Prática do Processo Legislativo nas Comissões – Módulo IV Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria de Lourdes Fernandes - REPRODUÇÃO AUTORIZADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Orçamento na CF/88 Princípios
O projeto de lei do orçamento e sua tramitação
Prática do Processo Legislativo nas Comissões – Módulo III Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria de Lourdes Fernandes - REPRODUÇÃO AUTORIZADA.
Prática de Processo Legislativo nas comissões - Módulo I
Prática de Processo Legislativo nas Comissões – Módulo II Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria Auxiliadora Batista - REPRODUÇÃO AUTORIZADA.
Funcionamento das Comissões
Projeto de Lei - Rito Ordinário
Emendas: como e quando apresentá-las Data: 01/06/2006 Instrutor: Eliana Wierman de Melo - REPRODUÇÃO AUTORIZADA -
APRESENTAÇÃO.
Processo Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Assessoramento Parlamentar nas Comissões
O Município como ente da Federação
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso.
Direito Financeiro Sergio Karkache
PROCESSO LEGISLATIVO CF...
PEC 190/2007 Proposta de Emenda à Constituição Federal e tramitação da PEC 190/2007.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
DO PROCESSO LEGISLATIVO
O PODER DE LEGISLAR E O PROCESSO LEGISLATIVO.
ORÇAMENTO PÚBLICO E MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO
Processo Legislativo Sumário
Dinâmica do processo legislativo
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
UNIDADE II – Visão Geral do Poder Legislativo
Relações Internacionais
BERNARDO DE LIMA BARBOSA
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
Tramitação das peças orçamentárias na CMBH Gisela Torquato
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
PROCESSO LEGISLATIVO INICIATIVA DISCUSSÃO / EMENDAS VOTAÇÃO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Introdução ao Estudo de Direito
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação Módulo 3: Tramitação das peças orçamentárias (PPAG, LDO e LOA) na Câmara Municipal.
Direito constitucional
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 7
Superintendência de Colegiados
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO VIII – DAS PROPOSIÇÕES
Das Comissões de Sindicância
GRUPO TÉCNICO DE REVISÃO REGIMENTAL Segundo Relatório das contribuições para apreciação da CTPI.
CURSO DE REGIMENTO COMUM - PAULO MOHN
Lei orçamentária anual - loa
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
Realização: Parceria: ORÇAMENTO PÚBLICO E MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO Módulo 3: O Processo Legislativo Municipal e a LDO.
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO I – DO FUNCIONAMENTO
Processo legislativo orçamentário Cap. 10. Disposições gerais Prof. Luís Otávio Barroso da Graça Aula 3/4 Direitos reservados. Proibida a cópia, reprodução,
1 CURSO DE REGIMENTO INTERNO - PAULO MOHN REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO VI – DAS COMISSÕES (3ª Parte) Capítulo VIII – Dos Prazos.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Processo legislativo orçamentário Cap. 2. Normas constitucionais Prof. Luís Otávio Barroso da Graça Aula 1/4 Direitos reservados. Proibida a cópia, reprodução,
Processo legislativo orçamentário Cap. 9. Fiscalização Prof. Luís Otávio Barroso da Graça Aula 4/4 Direitos reservados. Proibida a cópia, reprodução, transcrição.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
Embargos de Divergência
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
ATRIBUIÇÕES DOS VEREADORES Joana Dark de Souza Maio/2015.
Comissão de Tomada de Contas Leandro José Grassmann Engenheiro Eletricista – Conselheiro CREA – Pres. CTC 2015.
Atuação Parlamentar Regimento Interno; Elaboração de Proposituras; Pareceres e Pronunciamentos; Tribuna e Comissões Parlamentares.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento do Plano Decenal Municipal de Educação Janice Luzia Dias Sousa/2016.
Transcrição da apresentação:

Prática do Processo Legislativo nas Comissões – Módulo IV Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria de Lourdes Fernandes - REPRODUÇÃO AUTORIZADA -

PRÁTICA DE PROCESSO LEGISLATIVO NAS COMISSÕES MÓDULO IV INSTRUTORA: Maria de Lourdes Fernandes

