UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente à forma como uma empresa pretende entrar num determinado mercado é um dos passos mais importantes em MKT Internacional. Problemática da selecção de mercados: Rapidez da entrada no mercado. Custos directos e indirectos. Flexibilidade necessária. Riscos Associados. Retorno do Investimento. Objectivos de Lucro a Longo-Prazo.
UFP Marketing Internacional Canais de Distribuição Internacionais
UFP Marketing Internacional Distribuição na Europa
UFP Marketing Internacional Distribuição Internacional Japão
UFP Marketing Internacional Empresa Jardine Matheson
UFP Marketing Internacional Formas de Entrada no Mercado Courier/Entregas Internacionais “Freigth Forwarder” Tradings (Export Houses) Agentes Distribuidores Piggybacking Exportação agrupada (Consurtium) Licenças produção Contratos de Partilha de Know-how. Franchising Internacional. Management Contracts. Joint Ventures.
UFP Marketing Internacional Riscos & tipos de entrada
UFP Marketing Internacional Complexidade Piggybacking
UFP Marketing Internacional
UFP Marketing Internacional Classificação de Agentes Agente a actuar como principal actor da mediação. Agente a comprar para ele como principal. Agente em representação de outros compradores. Agentes que “negociam” acesso a recursos ou informação. Processo de tomada de decisão: Gatekeeper. Chefe (toma as decisões) Utilizador Final Influenciados
UFP Marketing Internacional Contextos da Entrada
UFP Marketing Internacional Problemáticas: Grey Export
UFP Marketing Internacional Formas de acesso: Exportação Indirecta Conceito: A empresa não desenvolve qualquer acção de Mkt Internacional. Os produtos são levados para o exterior por terceiros. Pode ser ocasional: aproveitar uma solicitação eventual (não há planeamento; é uma forma instintiva) Pode ser activa: aumentar o volume de vendas pela exportação. Intermediários utilizados na exportação indirecta: As Tradings; Agrupamentos Complementares de Empresas (Vista Alegre, Crisal, Cutipol e Fundação Ricardo Esp. Santo para promover os seus produtos no estrangeiro) Organizações Cooperativas: As Associações Webb-Pomerene (WP): cooperação na distribuição (OPEP; produtos agricolas). Export Trading Companies (ETC): exportadores de um grupo de produtores. Piggyback Export (aproveitamento da rede de distribuição de outro fabricante (Whirlpool-Sony; Minolta-IBM; Crisal-Vista Alegre)
UFP Marketing Internacional Formas de Acesso: Exportação directa Conceito: A empresa executa a maior parte das operações de exportação em vez de a delegar noutras instituições (controlo dos parâmetros de Mkt). Forma de organização das operações de exportação: Departamento baseado no país de origem. Vendedor residente e vendedor não residente. Distribuidores e Agentes localizados no exterior. Sucursal Armazém: Capacidade de Armazenamento Filial Comercial Franchising de distribuição
UFP Marketing Internacional Formas de acesso: Produção no Exterior Conceito: produzir nos mercados externos. Factores favoráveis: Incentivos dos governos locais. Reduzir custos de transporte. Interacção com as necessidades locais. Custo dos factores produtivos ( Capital, Mão-de-obra, matéria-prima e tecnologia) Evitar barreiras alfandegárias Maior envolvimento com o mercado Alternativas de presença: - Contrato de Produção. - Licenciamento - Franchising (produção, distribuição e serviços) - Transferência de tecnologia. - Contrato de serviços - Contratos de gestão - Consórcio - Joint-Venture - Alianças estratégicas - Countertrade - Propriedade total via Investimento directo.