Aula 1. Curso de Licenciatura em Pedagogia Reconhecimento pela Portaria MEC nº 92/2012 publicada no DOU de 18/06/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Advertisements

Plano de Ensino Plano de aula
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
COMO FUNCIONA – QUEM FAZ
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Secretaria da Educação e Cultura
SISTEMAS DE ENSINO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Livro Registro de Classe
Essa é minha escola.
Monitoria GDI Aula Prática
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
Bem-Vindos à modalidade on-line dos cursos presenciais. FORMAÇÃO.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Aline Nascimento.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Aula Inaugural.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Álgebra Linear Prof: Wildson Cruz
CITAÇÕES.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
CURSO DE DIREITO UNISAL LORENA Direito Processual Civil I – 4º Semestre Prof. Gilmar Vieira - 2° Semestre de para contato:
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Professor: José Medina
Sociologia Curso de Ciências Biológicas

Filosofia da educação Escola de Formação de Professores
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Filosofia no Brasil.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Bem-vindo a todos!. Curso de Bacharelado em Administração de Empresas Reconhecimento do curso: Portaria MEC 875/93Curso de Bacharelado em Administração.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
1 MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014.
Bem-vindo a todos!. Curso de Bacharelado em Administração de Empresas Reconhecimento do curso: Portaria MEC 875/93Curso de Bacharelado em Administração.
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO sisINFO Sistemas de Informação Profª Drª Leticia Silva Garcia Coordenadora.
Gestão e Ferramentas de Projeto Abertura FMU – Curso de Administração Yatyr Gasparini
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Transcrição da apresentação:

Aula 1

Curso de Licenciatura em Pedagogia Reconhecimento pela Portaria MEC nº 92/2012 publicada no DOU de 18/06/2012

BIBLIOGRAFIA BÁSICA CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca, um mergulho no brincar. São Paulo: Aquariana, FREIRE, João Batista, SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

BARBOSA, Claudio Luis Alvarenga. Educação Física e Didática - um diálogo possível e necessário. Rio de Janeiro: Vozes, GARCIA, Marcos, RICCI, Ricardo. Cultura corporal – Diálogos entre Educação Física e Lazer, Rio de Janeiro: Vozes, GHIRALDELLI,, Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Ática, FERREIRA,Vanja. Educação física adaptada: atividades especiais, Rio de Janeiro:Sprint, 2010 DOHME,Vania. Atividades lúdicas na educação. 5ed. Rio de Janeiro: Cultural, KHISHIMOTO, Tizuko Morchida et al. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 6ed. Rio de janeiro: Cultural, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Frequência exigida nas aulas – 75%

AV1 Conteúdos estudados até a data da AV1. AV2 Todos os conteúdos estudados no semestre letivo. 2ª CHAMADA/ AVF Todos os conteúdos estudados no semestre letivo. AV1 - Prova compõe 100% da nota de AV1 (sem trabalhos ou atividades complementares): - prova presencial, individual e sem consulta. Valor de 10,0 pontos. - prova mista elaborada pelo professor com questões objetivas e discursivas na proporção 80/20 ou 60/40. - conteúdo da prova deve contemplar a matriz da disciplina por competências, considerando o que foi ministrado até a AV1. AV2 - PC - Prova compõe 60% da nota: - prova presencial, individual e sem consulta. Valor de 6,0 pontos, com 15 questões, cada questão vale 0,4. SC - AVF - Segunda Chamada e Avaliação Final - Prova compõe 100% da nota de AV1: - Prova presencial, individual, sem consulta. Valor de 10,0 pontos. - conteúdo da prova deve contemplar toda a matriz da disciplina por competências. AV2 - APS - Atividade Prática Supervisionada compõe 40% da nota: - atividade padronizada, valendo 4,0 pontos, e com indicadores de avaliação definidos para todas as turmas pela Coordenação do Curso. Segunda Chamada aplica-se à AV1 ou AV2 como um todo e não, somente a uma das partes que compõem essas avaliações. Ou seja, não existe Segunda Chamada de provas, atividades práticas e outras atividades de forma isolada. O aluno com direito a Segunda Chamada é aquele que obteve nota zero por não ter realizado a AV 1 ou AV2 (e não, nota zero numa prova, ou numa atividade supervisionada ou numa outra atividade avaliativa).

-COLA (evento que ocorre durante a realização de uma prova) O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. -PLÁGIO (evento que ocorre na elaboração de trabalhos pelo aluno) No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Ao detectar uma ação de plágio, o professor deverá cancelar o trabalho ou atividade do aluno, dando a este uma nova oportunidade, que deverá ocorrer num prazo previsto dentro do calendário para a avaliação em andamento. Se reincidir, o aluno receberá grau 0 (zero) atribuído ao seu trabalho, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. -COLA (evento que ocorre durante a realização de uma prova) O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. -PLÁGIO (evento que ocorre na elaboração de trabalhos pelo aluno) No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Ao detectar uma ação de plágio, o professor deverá cancelar o trabalho ou atividade do aluno, dando a este uma nova oportunidade, que deverá ocorrer num prazo previsto dentro do calendário para a avaliação em andamento. Se reincidir, o aluno receberá grau 0 (zero) atribuído ao seu trabalho, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas.