A Difícil Arte de Ensinar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
2º encontro – Professores Maio de 2012
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
numa perspectiva inclusiva
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Edna Maria Barbosa Arrebola
CORPO HUMANO.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Curso de Docência Universitária
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Políticas Educacionais I
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Como elaborar um plano de aula
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O ARTIGO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Disciplina de Arte.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Professor Dr. Renato Vaz
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
Faculdade Piaget - Brasil
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

A Difícil Arte de Ensinar Jania Barcellos Coelho

Apresentação Destina-se à docentes e futuros docentes do ensino fundamental, visando propiciar o discernimento entre o saber eo comunicar, despertando o gosto pela arte de ensinar.

Objetivo Geral: Propiciar ao docente o gosto pela arte de ensinar e discernir entre o saber e o comunicar.

Objetivos Específicos: desenvolver habilidades profissionais; desenvolver sua própria didática de ensino; tornar bem claros os passos e os procedimentos que tornam mais eficazes os objetivos ; facilitar a relação ensinar x aprender;

Metodologia Serão fornecidos aos docentes materiais, tais como: fitas de vídeo, textos, reportagens de temas que abordem situações problemas entre aluno e professor.

Conclusão A formação de um educador não requer somente as aprendizagens cognitivas sobre os diversos campos do conhecimento,mas também de haver uma preparação filosófica, científica, técnica e principalmente afetiva para a arte de ensinar.