Por que estudar Psicologia?

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Transcrição da apresentação:

Por que estudar Psicologia? Aula 2 (continuação) 24/07/2009

Revisando... Mundo dos negócios cada vez mais complexo, competitivo e exigente dentro e fora da empresa; Cada vez mais os gestores precisam de competência para lidar com questões interpessoais; “Psicológico” não é apenas o que a pessoa faz... mas a interação entre a ação humana (agir, sentir, pensar) e o mundo

O que é subjetividade? “Espaço de encontro do indivíduo com o mundo social, resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo... ... quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.” (Wikipedia, 07/02/2006) “Processos de sentido e significação que aparecem e se organizam... no sujeito... e nos diferentes espaços sociais que o sujeito atua.” (Rey, 2005) Objetivos do slide: Apresentar a definição do conceito. Comentários: Definir subjetividade é difícil. A fronteira entre objetividade e subjetividade é difusa. É difícil de separá-las. Onde há sujeito, há subjetividade, mas esta surge junto às coisas do mundo, na ação e interação entre sujeitos e coisas (como bem mostrou Vygotsky). Uma mesma obra de arte, um fato histórico, um índice pode ter múltiplos sentidos para cada indivíduo. Pode-se iniciar, perguntando aos alunos o que é OBJETIVIDADE. A partir daí procurar contra-exemplos que caracterizem a subjetividade. 3 3

O que é subjetividade? Segundo Vergara (2001), subjetividade está relacionada com as noções de: espaço interior, “voz interior”; sentimentos, sensações do corpo; experiência de vida única e individual de cada um; sentidos, significados, valores individuais e coletivos, produzidos dentro de contextos históricos, políticos e sócio-culturais. Objetivos do slide: Apresentar a definição do conceito. Comentários: Definir subjetividade é difícil. A fronteira entre objetividade e subjetividade é difusa. É difícil de separá-las. Onde há sujeito, há subjetividade, mas esta surge junto às coisas do mundo, na ação e interação entre sujeitos e coisas (como bem mostrou Vygotsky). Uma mesma obra de arte, um fato histórico, um índice pode ter múltiplos sentidos para cada indivíduo. Pode-se iniciar, perguntando aos alunos o que é OBJETIVIDADE. A partir daí procurar contra-exemplos que caracterizem a subjetividade. 4 4

Imagem do campo Imagem para que os alunos observem e relatem em uma palavra o que sentem ao vê-la. Com isso, vamos examinar a subjetividade implicada nas diferentes percepções...

O que é subjetividade? A subjetividade está presente nos indivíduos: características únicas de nossa personalidade; a forma como percebemos e interpretamos o mundo; nossa racionalidade e irracionalidade; nossos comportamentos no dia-a-dia: nosso estilo de vestir, falar e gesticular; nossos estados emocionais; etc. Objetivos do slide: Exemplificar alguns aspectos individuais que refletem nossa subjetividade. 6

O que é subjetividade? A subjetividade está presente nas relações interpessoais, nos grupos e organizações: comunicação verbal e não-verbal; dimensão simbólica das organizações; características e hábitos culturais; relações de poder; questões de gênero; regras sociais implícitas; relações com o corpo, o prazer, o sofrimento; etc. Objetivos do slide: Exemplificar alguns aspectos individuais que refletem nossa subjetividade. 7

Interação homem x mundo e a subjetividade Além da interação imediata do homem com o mundo, compreender a dimensão psicológica implica no exame da história de vida do sujeito; Suas preferências, gostos, desejos, medos, receios, etc. são produtos de sua história bio-psico-social. A subjetividade é produto de nossa história de vida e implica nas interações que estabelecemos com o mundo.

Interação homem x mundo e a subjetividade 1º Exemplo: vovózinha http://www.youtube.com/watch?v=2ff7_IlWApM De que maneira se descreve melhor o comportamento da vovó: “Vender o carro”? ou - “Enganar o cliente”? Por que a vovó engana o comprador?

