AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
A Função do Professor Articulador
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROFESSORES. Para que ensinar?  Os aspectos didáticos devem estar subordinados à definição de propósitos educativos válidos para orientar.
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
A Gestão participativa
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Inclusão que bicho é esse?
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Professor(es) Apresentador(es):
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
I mostra da educação inclusiva
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EVASÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS CAUSAS E EFEITOS DA EVASÃO ESCOLAR DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM PAULISTA Julho de 2010

EVASÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS CAUSAS E EFEITOS DA EVASÃO ESCOLAR DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM PAULISTA Local: Escola Municipal Jardim Paulista Período: Agosto a dezembro de 2009.

EVASÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS CAUSAS E EFEITOS DA EVASÃO ESCOLAR DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM PAULISTA Problema Quais as causas da evasão escolar na Escola Municipal Jardim Paulista do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental ? Objetivo Geral Reduzir os índices de evasão escolar devido as constantes faltas dos alunos na Escola Municipal Jardim Paulista no 2º semestre de 2009,promovendo o acesso e garantindo a permanência dos alunos na escola.

Objetivos Específicos Verificar a assiduidade dos alunos; Destacar nas famílias o senso de responsabilidade em relação à educação das crianças; Alertar os pais e/ou responsáveis quanto às penalidades previstas em Lei pela não permanência de seus filhos na escola (abandono intelectual); Fortalecer as parcerias com toda a comunidade escolar e também com o Conselho Tutelar; Identificar junto aos docentes as metodologias utilizadas em sala de aula;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Pesquisa-ação Levantamento/pesquisa sobre as faltas dos alunos; Reuniões com toda a comunidade escolar; Questionários para os pais,alunos e professoras; Comparação dos resultados;

RESULTADOS E CONCLUSÕES Os dados levantados através das pesquisas indicam que muitas das nossas crianças estão perdendo o gosto pela escola,devido a fatores internos e externos na Unidade Escolar; Foi constatado que um número considerável de crianças retornaram aos estudos e é bom ressaltar que não existe mais faltas injustificadas; E também com as reuniões na comunidade educativa e social,passou a existir um consenso maior de valorização da escola e do saber.

REFERÊNCIAS SOARES, Magda. Linguagem e estória: uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo, Ática, LAKATOS, E.M.;MARCONI,M.A.Metodologia Científica. 26ªed., São Paulo: Atlas, MANTOAN, Maria Teresa Eglér, Inclusão Escolar: O que é?Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei /90. ALVES Rubem: Conversas com quem Gosta de Ensinar, 28ª edição, São Paulo, Cortez, BAGNO, Marcos: Pesquisa na Escola, 3ª edição, São Paulo, Loyola, BIZZO, Nélio: Ciência: Fácil ou Difícil? 1ª edição, São Paulo Ática, CANDAU, V.M.A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1998.