Como transformar informações em conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

CONSUMISMO.
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
A ESCOLA QUE A GENTE QUER È A ESCOLA QUE A GENTE FAZ
Montagem de Textos Dissertativos
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
1ª REUNIÃO DE PAIS RADEANE 2012.
Educação Ambiental - GPEEA
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
QUERO ENSINAR!!!.
Introdução INTRODUÇÃO
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Dominando as práticas pedagógicas
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Vivência de Orientação com Surdos
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
O que é ensinar história?
Avaliação Diagnóstica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ler é Saber.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
1.
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Divulgando a Pesquisa.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Um país se faz de homens e livros”
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Como transformar informações em conhecimento Grupo 2: Daniela G.F. Fagundes Nair Marinês De Conto Paulo Macedo

Experiência X Teoria Situação Problema: Em determinada sala de aula, é feita (pelos alunos) a limpeza das mesas e os professores incentivam a organização e higiene da mesma. Em outro turno, na mesma sala, nada acontece. Segundo Celso Antunes, os professores deverão modificar a sua prática pedagógica, passando a ser um orientador, mediador de informações, auxiliando o aluno a transformá-las em conhecimento. Como?

1º Passo: O professor deverá seguir o caminho da aprendizagem significativa. Poderíamos trabalhar com um texto, onde seja relatado o processo de fabricação do papel, a conservação e preservação do meio ambiente.

2º Passo: Estimular a interpretação e análise crítica do assunto 2º Passo: Estimular a interpretação e análise crítica do assunto. 3º Passo:Oferecer as múltiplas linguagens, textos, poemas, dança, filmes, crônicas,.. (Alfabetizador de linguagens) Discutir sobre a questão da destruição das árvores, a quantidade de papel que é consumido. As bolinhas de papel recolhidas, poderiam ser transformadas em papel reciclado, visualizando todo o processo. O mesmo poderia ser utilizado para trabalhos escolares.

5º Passo: Trabalhar o conteúdo de acordo com a realidade do aluno. 6º Passo: Contextualizar A realidade seria a quantidade de material colocado fora, o gasto com o caderno comprado. Realizar uma comparação do custo ambiental e do custo econômico.

7º Passo: Reversibilidade e Divergência (do fim ao começo e vice-versa) Recolhem o papel e fazem o processo de reciclagem do mesmo, verificando os passos da produção.

8º Passo: Avaliação deve ser permanente, ao longo do trabalho 8º Passo: Avaliação deve ser permanente, ao longo do trabalho. 9º Passo: Adaptar as ferramentas ao nosso aluno. Percebe-se a participação do aluno na fabricação do papel. E como esta realidade está modificando a sua prática. A Escola propicia o espaço para a fabricação do papel, que será feito pelos alunos e utilizado para a (por exemplo) elaboração de convites de formatura....