MAT É RIAS SUJEITAS A PROCEDIMENTOS ESPECIAIS (podem ser relativos ao rito, prazos, tipo de comissão entre outros)

As comissões temporárias serão compostas por cinco membros, salvo: · a especial constituída para apreciar PELO, a processante e a parlamentar de inquérito, que terão sete membros; · a de representação, que poderá ter de um a três membros, conforme decisão do presidente da Câmara. (art 54)

As comissões temporárias terão seus presidentes e relatores escolhidos da seguinte forma: · comissões processantes, das parlamentares de inquérito e das especiais de estudo e para apreciar as Propostas de emendas à Lei Orgânica – em reunião convocada pelo membro efetivo dentro de três dias úteis seguintes ao da sua constituição. (art. 64) · especiais para apreciar os Vetos serão presididas pelo membro efetivo mais idoso, que escolherá o relator. (art. 55)

São comissões especiais as constituídas para apreciar proposta de emenda à Lei Orgânica; apreciar veto a proposição de lei; estudar matéria não consubstanciada em proposição, desde que não seja de competência de comissão permanente (art. 56)

4.1 - Proposta de Emenda à Lei Orgânica A proposta de emenda à Lei Orgânica poderá ser apresentada: · Por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara; · Pelo Prefeito; · Por, no mínimo, 5% do eleitorado (art. 86 LOMBH) · Recebida, será a PELO numerada e publicada permanecendo sobre a mesa por cinco dias úteis para receber emenda. · A apresentação de emenda respeitará também as regras de autoria e, após o prazo somente poderá ser feita pela comissão que a apreciar. · Findo o prazo de apresentação de emenda, será a proposta enviada à comissão especial;

· Escolhidos,em reunião o Presidente e o relator, a PELO segue para o relator para emitir parecer. · Concluída a apreciação pela Comissão, a PELO será apreciada pelo Plenário; · Se, concluída a votação em primeiro turno, a PELO tiver sido alterada, será enviada à comissão especial para a redação do vencido, no prazo de dois dias. Redigido o vencido ou não havendo alterações, a PELO será remetida à Mesa para distribuição em avulso da matéria aprovada no primeiro turno. · Após a distribuição da matéria aprovada em primeiro turno, poderão ser apresentadas emendas nos 3 dias úteis seguintes.

· Não será admitida emenda prejudicada ou rejeitada. · matéria nova, só será admitida se de autoria de pelo menos metade mais um dos líderes · apresentada emenda, será a PELO enviada à comissão especial para receber de 2º turno; · A matéria rejeitada prejudicada não pode ser reapresentada na mesma sessão legislativa.

4.2 - Veto a Proposição de Lei · O Veto, no dia seguinte ao do seu recebimento pela Câmara, será distribuído e encaminhado à Comissão Especial, designada de imediato pelo presidente da Câmara. · tramitará em turno único e deverá ser decidido nos trinta dias seguintes ao seu recebimento pela Câmara. · Findo o prazo, sem deliberação, será incluído na pauta da primeira reunião subseqüente, (plenário) sobrestadas as demais proposições, com exceção dos Projetos com solicitação de urgência. · Para os demais procedimentos, aplicam-se as disposições relativas à tramitação de projeto;. (art.s 126, 127)

4.3 - Projetos de Natureza Orçamentária – LOA, LDO, PPA E CÉDITOS ADICIONAIS · Os projetos do plano plurianual, de diretrizes orçamentárias e do orçamento serão, após distribuídos, encaminhados à Comissão de Finanças Públicas. · poderão ser apresentadas emendas, diretamente na comissão, nos primeiros dez dias após a distribuição; · as emendas devem observar o § 4º do art. 132 da Lei Orgânica · o presidente da comissão decidirá, em dois dias úteis, pelo recebimento ou não das emendas, somente podendo deixar de recebê-las por inconstitucionalidade, ilegalidade ou anti- regimentalidade. · despacho de recebimento ou não de emendas será distribuído em avulsos aos vereadores, que terão dois dias úteis para recurso; · Os recursos serão decididos pela CLJ em dois dias úteis sendo definitiva a conclusão ;

