UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.

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UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente à forma como uma empresa pretende entrar num determinado mercado é um dos passos mais importantes em MKT Internacional. Problemática da selecção de mercados: Rapidez da entrada no mercado. Custos directos e indirectos. Flexibilidade necessária. Riscos Associados. Retorno do Investimento. Objectivos de Lucro a Longo-Prazo.

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UFP Marketing Internacional Formas de Entrada no Mercado Courier/Entregas Internacionais “Freigth Forwarder” Tradings (Export Houses) Agentes Distribuidores Piggybacking Exportação agrupada (Consurtium) Licenças produção Contratos de Partilha de Know-how. Franchising Internacional. Management Contracts. Joint Ventures.

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UFP Marketing Internacional Classificação de Agentes Agente a actuar como principal actor da mediação. Agente a comprar para ele como principal. Agente em representação de outros compradores. Agentes que “negociam” acesso a recursos ou informação. Processo de tomada de decisão: Gatekeeper. Chefe (toma as decisões) Utilizador Final Influenciados

UFP Marketing Internacional Contextos da Entrada

UFP Marketing Internacional Problemáticas: Grey Export

UFP Marketing Internacional Formas de acesso: Exportação Indirecta Conceito: A empresa não desenvolve qualquer acção de Mkt Internacional. Os produtos são levados para o exterior por terceiros. Pode ser ocasional: aproveitar uma solicitação eventual (não há planeamento; é uma forma instintiva) Pode ser activa: aumentar o volume de vendas pela exportação. Intermediários utilizados na exportação indirecta: As Tradings; Agrupamentos Complementares de Empresas (Vista Alegre, Crisal, Cutipol e Fundação Ricardo Esp. Santo para promover os seus produtos no estrangeiro) Organizações Cooperativas: As Associações Webb-Pomerene (WP): cooperação na distribuição (OPEP; produtos agricolas). Export Trading Companies (ETC): exportadores de um grupo de produtores. Piggyback Export (aproveitamento da rede de distribuição de outro fabricante (Whirlpool-Sony; Minolta-IBM; Crisal-Vista Alegre)

UFP Marketing Internacional Formas de Acesso: Exportação directa Conceito: A empresa executa a maior parte das operações de exportação em vez de a delegar noutras instituições (controlo dos parâmetros de Mkt). Forma de organização das operações de exportação: Departamento baseado no país de origem. Vendedor residente e vendedor não residente. Distribuidores e Agentes localizados no exterior. Sucursal Armazém: Capacidade de Armazenamento Filial Comercial Franchising de distribuição

UFP Marketing Internacional Formas de acesso: Produção no Exterior Conceito: produzir nos mercados externos. Factores favoráveis: Incentivos dos governos locais. Reduzir custos de transporte. Interacção com as necessidades locais. Custo dos factores produtivos ( Capital, Mão-de-obra, matéria-prima e tecnologia) Evitar barreiras alfandegárias Maior envolvimento com o mercado Alternativas de presença: - Contrato de Produção. - Licenciamento - Franchising (produção, distribuição e serviços) - Transferência de tecnologia. - Contrato de serviços - Contratos de gestão - Consórcio - Joint-Venture - Alianças estratégicas - Countertrade - Propriedade total via Investimento directo.