“Gestão do Conhecimento: Fator Crítico para o Sucesso da Gestão das Áreas de Administração e Planejamento das IFES” Reunião do Forplad - Campo Grande (MS)

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Transcrição da apresentação:

“Gestão do Conhecimento: Fator Crítico para o Sucesso da Gestão das Áreas de Administração e Planejamento das IFES” Reunião do Forplad - Campo Grande (MS) 17/03/05 Fábio Ferreira Batista (Ipea)

Agradecimentos Prof. Dr. Manoel Paes Peró (reitor da UFMS) pela recepção Ilka Maria de A. Moreira (coordenadora Nacional/FORPLAD) pelo convite para proferir esta palestra Sylvio Pétrus (Subsecretário de Assuntos Administrativos/SAA/MEC), pela oportunidade de trabalhar em parceria no projeto “Práticas Inovadoras de Gestão nas áreas Administrativa e de Planejamento das IFEs” (parceria Forplad-MEC-Ipea-IFEs)

Nesta palestra, você verá 1. O que é Gestão do Conhecimento (GC) 2. Por que se fala tanto em GC atualmente 3. Por que GC é fator crítico para o sucesso da gestão das áreas de administração e planejamento das IFES 4. Qual é o primeiro passo para institucionalizar a GC na sua organização

(Pesquisa: Forplad-MEC-Ipea-IFES) Você conhecerá ainda Proposta de pesquisa: “Gestão do Conhecimento nas áreas Administrativa e de Planejamento nas IFES” (Pesquisa: Forplad-MEC-Ipea-IFES)

1. O que é Gestão do Conhecimento? O caso do padeiro que ensinou uma especialista em software fazer pão Fonte: NONAKA, Ikujiro. “A empresa criadora de conhecimento” in Gestão do Conhecimento. Harvard Business Review. Rio de Janeiro, Campus, 2001

Moral da história: A espiral do conhecimento explica como a gestão do conhecimento e a inovação pode ocorrer nas organizações

O que é GC? “... um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores públicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações e conhecimentos estratégicos ...” Fonte: Comitê Executivo do Governo Eletrônico

Para que serve? “... Que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo”. Fonte: Comitê Executivo do Governo Eletrônico

Perguntas para reflexão Como estão os processos de criação, coleta, organização, transferência e compartilhamento do conhecimento nas IFES? O que pode ser feito para melhorá-los? As IFES geram inovação nas áreas de administração e planejamento? O que pode ser feito para melhorar o processo de inovação?

2. Por que se fala tanto em GC atualmente? O caso do Violoncelo Stradivarius: Em busca do conhecimento perdido

Quanto vale um Violoncelo Stradivarius? 01 exemplar foi furtado em abril/2004 da Associação Filarmônica de Los Angeles. Valor estimado? 3,5 milhões de dólares

Por que são tão valiosos? Melhores violinos e violoncelos do mundo Existem apenas 60 violoncelos no mundo Fabricados no final do século XVII e início do século XVIII

Por que são tão valiosos? Antonio Stradivari (fabricante): Sabia escolher madeira de qualidade Tinha grande talento como artesão Sabia fabricar e aplicar o verniz de tal forma que o violoncelo Stradivarius tem som potente e mais ampla gama de graves e agudos

Por que são tão valiosos? Fabricantes modernos não conseguem copiar os segredos de Stradivari na elaboração do verniz nem na preparação da madeira. Conclusão: conhecimento de Antonio Stradivari sobre como fabricar violoncelos não existe mais e não pode mais ser recuperado

Moral da história Preservar – por meio da Gestão do Conhecimento – conhecimentos estratégicos é fundamental para o sucesso organizacional.

Se fala tanto em GC atualmente porque ... Vivemos na sociedade do conhecimento: Conhecimento é fator cada vez mais valioso Organização perde qualidade e competitividade quando não assegura transferência/compartilhamento do conhecimento GC = fundamental no processo de inovação. Inovação = essencial para aumentar produtividade/qualidade de produtos/serviços

Perguntas para reflexão Quantos casos como o de “Antonio Stradivari” nós temos nas IFES? Quantos casos nós teremos ainda no futuro? O que nós podemos fazer para evitar isto?

