IAB Instituto dos Advogados Brasileiros Março 2012 Apresentação: CARREIRAS JURÍDICAS NO SETOR DO PETRÓLEO Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
Advertisements

Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
A Educação do Nosso Tempo
FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
DIREITO ADMINISTRATIVO
A evolução do direito comercial brasileiro
Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias Comitiva Argélia Brasília, 03 de dezembro de 2007.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Médica Previdenciária
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Núcleo Regularização Fundiária
Câmara dos Deputados Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público Brasília-DF, 30/08/2007 Gestão de Recursos Humanos nas Agências Reguladoras.
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Embora procurando satisfazer as expectativas naturais de seus representados, os sindicatos se vêem, permanentemente, diante de um crescente número de.
O Escritório Simão & Moreira Advogados Associados tem como principal objetivo prestar assessoria jurídica full time and full service aos seus clientes.
ECONOMISTA a) Legislação: 1.Lei e Alterações /51; 2.Decreto Nº ; 3.Resoluções Normativas do Conselho Federal de Economia – COFECON. b) CORECON.
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Desenvolvimento de Pessoas
Profº André Augusto.
S L Simões Lara Advogados Associados
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:
Apresentação.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
/ Fevereiro de 2015 Projeto de Inteligência Comercial Internacional.
A CBMAE – Fernandópolis A CBMAE – Fernandópolis  É um órgão da ACIF, que colocamos à disposição das empresas associadas. Inaugurado em 20 de junho de.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Aula 2 Acesso à Justiça.
CBMA Fundado em 2002 Funciona na sede da ACRJ Parceria entre: ACRJ, FIRJAN e FENASEG Uma das Câmaras mais atuantes do Brasil Mais de metade são causas.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
ENTIDADES INTERVENIENTES
Direito Internacional Privado
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
ARBITRAGEM INTERNACIONAL Escola Superior de Advocacia – ESAD Ordem dos Advogados do Brasil – BA Hilda Ledoux Vargas.
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NA JUSTIÇA DO TRABALHO
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
AULA 05 ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Professora Lucélia de Sena Alves
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 07 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Xaxim, inverno de 2013 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
ARBITRAGEM COMERCIAL PRIVADA INTERNACIONAL Primavera de 2014 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
A contratação colectiva
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Fundada em 1995, na cidade de Santos – São Paulo, sob a razão social de Freitas Advocacia, por seu sócio Dr. João Carlos Gonçalves de Freitas, com atuação.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Gats - Acordo sobre o Comércio de Serviços. Histórico Em 1947, quando da celebração do GATT 47, não haviam disposições referentes ao Comércio sobre Serviços.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
Transcrição da apresentação:

IAB Instituto dos Advogados Brasileiros Março 2012 Apresentação: CARREIRAS JURÍDICAS NO SETOR DO PETRÓLEO Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados

2 Carreiras Jurídicas Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados 1 Definição Denominam-se carreiras jurídicas aquelas que giram em torno da prestação de serviços advocatícios. Assim, seriam carreiras jurídicas as de advogado propriamente dito,tanto dedicado à consultoria como ao contencioso, e as consideradas paralegais. Para o exercício da advocacia é preciso que o indivíduo tenha a prévia habilitação, obtida junto à seccional da OAB. A atividade paralegal, todavia, prescinde de qualificação prévia, mas exige experiência, a qual por sua vez só é obtida junto a advogados. Tais carreiras podem desenvolver-se no ambiente estatal, ou no ambiente privado.

Advogado estatal X Advogado privado Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados Dentre os advogados estatais que conhecemos, podem ser citados os profissionais que trabalham para empresas públicas como a CEF, sociedades de economia mista como a Petrobras e o Banco do Brasil, e agências reguladoras como a ANP, ANATEL, CVM e congêneres; os advogados estatais se subdividem em advogados propriamente ditos, e procuradores federais, estaduais ou municipais; essa última categoria (procuradores) tem seu funcionamento regido pela Lei dos Servidores Públicos, assim como por leis correlatas, especiais; já os advogados estatais têm sua atuação usualmente regida pela CLT e pelo Estatuto do Advogado. 2

Advogados privados Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados para muitos, o Advogado Privado que atua no setor do petróleo deve, além de ter bons conhecimentos sobre aspectos legais e econômicos do setor, também ter boa fluência em pelo menos um idioma estrangeiro, especialmente o inglês – língua das negociações internacionais; isso porque a tecnologia de exploração e refino do petróleo vem sendo desenvolvida não apenas no Brasil, mas também em outros países, e sempre haverá uma possibilidade de discussão ou entendimento com profissionais ou empresários estrangeiros. 3

Advogados privados: a arbitragem Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados É frequente o uso da arbitragem para solução de disputas no setor petrolífero; assim, um dos campos em que o Advogado privado pode especializar-se é no trato do processo arbitral, modalidade específica de solução de conflitos; Para especializar-se em arbitragem, o advogado precisa conhecer bastante direito comercial e direito processual civil, além de estudar com afinco o regulamento interno de algumas câmaras arbitrais(de preferência as maiores, dentre as quais a Câmara de Comércio Ihnternacional, cujo Comitê Brasileiro é bastante ativo; a Câmara de Comércio Brasil- Canadá, em São Paulo, e o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA, no Rio de Janeiro). 4

Advogados privados: ambientalistas Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados Uma área de concentração e estudo que cada vez cresce mais, no campo jurídico, é a ambiental; o Advogado que pretenda especializar-se nessa área tem de preparar-se com o estudo do Direito Constitucional, Administrativo e regulatório-ambiental, mantendo-se atualizado mediante consulta às publicações especializadas divulgadas no Brasil e no exterior. Nessa como em outras áreas de especialização, o profissional do Direito deve preparar-se para ler, falar e escrever em outro idioma, de preferência inglês ou espanhol, em função da característica internacionalizada do setor petrolífero. 5

Advogados no setor petrolífero Teresa C.G. Pantoja Pantoja Advogados Além das sub-especializações já mencionadas, é importante que o profissional jurídico da área petrolífera tenha presentes algumas características do setor, no nosso País: trata-se de setor regulado economicamente pelo Estado, sendo estratégicas muitas das diversas decisões que os empresários tomam, em relação tanto à exploração e industrialização, como à própria prestação de serviços no setor. Assim, é muito importante não apenas a atualização constante do profissional, seu domínio de pelo menos um idioma estrangeiro, como também a conveniência de conhecer e manter-se atualizado em matéria da regulamentação estatal. 6

PALESTRA PROFERIDA NO IAB INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS MARÇO 2012 CARREIRAS JURÍDICAS NO SETOR PETROLÍFERO Teresa C.G. Pantoja