PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Advertisements

FTAD Formação Técnica em Administração
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Projeto - Plano de Negócios
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
HEIJUNKA.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
ARM - Unidade 2 Lear Valadares – 09/ Mariana Carolina Barbosa – 09/
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Elaboração de Mapa de Custo para a Gráfica XX Embalagens.
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Prof. Miguel Antonio Pelizan
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE.
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
PROJETO DE PESQUISA: Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV Aluno: Marcos Rodrigues.
ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Aluno: Sigmar Monroe Teodoro 11 Orientador: Prof.
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Subgrupo X: Fernando Leon Filipe Tolentino (Resp.) Subgrupo Y: Rafael Braz Rodrigo Caseca Turma: 14 Grupo: 46 Atividade : R09.
A distribuição.
Just in Time Logística Empresarial Aluna: Carolina Pimenta
Fundamentos de Administração
Dinâmica intraorganizacional
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Administração de Produção – Conteúdo Programático:
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Unidade 5 - logística empresarial
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Grupo 14 B, Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
SKIP LOTE ALIADO A GESTÃO LOGÍSTICA
SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Mapeamento de Fluxo Valores.
Desempenho das Organizações
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
Gestão da Qualidade e da Produtividade Just in Time Sequenciado
Papel da Logística na Empresa
Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamela Ayres Patricia Ramos
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Grupo 08G Integrantes: Igor Martins Giovanna Nardelli.
Administração de Logística e Materiais
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Gestão da Qualidade Prof. Paulo Castilho Apresentação do Curso.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Administração da Produção e Operações
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Técnico em Administração
Seminário – EM335 Déborah Kolstok Monteiro RA
ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
ESCOLA DE ENGENHARIA / UFRGS Avaliação de alguns elementos do STP Paulo A. Barba Baptista Trabalho de diplomação 2 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Etapas do processo orçamentário
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar Monroe Teodoro Orientador: Prof. Dr. Fernando Cezar Leandro Scramim Santo André/SP - 2009

Introdução A produção enxuta (também conhecida por Lean Production) é o novo paradigma da organização da produção; É ela que define o padrão atual de eficiência na competitividade empresarial; Entretanto, pouco se tem feito para avaliar e medir o desempenho dos sistemas antes, durante e após a implantação das ferramentas do lean production.

Objetivos O objetivo geral deste trabalho é pesquisar os sistemas de análise e controle da produtividade e avaliação das diversas fontes de perdas; Para tanto, uma empresa industrial e outra prestadora de serviços são selecionadas e estudadas; E, a partir da avaliação deste estudo inicial e buscar-se-á propor a utilização de metodologias de avaliação da produtividade.

Metodologia A metodologia da pesquisa é o estudo de casos múltiplos, através de visitas às empresas selecionadas; Aplicar um guia/questionário buscando a identificar as medidas da produtividades das firmas.

Resultados Parciais Revisão da Bibliografia: Foi realizada revisão bibliográfica:Produção Enxuta, 5’S (Housekeeping), Kaisen, Poka Yoke, Tipos de Manutenção, QFD, avaliação, definições básicas e administração de produtividade, medidas de produtividade, Kanban e Just In Time; Definição das Empresas estudadas: Empresa 01: Trata-se de uma empresa de Transporte e Logística de Veículos 0 KM localizada em São Paulo com 60 anos de história. Esta empresa possui em média 1500 funcionários (entre diretos e indiretos); Empresa 02: Indústria gráfica de razão social RC Gráfica e Editora, localizada na região de São Paulo. Esta empresa atua no ramo de impressos promocionais, cartazes e panfletos para o comércio da região. Esta empresa foi selecionada para estudo devido ao seu alto grau de fluxo de processos.

Resultados Parciais Levantamento dos principais Indicadores de Desempenho: Empresa 1 Foi avaliado o processo de Transportes de veículos Zero Km, que abrange desde a coleta na fábrica, até a entrega final (concessionárias); Para tal, utiliza-se como base de indicadores de desempenho: “Transit Time e Avarias”, os quais impactam diretamente na satisfação dos clientes; Transit Time (TT): É medido quanto tempo o veículo gasta para se chegar até o destino final; Avarias: Quantidade de veículos avariados em um determinado período de tempo; São medidos mensalmente. Cada fábrica exige um transit time e um índice de avarias que melhor se encaixa a seus padrões.

Resultados Parciais Levantamento dos principais Indicadores de Desempenho: Empresa 2 Tempo médio de envio do orçamento para o cliente; Tempo médio de espera do serviço pelo cliente; Tempo médio para receber, orçar e enviar os serviços aos clientes; Quantidade média de pedidos entregues por dia por entregador; Número médio de orçamentos por dia; Quantidade média de retificações do planejamento por mês; Número médio de pedidos expedidos por hora; Valor médio por mês gasto com insumos e matéria-prima; Tempo médio por hora em que o pedido aguarda para ser executado; Número médio de problemas detectados por mês no PPS; Número de fornecedores de matéria-prima; Tempo médio de setups; Número de setups; Custos dos setups; Custos de mão-de-obra direta; Todos os indicadores são medidos mensalmente.

Próximos Passos Diagnóstico dos sistemas atuais de análise e controle de custos e da produtividade nas empresas estudadas; Tratamento dos dados obtidos e confrontação dos modelos teóricos propostos versus à situação real nas empresas; Proposição de diretrizes relativas ao desenvolvimento e a implantação de sistemas de custeio e de medição da produtividade.

Principais Referências Bibliográficas CONTADOR, J. C., (coordenador), Gestão de Operações. São Paulo: Edgard Blücher, 2º ed., 1997. CONTADOR, J. C., Modelo para aumentar a competitividade industrial: a transição para a gestão participativa. São Paulo: Edgard Blücher: Uninove, 2003. COOPER, R. & KAPLAN, R., How Cost Accounting Distort Product Costs. Managment Accouting, Abril, 1991. SLACK, N. et. al., Administração da Produção. São Paulo, Atlas, 2º Ed., 2002. WOMACK, J. P. et al., A Máquina que Mudou o Mundo. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1992.