Interação homem x mundo e a subjetividade 2º Exemplo: Compra da Baltimore Air Coil (Semler, 2002, p.42) Melhor proposta ganha? O que faz as pessoas tomarem decisões? Apenas os indicadores?

Interação homem x mundo e a subjetividade 3º Exemplo: O dia que a Vani pirou http://www.youtube.com/watch?v=pFaL3zN-ZVs Pirou? http://www.youtube.com/watch?v=uWkTyO4wktA O que fez Vani agir do modo como agiu? O que Rui achava que Vani estava fazendo? O que Bernardo achava que Vani estava fazendo? O que Maristela achava que Vani estava fazendo?

Interação homem x mundo e a subjetividade Por que escolhemos um produto e não outro?

Interação homem x mundo e a subjetividade Por que uns preferem Jennifer Lopez, outros Angelina Jolie?

Interação homem x mundo e a subjetividade Por que algumas preferem Brad Pitt, outras Goerge Clooney?

Proposta: compreender a subjetividade nas organizações Ampliar a compreensão das dimensões subjetivas das organizações. “Renovar uma visão que não seja tão ortodoxamente reducionista do ser humano impõe aos gestores um esforço de integrar outros tipos de indivíduos, para além do homo economicus e racional.” (Chanlat, 1996) Objetivos do slide: Apresentar propostas críticas ao CO, que consideram necessário o aprofundamento da compreensão sobre a subjetividade nas organizações. Observações: Ver: Chanlat, J-F. Por uma antropologia da condição humana nas organizações. In: Chanlat, J-F. (coord). O indivíduo na organização, v.1. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996. p.21-45. 15 15

Proposta: compreender a subjetividade nas organizações Considerar a subjetividade das organizações implica: dar mais atenção ao clima organizacional, às expectativas, desejos e motivações individuais; perceber emoções e expressões não-verbais; tentar entender as origens dos conflitos e resistências e sua importância para a gestão; valorizar aspectos informais da organização; pensar o prazer, a qualidade de vida e a saúde psíquica das pessoas no trabalho; considerar questões éticas e a diversidade cultural; humanizar as relações e processos de trabalho. Objetivos do slide: Continuação do slide anterior. 16 16

Proposta: compreender a subjetividade nas organizações “O espaço de trabalho é um lugar no qual não só se buscam as condições econômicas para sobrevivência, mas também o prazer, a alegria, o contato com o outro e o poder.” (Vergara, 2001) “É preciso estar atento a suas dimensões éticas e culturais, a suas dimensões subjetivas.” (Vergara, 2001) Objetivos do slide: Continuação do slide anterior. 17 17

Atividade em sala Em duplas, para entregar no final da aula: Descrevam uma situação em organizações que vocês já tenham vivenciado, estão vivenciando ou que já viram, em que a subjetividade é fator importante a ser considerado. Justifique a resposta.

Indicação de leitura Textos: Perguntas orientadoras: Vergara, S., Branco, P. Empresa humanizada. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.2, p.20-30, abr./jun. 2001. Disponível em: http://www.rae.com.br/artigos/153.pdf Perguntas orientadoras: É possível conciliar desejos e interesses individuais e da sociedade com os objetivos organizacionais? O que é uma empresa humanizada segundo a autora? Objetivos do slide: Refletir sobre os temas tratados na seção. Incentivar a leitura dos textos. Observações: Essas questões podem ser colocada para discussão na aula seguinte ou como trabalho valendo nota, se o(a) professor(a) quiser. Se quiser, o professor pode substituí-las por outras que considerar relevante. O que é importante é incentivar os alunos à leitura dos textos. ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE NÃO É OBRIGATÓRIA. O PROFESSOR PODE SUBSTITUI-LA POR OUTRA MAIS CONTEXTUALIZADA. Não inserimos atividades do tipo “dinâmica de grupo” ou outros tipos de trabalho. O que não quer dizer que estas atividades não mereçam ser realizadas. Mas deixamos isso a cargo de cada professor, pois dependerá muito do seu estilo, sua habilidade, disponibilidade de tempo e relação com a sua turma.