SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Alcance e Diretrizes da LAI
MARCO LEGAL DO CONTROLE INTERNO PREVENTIVO NO ESTADO DO CEARÁ
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIO Instrução Normativa 003/04
COORDENAÇÃO DE OPERAÇÃO
Cordenação Geral da RBMLQ-I
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
GERÊNCIA (Setor Solicitante)
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA – v. 24/06/09 GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
CADIN Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda
Prestação de Contas.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
TERMOS ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1 Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias PLDO 2011 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília - abril/10.
Administração Contratual
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
CADIN/RS.
Conceito de Convênios Acordos firmados por entidades públicas de qualquer espécie ou entre estas e entidades particulares para realizar objetivos que sejam.
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Atividades e atos administrativos Aula 18 Contratos administrativos.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Noções de Contratos e Convênios
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
AUDITORIA GOVERNAMENTAL
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
XV EESEC Comissão Permanente de Convênios XV EESEC Comissão Permanente de Convênios.
Licença de Uso de Marca (UM)
Normas que Regulamentam
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
MODALIDADES DE AUDITORIA
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Administrador Público – CRA/DF
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1/12 Orientações para o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos Lei 8.666/93, art.5º INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2014, TCE/CE.
Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais Lei n° /1997, Atualizada pelas Leis n° , de Junho/2013 e nº , de agosto/2013.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
Transcrição da apresentação:

SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS

Atraso no encaminhamento do processo à Procuradoria Geral do Estado, notadamente nos processos relativos a feiras agropecuárias, que já chegam à Procuradoria Geral do Estado às vésperas dos eventos ou, não raras vezes, durante a sua realização ou quando já concluído.

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Solicitações reiteradas de indenização em matéria de convênio, o quanto não se afigura possível por força do quanto disposto no art. 9º, alíneas h e i, do Decreto Estadual n° 9.266/2004, que veda: (h) realizar despesas em data anterior ou posterior à vigência do convênio; (i) incluir cláusula de vigência ou de efeitos financeiros retroativos.

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Ausência de nos processos relativos a convênio de manifestação expressa e circunstanciada dos setores técnicos competentes da Secretaria acerca do plano de trabalho juntado aos autos, especialmente no que respeita aos custos relativos aos itens previstos e a real necessidade das despesas elencadas, especialmente para aquilatação do valor indicado como necessário para a execução das ações objeto do ajuste, nos termos como exigido pelo art. 173, inciso VIII, da Lei Estadual nº 9.433/2005;

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Ausência de manifestação quanto à adequação dos custos previstos com os preços de mercado, a fim de que se possa aferir com segurança a economicidade do dispêndio a ser realizado pelo Estado.

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Em reunião de trabalho realizada na PLC, discutindo-se a questão da apresentação de documentos de regularidade junto à CONDER e EMBASA, concluiu-se pela desnecessidade da exigência destes documentos, em razão do quanto disposto no art. 1º, §2º, do Decreto nº 9.266, de 14 de dezembro de 2004, segundo o qual as empresas públicas e sociedades de economia estão obrigadas a registrar no Sistema de Gestão de Gastos Públicos - SIGAP, que fornece informações ao Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos - SICON, os devedores que sejam potenciais convenentes, a exemplo de prefeituras, organizações sociais e organizações não governamentais. Desse modo, a certidão extraída do Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos – SICON substitui os documentos específicos relativos à CONDER e a EMBASA que até então vinham sendo exigidos;

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Para atendimento do quando disposto no art. 174, inciso IV, da Lei Estadual nº 9.433/2005, a minuta de convênio deverá contemplar a indicação do agente público que, por parte da Administração, fará o acompanhamento e a fiscalização do convênio e dos recursos repassados, bem como a forma do acompanhamento, por meio de relatórios, inspeções, visitas e atestação da satisfatória realização do objeto do convênio. Temos sugerido inclusão de cláusula com a seguinte redação:

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS Tem-se admitido a celebração de convênio entre o Estado da Bahia e entidades privadas com escopo de cooperação entre os partícipes para aquisição de bens necessários ao desempenho de atividades para as quais esteja vocacionada a pessoa jurídica de direito privado. Contudo, a aquisição, isoladamente, não deve ser a única ação buscada pelo convênio, impondo-se a pactuação entre os partícipes de medidas necessárias ao alcance dos benefícios almejados com a aquisição. Outra recomendação é a de compatibilidade entre o prazo de vigência do convênio e a vida útil dos equipamentos, a fim de que a fiscalização a cargo do Estado se efetive não apenas no momento da aquisição, mas, também, posteriormente, durante a utilização dos bens pela entidade. Para bem disciplinar a fiscalização por parte do Estado têm sido sugeridas cláusulas que imponham como obrigação da entidade privada a apresentação de relatórios semestrais, durante todo o prazo de vigência do convênio.

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS 1. Antes da celebração do convênio deverá ser definido o destino dos bens remanescentes, adquiridos com recursos aportados pelo Estado, nos termos do art. 7º, alínea m, do Decreto Estadual nº 9.266, de 14 de dezembro de 2004, segundo o qual :“o direito de propriedade dos bens remanescentes na data da conclusão ou extinção do instrumento e que, em razão deste, tenham sido adquiridos, produzidos, transformados ou construídos, respeitado o disposto na legislação pertinente, podendo ser doados ao convenente quando, após a consecução do objeto do convênio, forem necessários para assegurar a continuidade de programa governamental, observado o que, a respeito, tenha sido previsto no convênio”.

PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS São condicionantes à celebração do termo aditivo informações acerca do estágio atual de execução do convênio e da regularidade do seu cumprimento, bem assim a reformulação do plano de trabalho que acompanhará a minuta de termo aditivo.