GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
“Se você não tem item de controle, você não gerencia” Kaoru Ishikawa
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
Empreendedorismo Aula 1
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
LEARNING ORGANIZATION
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
Apresentação do Projeto
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
PROFA. MARILDA TODESCAT
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
Inteligência empresarial
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Conhecimento
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Criatividade como Motor do Conhecimento Visão e Práticas Revolucionárias Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/2007
Gestão do Conhecimento na CAIXA Estratégias e Ferramentas
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Avaliação de vendedores
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Capital Intangível, Informação Estratégica e Segurança da Informação Prof.ª Débora Dado 14/11/13.
Quem são as Empresas Avançadas 2 ou mais anos de vida 10 ou mais funcionários Questões básicas de gestão resolvidas Buscam modelos mais avançados de gestão.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Modelo de Excelência em Gestão
uma abordagem multidimensional
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Teorias Modernas de Gestão
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Avaliação das capacidades internas de uma empresa
I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1.
2º Painel de Gestão do Conhecimento do DECEx — A implantação da Gestão do Conhecimento na PETROBRAS Rio de Janeiro 16/10/2014 Paulo da Luz Gerente de Gestão.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão.
METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO. OBJETIVO DO LABORATÓRIO Ser capaz de identificar e resolver problemas complexos de uma forma mais eficaz, através de Plataformas.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Estratégia – Visão baseada em recursos
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
GESTÃO DA DIVERSIDADE NA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
Entendendo e atuando no ambiente competitivo
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
GESTÃO DO CONHECIMENTO
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
Uma onda de reorganizações
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital Prof. Jean Jacques Salim FGV-SP Novembro, 2000 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

O Que é Diferencial Competitivo? Vantagem que uma organização detem sobre as demais organizações, em particular sobre os concorrentes, que lhe assegura êxito temporário ou duradouro. Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Fontes de Diferencial Competitivo-I Tangíveis: ativos, capital, tecnologia, marca, patentes, economias de escala recursos quantificáveis passíveis de troca e de imitação Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Fontes de Diferencial Competitivo-II Intangíveis: competências, experiência, sistemas de trabalho, estilo de gestão, isto é, conhecimento recursos não quantificáveis não passíveis de troca ou imitação Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Ameaças ao Diferencial Competitivo mudanças no ambiente imitação pelos concorrentes Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Por que Conhecimento é Fonte de Diferencial Competitivo? Conhecimento Explícito + Conhecimento Tácito Inovação Contínua Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV A Inovação “não é um lampejo de genialidade, é trabalho duro, que deve ser organizado como uma parte regular de cada unidade e de cada nível gerencial.” P.Drucker Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV A Inovação nos negócios é geralmente um processo coletivo. A interação entre pessoas é essencial ao processo criativo! Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV A Inovação Contínua, seja na forma de novos modelos de negócios, novos produtos, serviços, ou processos, raramente é uma realização individual. - A colaboração é fundamental! Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Uma Cultura de Colaboração Promove: o aprendizado e a experimentação o compartilhamento de conhecimento a inteligência coletiva o crescimento conjunto da empresa e de seus colaboradores Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

- Pesquisa com 431 Empresas -Prioridades em GC : 47% - criar intranet/extranet 33% - criar repositórios de conhecimento 33% - implementar groupware para apoiar a colaboração 33% - implementar ferramentas de apoio à decisão 24% - criar networks de trabalhadores do conhecimento Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

- Pesquisa com 431 Empresas-Esforços Desejados em GC : 33% - mapear fontes internas de expertise (diretórios) 30% - criar networks de trabalhadores do conhecimento 28% - estabelecer novos papéis (CKO) Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV Em Resumo, Não há diferencial competitivo sustentável, se não através do que a empresa SABE, como UTILIZA O QUE SABE e a velocidade com que APRENDE. Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV Obrigado! jean@fgvsp.br Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV