Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
ENCONTRO DE LIDERANÇAS – CONFEA “PROGRAMAÇÃO 1.010”
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
RESOLUÇÃO Nº 1.010/2005 MATRIZ E APLICATIVO.
Disciplina: Sistema de Água
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Regina Lúcia de Oliveira Moraes José Geraldo Pena de Carvalho
ATIVIDADE AVALIATIVA:
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
ministério da educação
Introdução a engenharia civil
Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!. Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PROMOÇÃO Portaria Unesp 736/2008 Será levada a efeito com base em dois fatores da vida funcional: I. Desenvolvimento Profissional II. Grau de Instrução.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
Centro Colaborador em Álcool e Drogas IPq – GREA – SENAD Ensino e Pesquisa.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
CTR Nova Iguaçu.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Plano Municipal de Saneamento Básico Ponte Nova - MG 19 de novembro de 2009.
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Gestão Social e Democrática da Água: Gestão Social e Democrática da Água: Perspectivas A água de Minas.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
AREAS DE ATUACÃO NA ENGENHARIA CIVIL
Qualificação Profissional
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Mesa 4: Pesquisa Estratégica na Área de Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E MEIO AMBIENTE
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
AGRIMENSURA, CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE E REPRESENTATIVIDADE. REALIZAÇÃOPATROCÍNIO.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Transcrição da apresentação:

Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL SANEAMENTO É SAÚDE FIOCRUZ-ENSP, 26 e 27 de novembro de 2009

ReCESA – REDE DE CAPACITAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA EM SANEAMENTO AMBIENTAL Treinamento de operadores de vários níveis Universidades em rede FINEP, PMSS; Ministério das Cidades, Funasa, CT-Hidro ABRANGÊNCIA TEMÁTICA GERENCIAMENTO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE Abastecimento de água Esgotamento sanitário MANEJO INTEGRADO DE: Águas pluviais urbanas Resíduos sólidos urbanos TEMAS TRANSVERSAIS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA / AMBIENTAL Mais de 150 cursos no Brasil Grande maioria: Engenharia Ambiental Dentre estes cursos: maior enfoque dado à gestão, e menos à tecnologia Qual tem sido a importância relativa do Saneamento Ambiental nos currículos dos novos cursos? Novos referenciais do MEC: englobar cursos de Eng. Sanitária e Eng. Ambiental como Engenharia Ambiental

SISTEMA CONFEA-CREA Art. 3º Para efeito da regulamentação da atribuição de títulos, atividades e competências para os diplomados no âmbito das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea, consideram-se nesta Resolução os seguintes níveis de formação profissional, quando couber: I - técnico; II – graduação superior tecnológica; III – graduação superior plena; IV - pós-graduação no senso lato (especialização); e V - pós-graduação no senso estrito (mestrado ou doutorado). Nível superior: título profissional: Engenheiro na modalidade (Civil / Sanitária / Ambiental) Pós-graduação lato sensu: acrescentar ao título profissional a denominação de especialista no(s) respectivo(s) setor(es) ou sub-setor(es) Pós-graduação stricto sensu: acrescentar ao título profissional a denominação de mestre/doutor na respectiva área de concentração RESOLUÇÃO 1010/2005 Ver Anexo II com campos de atuação profissional

SISTEMA CONFEA-CREA Anexo II CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL Construção Civil Sistemas Estruturais Geotecnia Transportes Hidrotecnia Saneamento Saneamento Básico. Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Águas. Gestão Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais.

SISTEMA CONFEA-CREA Anexo II CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA SANITÁRIA Saneamento básico Geotecnia Gestão ambiental Construção civil CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL Recursos naturais Recursos energéticos Gestão ambiental

PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 ( ) ENGENHARIAS 1 63 programas avaliados 20 eram da área de saneamento, meio ambiente e/ou recursos hídricos Formação de centenas de mestres e doutores no país (absorção destes profissionais?)

PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 ( ) DESAFIOS NA BUSCA DA EXCELÊNCIA: Aumentar produtividade (publicações em periódicos internacionais / nacionais)?

PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 ( ) DESAFIOS NA BUSCA DA EXCELÊNCIA : Formar mais doutores? Ou o próprio Programa estabelece suas próprias prioriodades?