ALIMENTOS ORGÂNICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Escola EB2,3 de Vila Verde
Advertisements

Cultivo de plantas medicinais
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Notas de Presentación:
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Wallison Vieira de Sousa
Agropecuária Victor Hugo.
Ambiente e sociedade.
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
COMBATE A FOME 6°B.
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
envelhecendo precocemente
POLITICA AGRICOLA COMUM
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Agricultura Biológica
A influência da mídia na alimentação
Certificação como Instrumento de Agregação de Valor
Agricultura Biológica
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
de Alcobaça no equilíbrio ambiental e na segurança alimentar
Comer bem, para viver melhor!
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
AÇAÍ: CALORIA DO BEM A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
OS BENEFÍCIOS E SABORES DE UMA ALIMENTAÇÃO NATURAL
Alimentação Milagrosa
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Quinta das 6 Marias São seis hectares trabalhados por seis mulheres, todas de nome Maria. São plantadas 83 variedades de hortícolas, além de árvores de.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
COLÉGIO ESTADUAL QUATRO COLÉGIO ESTADUAL QUATRO PONTES ENSINO FUND. E MÉDIO PONTES ENSINO FUND. E MÉDIO PROGRAMA VIVA A ESCOLA – PROJETO HORTA ORGÂNICA.
Fast Food Saudável.  Originado no sul da Califórnia na década de 40, os drives-ins tinha e intenção de oferecer comodidade aos motoristas que procuravam.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Transgênicos Os genes da discórdia.
UMA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Os solos e a agricultura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Agricultura Alternativa (anos 70)
Agricultura orgânica Acadêmicos: Graciela Oliveira e Laura Vieira.
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
AGRICULTURA ORGÂNCICA
Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.
Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Projeto de extensão Capim Limão
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DE PLANTAS - MID
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Acadêmicos: Clodinei Uria gustavo b. moreira joão amilcar viana
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível II 2º e 3º ciclo.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO Químicos e engenheiros químicos teem dado muitas contribuições nas áreas de alimentação e agricultura que.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

ALIMENTOS ORGÂNICOS

O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.

O conceito de alimentos orgânicos não se limita à produção agrícola, estendendo-se também à pecuária (em que o gado deve ser criado sem remédios ou hormônios), bem como ao processamento de todos os seus produtos: alimentos orgânicos industrializados também devem ser produzidos sem produtos químicos artificiais, como os corantes e aromatizantes artificiais. Pode-se resumir a sua essência filosófica em desprezo absoluto por tudo que tenha origem na indústria química.

ALIMENTOS ORGÂNICOS Termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.

Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.

PRINCÍPIOS O solo é considerado um organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível; Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade; Controle com medidas preventivas e produtos naturais; O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; O controle de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico (roçadas); Teor de nitrato na planta é baixo; Os efeitos no meio ambientes são positivos: preservação do solo e das fontes de água.

VANTAGENS Proteger as futuras gerações; Prevenir a erosão do solo; Proteger a qualidade da água; Rejeitar alimentos com agrotóxicos; Melhorar a saúde dos agricultores;

VANTAGENS Aumentar a renda dos agricultores; Apoiar os pequenos agricultores; Prevenir gastos futuros; Promover a biodiversidade; Descobrir sabores naturais.

VANTAGENS PARA SAÚDE A maioria dos estudos sobre a qualidade nutricional de alimentos orgânicos e convencionais faz comparativos de teores de nutrientes e outros elementos entre os dois sistemas, entretanto são praticamente inexistentes os estudos de cunho epidemiológico que fazem uma associação com a saúde humana.

VANTAGENS PARA A SAÚDE Consumidores que compram produtos orgânicos prezam por uma alimentação saudável, natural e equilibrada. Por isso pagam a mais para ingerir um alimento sem produtos químicos. Alguns estudos apontam que os alimentos orgânicos, especialmente legumes e folhosas, possuem um menor teor de nitratos, mais matéria seca e vitaminas. Por serem isentos de radiações ionizantes (utilizadas para esterilizar, pasteurizar, desinfetar e inibir a germinação dos alimentos), os produtos mantêm sua integridade vital e nutricional natural.

VANTAGES PARA A SAÚDE VEGETAIS: mais ricos em antioxidantes e fitoquímicos Menor taxa de nitratos-cancerígeno. ANIMAIS: menor teor de gorduras-porque eles andam mais e se exercitam. Sem antibióticos e hormônios na carne.

A comparação é difícil de ser realizada quando pensamos no ser humano, pois os hábitos de consumo e estilos de vida de consumidores orgânicos e convencionais também são diferenciados. Provavelmente, consumidores orgânicos que apresentam hábitos de vida mais saudáveis (DAROLT, 2002; CERVEIRA & CASTRO, 1999) – de forma geral – teriam uma saúde mais equilibrada.

Numa visão sistêmica ou mais ampliada desta questão, poderíamos dizer que os benefícios dos alimentos orgânicos podem não estar diretamente associados à questão nutricional em si, mas a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida desse tipo de consumidor, que é sabidamente mais informado.

Em verdade, os parâmetros para determinação da qualidade nutricional são multifatoriais, por isso condições de solo, clima, variabilidade genética mesmo dentro de uma mesma variedade, poderiam mostrar diferenças significativas entre o modo de produção convencional e o orgânico.

Percebe-se que os estudos concernentes aos teores de elementos nutritivos (vitaminas, minerais, etc.) ainda são pouco conclusivos. Enquanto alguns mostram superioridade dos orgânicos, outros mostram que não existe diferença. Por outro lado, temos que destacar que, praticamente, não foram encontrados estudos que mostram que o alimento convencional é superior ao orgânico.

CUIDADOS Certificação Valor de mercado Local onde são cultivados Teor de adubos químicos Contaminação