· encaminhados ao relator, projetos e emendas receberão parecer, podendo o relator apresentar emendas e subemendas em cinco dias úteis; · O relator somente poderá apresentar emendas que sejam necessárias para compatibilizar parte não emendada do projeto com uma emenda por ele aprovada · a comissão apreciará o parecer nos cinco dias seguintes; · distribuído em avulsos o parecer, será o projeto incluído em pauta para apreciação em turno único. (Art. 120) · PPA e LOA deverão estar decididos até a primeira reunião ordinária de dezembro, e LDO até a primeira reunião ordinária de junho. Após esta data, sem decisão, serão os projetos incluídos em pauta, com ou sem parecer, sobrestando-se as demais proposições, exceto o projeto com solicitação de urgência e veto com prazos vencidos. (Art. 121)

4.4 – OUTRAS MATÉRIAS SUJEITAS À TRAMITAÇÃO ESPECIAL Projeto de Iniciativa do Prefeito com Solicitação de Urgência O projeto de iniciativa do prefeito para o qual este solicite urgência deverá ser decidido em até quarenta e cinco dias, contados do recebimento do pedido respectivo. Vencido o prazo sem decisão, será o projeto incluído em pauta para apreciação em turno único, sobrestando-se as demais proposições. O prazo não corre em período de recesso da Câmara.

Reforma do Regimento Interno O RI poderá ser alterado mediante projeto da Mesa ou de um terço dos membros da Câmara. A apresentação de emendas respeitará as mesmas regras de autoria; Distribuído em avulsos, será o projeto incluído em pauta para apreciação em turno único.

Projeto que Fixa a Remuneração dos Agentes Políticos O projeto que fixa a remuneração dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito para o mandato seguinte deverá ser apresentado até o final de junho da última sessão legislativa. O projeto, tramitará em turno único e deverá estar decidido até a quinta reunião ordinária de agosto, após o que será incluído na pauta da primeira reunião subseqüente, com ou sem parecer, sobrestando-se todas as demais proposições, exceto as previstas no Regimento como sobrestantes. Se não for apresentado o projeto no prazo, a resolução em vigor será incluída na pauta da sexta reunião de agosto, como projeto, aplicando-se-lhe as demais regras

Prestação de Contas · recebida a mensagem, o presidente a distribuirá em avulsos e ficará sobre a mesa para conhecimento dos vereadores nos dez dias seguintes; · os vereadores poderão apresentar pedidos de informações ao Executivo, os quais serão encaminhados pelo presidente da Câmara; · o processo ficará suspenso até o recebimento do parecer prévio do Tribunal de Contas, independentemente do atendimento às solicitações; · recebido o parecer prévio, o presidente determinará a sua distribuição, encaminhando o processo à Comissão de Finanças Públicas para, em vinte dias úteis, emitir parecer, concluindo com a apresentação de projeto de resolução; o projeto será distribuído em avulsos, abrindo-se prazo de dez dias para apresentação de emendas perante a Comissão de Finanças Públicas;

emitido o parecer sobre as emendas, se houver, o projeto será enviado à Mesa e incluído em pauta para discussão e votação em turno único, sujeitando-se ao quorum previsto no art. 97 da Lei Orgânica; decorridos sessenta dias úteis do recebimento do parecer prévio do Tribunal de Contas sem que a Câmara tenha decidido sobre as contas respectivas, será o processo incluído em pauta, sobrestadas as demais proposições, exceto projeto com solicitação de urgência, veto e projetos de natureza orçamentária com prazos vencidos; em caso de rejeição total ou parcial das contas ou de rejeição do projeto de resolução, o processo será encaminhado à Comissão de Legislação e Justiça, que emitirá parecer dentro dos vinte dias úteis seguintes, indicando as medidas legais e as outras providências cabíveis. As prestações de contas da Mesa sujeitam-se, no que couber, aos procedimentos previstos

Projeto de Resolução Os projetos de resolução são destinados a regular matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. A resolução aprovada e promulgada nos termos deste Regimento tem eficácia de lei ordinária.