Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Oficina de alinhamento estratégico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Plano “VISA na Atenção Básica”
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ESCOLA SENAI MARIO AMATO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Saúde e Segurança no Trabalho
Secretaria de Estado da Saúde
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
5ª Reunião Geral da RET-SUS Metodologias de Avaliação de Competência Competência Maceió - Novembro de 2006 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação.
Educação profissional:
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Gestão Competente da Escola Pública
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Educação Profissional de Nível Técnico
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
GOVERNO FEDERAL - BRASIL
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Foco de Atuação: Atenção Básica
CBIS – Curso Básico de Investigação de Surto
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Sistema Nacional de Formação
A Reforma da Formação Profissional
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMITÊ DE POLÍTICA DE RH PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - COPRH O COPRH instaurando nova forma de.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Oficina de alinhamento estratégico Atividades desenvolvidas pelo SCC/PROFAE Ano: 2007 Brasília, 07 de novembro de 2007

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Sistema de Certificação de Competências Desenvolvimento de metodologia para elaboração de perfis de competência – ferramentas de ordenação da formação profissional de nível técnico em saúde; subsídio para elaboração de currículos) Desenvolvimento de metodologia de avaliação de competências profissionais – subsídios para a avaliação formativa e para a implementação de processos de certificação profissional na área da saúde

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde 1 – Perfis de competências profissionais Perfil de competência elaborado em 2007: Cuidador de Pessoas Idosas Em processo de construção: - Técnico de Vigilância Epidemiológica - Técnico de Vigilância Ambiental - Técnico de Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde 2 - Avaliação Definição das estratégias de implementação da validação da metodologia de avaliação Elaboração dos marcadores da saber-ser ético- profissional e do instrumento de avaliação Construção do ambiente de avaliação virtual: objetos de aprendizagem e objetos de avaliação (vídeos clínicos e homem virtual)

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Validação do processo avaliativo Definição das estratégias de implementação da validação da metodologia de avaliação Elaboração dos marcadores da saber-ser ético- profissional e do instrumento de avaliação Construção do ambiente de avaliação e objetos de aprendizagem que compõem a avaliação virtual (vídeos e homem virtual)

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Quadro da validação EstadosCenáriosAmostra Avaliações Conheci- mentos Saber-ser ético-profissional Procedimentos – ambiente virtual Procedimentos em laboratório – prática simulada RNNatal MG Belo Horizonte AC Rio Branco PRCuritiba DFBrasília*

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde A estruturação dos módulos de avaliação

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde A estruturação dos módulos de avaliação

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde A estruturação dos módulos de avaliação

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde A estruturação dos módulos de avaliação

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Perspectivas para 2008 Análise dos resultados da validação Realização de seminário internacional Elaboração de perfis de competências para outras categorias profissionais da saúde Publicação de relatórios Articulação com as Escolas Técnicas do SUS para a implementação de currículos referenciados nos perfis de competência e da avaliação formativa Disponibilizar objetos de aprendizagem para a formação profissional: vídeos de simulação clínica e homem virtual