de arquivos) que provêm de fontes como governo, agências particulares ou universidades. Limitada ao disponível.

Por Que Testar Hipóteses? É desejável, quando não necessário, testar hipóteses sobre a natureza da realidade social, mesmo as que parecem lógicas e evidentes por si mesmas. As observações de senso comum podem nos levar a aceitar, sem crítica, suposições inválidas sobre as características de fenômenos e comportamentos sociais. As hipótese são conjecturas, palpites, soluções provisórias, que tentam resolver um problema ou explicar um fato. Ao testar as hipóteses deve-se aceitá-las ou rejeitá-las, na procura da verdadeira realidade.

Os Estágios da Pesquisa Social 1- PROBLEMA A ESTUDAR  HIPÓTESE A TESTAR 2- INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS; 3- COLETA DE DADOS; 4- ANÁLISE EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA DE DADOS; 5- INTERPRETAÇÃO  CONCLUSÕES  RELATÓRIO  COMUNICAÇÃO.

Utilização de Séries Numéricas na Pesquisa Social Importância da mensuração na análise dos dados; Quando se mede determinada característica, tem-se condições de associar a ela uma série de números de acordo com um conjunto de regras. Os números desempenham funções importantes dependendo do nível de mensuração empregado: 1. Classificar ou categorizar no nível nominal de mensuração; 2. Ordenar por posto no nível ordinal de mensuração; 3. Atribuir um escore no nível intervalar de mensuração; 4. Descrever de forma numérica no nível razão de mensuração.

Utilização de Séries Numéricas na Pesquisa Social Nível Nominal Consiste em nomear ou rotular – dispor os casos em categorias e contar sua freqüência de ocorrência. Cada caso deve ser enquadrado em uma, e só uma, categoria e deve haver um lugar para cada caso que surja.

Utilização de Séries Numéricas na Pesquisa Social Nível Ordinal Vai além do nível nominal e ordena os casos em termos de grau em que possuem determinada característica. Proporciona informação sobre a ordenação de categorias, mas não indica a magnitude de diferenças entre números.

Utilização de Séries Numéricas na Pesquisa Social Nível Intervalar Além da ordenação indica também a distância entre as categorias. Nível Razão Além da distância entre as categoria informa também quantas vezes uma categoria é maior/menor que a outra.

As Funções da Estatística Instrumento de: Descrição Conjunto de técnicas que reduz dados quantitativos a um pequeno número de termos descritivos mais convenientes e facilmente transmissíveis. Tomada de decisão Conjunto de técnicas que ajudam a fazer inferências de amostras para as populações, e assim, testar hipóteses sobre a natureza da realidade social.