Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coisas Escritas SOBRE LINGUA E LINGUAGEM
Advertisements

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Dispositivo de Análise
PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
Integrando diferentes áreas de conhecimento
Modelos de Textos Científicos
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Metodologia Científica
GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS – LÍNGUA PORTUGUESA.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Curso de Gêneros Textuais
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference.
Mediação e Linguagem II
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Linguagem, alfabetização e letramento
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Orientações para escolha do Livro Didático /2015
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Prof.ª Irislane Figueiredo
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Redação UEM Gêneros textuais
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
Projeto Caça-Erros “Na prática escrever mal prejudica mais do que falar mal; a escrita permanece” (Antenor Nascentes)
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Metodologia da Pesquisa Científica
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Universidade Castelo Branco - UCB
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Introdução ao Trabalho Científico
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Etapas de uma sequência didática
O Chat Como Espaço de (Inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin Seminário de Educação a Distância 2010 NUTES/UFRJ.
Tecnologias / Produção de texto
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
O ensino da língua na perspectiva dos multiletramentos – o lugar dos gêneros do discurso Shirley Goulart.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Aula sobre níveis de linguagem
Metodologia Científica
ENSINAR a APRENDER a LER,
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração DOCUMENTOS CIRCULANTES NAS EMPRESAS DO GRANDE ABC: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração

OBJETIVOS: - mapear amostras de documentos circulantes nas empresas da região; - identificar a arquitetônica dos gêneros - gerar metodologia para produção de textos empresariais na esfera universitária

Desenvolver capacidades de leitura e escritas dos alunos e futuros profissionais articuladas ao funcionamento da língua portuguesa dos diversos discursos empresariais.

Embasamento: Teoria/análise dialógica do discurso M. Bakhtin Gêneros do discurso: conteúdo temático, estrutura composicional, estilo de linguagem.

= Contribuição: Livros de redação modelos padronizados linguagem inadequada

Estudar e produzir os documentos a partir Diferencial: Estudar e produzir os documentos a partir do uso concreto!

Estabelecimento de metodologia. STATUS DA PESQUISA: Coleta: 2009/2010; Descrição / caracterização / classificação; Identificação da arquitetônica (Gênero); Proposta de produção. Estabelecimento de metodologia. Relatório

PERGUNTAS ? OBRIGADA ! profdrarosi@bol.com.br