O caso do médico que recorreu à comunidade virtual 3. Por que GC é fator crítico para o sucesso das áreas de administração e planejamento das IFES? O caso do médico que recorreu à comunidade virtual

Moral da história A Gestão do Conhecimento amplia as possibilidades de aprendizagem para indivíduos e organizações

GC é fator crítico para o sucesso porque ... Aumenta a produtividade Possibilita compartilhamento de “práticas inovadoras” de gestão Torna o processo de tomada de decisões mais eficaz Eleva a satisfação do cliente/cidadão/beneficiário Melhora o desempenho organizacional

GC é fator crítico para o sucesso porque ... Promove inovação Estimula colaboração Estimula aprendizagem e aplicação do conhecimento Promove o capital social Atrai e retém o capital humano Cria e usa o capital estrutural Aprimora o governo eletrônico

Pergunta para reflexão Compartilhar conhecimento já é prática corrente na área que você trabalha?

4. Qual é o primeiro passo para institucionalizar a GC nas IFES? O caso do paciente com gases

Moral da estória Assim como - para prescrever o remédio adequado – o diagnóstico correto é fundamental, para institucionalizar a GC, o primeiro passo é conhecer bem a situação atual da organização. Por isso, a primeira tarefa é realizar um diagnóstico.

Objetivo do Diagnóstico Responder as perguntas: Quais são as práticas de GC já utilizadas? Quais práticas ainda não existem? Há estratégia/política de Gestão do Conhecimento nas áreas de administração e planejamento? E agora? O que as IFES podem fazer para institucionalizar a GC?

Proposta do Ipea Realizar diagnóstico sobre como o tema Gestão do Conhecimento é tratado nas áreas administrativa e de planejamento das IFES Como? Na reunião do Forplad em junho/2005 pró-reitores responderiam – com orientação de técnico do Ipea – formulário eletrônico utilizado no estudo “Gestão do Conhecimento na Administração Pública”. Duração: 4 horas

Proposta do Ipea Após a reunião do Forplad, os pró-reitores teriam – caso necessário – prazo adicional para completar o preenchimento do formulário eletrônico. Produto final da pesquisa: Diagnóstico e proposta sobre como institucionalizar a GC nas IFEs

Pesquisa Integra projeto: “Práticas Inovadoras de Gestão nas áreas Administrativa e de Planejamento das IFEs” Projeto implanta práticas de GC: Banco de Práticas Inovadoras Comunidade de Prática Virtual Oficinas de Sensibilização nas IFES – ótima receptividade

Exemplos de Inovação nas IFES Universidade Federal de São Carlos Programa Requisição de Compras. Benefícios: 1) eliminação de formulários; 2) maior rapidez; 3) diminuição de gastos; 4) ganho de tempo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Emissão de Nota de Empenho “On line”. Benefícios: 1) Segurança no registro; 2) transparência; 3) rastreamento dos processos; 4) redução de custos; 5) documentação.

Perguntas para reflexão Você crê que podemos realizar – Ipea e pró-reitores - um diagnóstico sobre GC nas áreas de administração e planejamento das IFES? Você concorda que isto contribuirá para a definição de diretrizes/estratégia de GC?

Palavra final aos pró-reitores Estória: A ajuda de Deus

Moral A estória ensina que – para conseguirmos algo na vida – precisamos fazer a nossa parte. A participação ativa dos pró-reitores no processo de institucionalização da GC nas áreas de administração e planejamento é fundamental para o êxito da iniciativa

Pergunta para Reflexão Podemos (Forplad e Ipea) contar com você (pró-reitor) para realizar o diagnóstico sobre GC nas áreas de administração e planejamento?

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina

E-mail: fabio.batista@ipea.gov.br Obrigado pela atenção! E-mail: fabio.batista@ipea.gov.br Tels.: (61) 315-5206 (Ipea) e 9987-7336