GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Avaliação Institucional
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Metodologia 2008 e 2009/2011 para a avaliação de desempenho das UDs e UCs da Embrapa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Abrangência do Planejamento
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SINAES: Concepções e Diretrizes
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Orientação Importante:
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Contratualização de Resultados
Trabalho de Conclusão de Curso - FAQUI -
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
42ª Assembléia ASAPRA – 11/11/2011
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Fundamentos de Metodologia
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gerenciamento de Projetos
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Mapeamento e Padronização de Processos
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Gestão de Custos na Administração Pública e sua Importância para a Auditoria Governamental Congresso Gestão de Custos na Administração Pública – Superior.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Fases Metodológicas do Planejamento Social
2ª REUNIÃO DE CONTROLE DO CICLO DE GESTÃO DE 2015.
Programa para Parlamentos Mitchell O’Brien & Miriam Bensky GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL ACESSO A DADOS ORÇAMENTAIS.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Elaboração e Gestão de Projetos Profª Drª Silvia Helena R. Cruz.
0 Comitê de Tecnologia Mar/2005 Gestão da Tecnologia na CVRD 3a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Gestão da Tecnologia na CVRD 3 a.
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Transcrição da apresentação:

GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Curso de Graduação em Administração Disciplina:Administração Pública – 2011/2 Prof. Luiz Tatto, Dr. CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Marcos A. Rocha de Sousa Pedro H. Fortes Goulart 1 de novembro de 2011

Sumário Introdução Metodologia Desenvolvimento Análise e discussão Considerações Finais Referências

Introdução

Introdução Síntese Literatura - Gestão do Desempenho Metamodelo

Metodologia

Metodologia Natureza Prescritiva Embasada e Flexível Mensuração do Desempenho no Setor Público

Conceitos: Gestão e Mensuração do Desempenho

Conceitos: Gestão e Mensuração do Desempenho Desempenho = Esforço -> Resultados Construto Específico - Objeto Gestão de Desempenho

Conceitos: Gestão e Mensuração do Desempenho Indicadores – distintas posições e pesos; Nota Modelo Lógico-dedutivo “Desempenho = Esforços relativos + Resultados relativos”

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Dimensões do Esforço – Economocidade, Execução e Excelência; Dimensões do Resultado – Eficiência, Eficácia e Efetividade;

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Efetividade Impacto Final Impacto Intermediário Eficácia Quantidade/Volume Qualidade do Produto/Serviço Acessibilidade e Equidade Cobertura Risco

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Eficiência Custo – Efetividade Produtividade Tempo Custo Unitário Custo - benefício Execução Financeira Física

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Excelência Conformidade – Padrões de Excelência Gerencial Conformidade Riscos Causalidade Comunicação

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Economicidade Quantidade de Recursos Qualidade dos Recursos Acessibilidade Cobertura Risco

Resultados > Esforços (Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Desempenho Ótimo 6 Es; Estrutura de Ponderação; Ponderação – Prioridades Resultados > Esforços

(Meta) Modelo para Mensuração do Desempenho: A Cadeia de Valor e as Seis Dimensões do Desempenho Condições Ideais Criação de Indicadores significativos e representativos; Gerar nota para cada indicador; *Obs: Pode não ocorrer

FORMULAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

Formulação de Indicadores de Desempenho Identificação da dimensão, subdimensão e objetos de mensuração; 2. Estabelecimento de indicadores; 3. Validação preliminar dos indicadores com as partes interessadas; 4. Construção de fórmulas, estabelecimento de metas e notas;

Formulação de Indicadores de Desempenho 5. Definição de responsáveis; 6. Geração de sistema de coleta de dados; 7. Ponderação e validação final dos indicadores com as partes interessadas; 8. Mensuração do desempenho;

Formulação de Indicadores de Desempenho 9. Análise e interpretação dos indicadores; 10. Comunicação do desempenho.

ANÁLISE E DISCUSSÃO

Análise e Discussão Natureza Prescritiva Prós e contras Evolução Incremental

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações Finais Conceito Metamodelo Mensuração – Etapas Melhorias no Desempenho, Transparência e Responsabilização

Referências PALVARINI, Bruno. GUIA REFERNCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.(In: Anais do III Congresso Consad em Gestão Pública, Painel 12) Brasília, março, 2010.

Dúvidas?