“Educação, Tecnologias de Comunicação e Formação Docente”

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Transcrição da apresentação:

“Educação, Tecnologias de Comunicação e Formação Docente” Profa. Dra. Vani M. Kenski USP/SITE Educacional

Espaços de fluxo das TICs Fluxo Tecnológico Inovação Realimentação Flexibilidade Equipes Extrema velocidade das mudanças Comunicação Educação Sistema Produtivo Dependente: Inovação tecnológica Consumo Novos usuários Novos hábitos e desejos da sociedade Comunicação Educação Sociedade Necessidades: Preservação identidades sociais e culturais Acesso à informação Consumo e uso crítico das TICs Inclusão social e tecnológica Educação

Espaços de fluxo das TICs Sociedade EDUCAÇÃO Fluxo Tecnológico Sistema Produtivo

Necessidades sócio-educacionais Fluxo Tecnológico Sistema Produtivo Sociedade Formação de: Pesquisadores Desenvolvedores Formação para: A descoberta A inovação. Produtores Usuários Consumidores de Tecnologias Uso e produção crítica das tecnologias Atualização permanente Inclusão digital CIDADANIA

Reflexos para a Educação Flexibilização: Funcionamento Horários e acessos Estruturas Tempos Espaços Diversidade de articulações: Global, nacional,regional, local Diversidade de atendimentos: Todas as pessoas, a qualquer tempo, em qualquer lugar PERMANENTE ATUALIZAÇÃO

Formação de todo cidadão para... Enfrentar a complexidade e os desafios do mundo atual Ter uma relação crítica e criativa diante das inovações Garantir melhores condições de lidar com as novas realidades do mundo do trabalho Valorizar o caráter regional e nacional da cultura e da educação Fortalecimento da cidadania e da solidariedade entre todos os povos Cooperação, interatividade e respeito às diferenças Atuar na defesa da educação como espaço de inclusão social e tecnológica. Estado de permanente predisposição ao aprendizado

Desafios das TICs à Formação do Professor Fluência tecnológica Autonomia na produção e uso das TICs em educação Uso adequado e crítico das tecnologias: Respeito às especificidades dos diferentes tipos de tecnologias disponíveis para uso educacional Saber utilizar as possibilidades educacionais oferecidas pelas diversas mídias disponíveis Saber o que é essencial para poder gerenciar o uso das tecnologias em situações extremas: do conhecimento tecnologicamente avançado de alguns alunos à exclusão social e à miséria de muitos; da exuberância tecnológica à falta de infra-estrutura básica em salas de aula e escola

TICs e a Educação no Brasil Antecedentes: 80s - propostas de capacitação em tecnologias desvinculadas da capacitação e da ação docente regular 90s - uso mais intensivo das TICs - processo dependência econômica: 1994 - Banco Mundial: recomendações e “condicionalidades” sobre o uso de tecnologias digitais em educação; 1995 - criação da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação instituída para realizar a “revolução tecnológica”, priorizando os programas para a formação de professores a distância. 2004 – EAD para suprir a falta de professores.

As linhas de ação da SEED Existência de um sistema tecnológico - cada vez mais barato, acessível e de manuseio mais simples - capaz de: trazer para a escola um enorme potencial didático-pedagógico; ampliar oportunidades onde os recursos são escassos; familiarizar o cidadão com a tecnologia que está em seu cotidiano; dar respostas flexíveis e personalizadas para pessoas que exigem diversidade maior de tipos de educação, informação e treinamento; oferecer meios de atualizar rapidamente o conhecimento; estender os espaços educacionais e; motivar os profissionais e alunos para aprender continuamente, em qualquer estágio de suas vidas.

Ênfase da política oficial para uso das TICs em Educação Equipamentos Instalações Capacitação em serviço Prioridade para instalação de novos equipamentos em novas escolas Política de manutenção até 2005 A tecnologia em detrimento do sujeito da ação. Formação e treinamento para uso dessas tecnologias Formação acrítica para o consumo das TICs

A formação de professores para uma sociedade em constante mudança. ...voltada para a utilização do raciocínio e para a adequação do pensamento a novos e diferenciados desafios .... ... preocupada com o conhecimento e a compreensão da "lógica das redes" e com a autonomia da pessoa... ... formações flexíveis, abertas para as mudanças... ... formações que vão além do treinamento em informática e no uso de computadores e da internet... ... (considerar)... a formação intelectual como um treinamento de software ... mais que treinamento em hardware, em manutenção..

A formação dos educadores para a sociedade digital ...uma formação intelectual que lhes permita um dia pensar e programar a própria reciclagem. Proposta de um professor intelectualmente bem formado; com capacidade para refletir e interagir criticamente com as informações e as inovações; com autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática; saber identificar seus limites; e buscar as mais adequadas formas de atualização teórica, pedagógica e cultural.

... a lógica do trabalho nessa nova sociedade pede educação igual para todos, para ser modelada em um alto nível, não por baixo. De outra forma, a inovação resultará sempre e somente em desemprego... ... uma educação ampla, que não dilua e nem fragmente o conhecimento em parcelas ... mais abrangente e mais capaz de interpretar criticamente uma crise ou um problema da nossa contemporaneidade. ECO MORIN

... um conhecimento formado a partir da articulação pedagógica de diversas áreas e sub-áreas do conhecimento... ... o conhecimento organizado dessa forma relacionaria as informações dispersas do saber a toda uma estrutura orgânica de um saber plural... ... esse é o meio mais eficiente de fazer com que o homem esteja sempre atualizado e atento à gigantesca proliferação de conhecimentos e aos grandes desafios de nossa época...

Formação docente para novas Educações Formação intelectual Autonomia nas relações com as informações Autonomia em relação à sua atualização Formação tecnológica Autonomia para selecionar e atuar pedagogicamente com as TICs em qualquer realidade Fluência tecnológica Formação pedagógica Autonomia para desenvolver propostas educacionais significativas para diferentes realidades Formação crítico-social Capacidade para analisar a realidade social em que atua Capacidade para atuar em equipe

Enquanto isso... as TICs.. “Internet ultra-rápida muda o cotidiano na Suécia ...” Novas tecnologias integram computadores, celulares, vídeos, tv digital, etc... Librie: uma nova tecnologia para a fusão de informática e literatura Pesquisadores desenvolvem jogos educacionais interativos (“webgame educator”) Inúmeros são os projetos de pesquisa de universidades de todo o mundo que visam o desenvolvimento de propostas educacionais que envolvam criatividade, criação crítica, inovação e trabalho em equipe. Dezenas de universidades utilizam os “mundos virtuais” em disciplinas e projetos educacionais.

MUNDOS VIRTUAIS University of Toronto McLuhan Program in Culture and Technology http://www.mcluhan.utoronto.ca/ Haags Montessori Lyceum, Netherlands, School 204, St. Petersburg, Russia Institut Notre Dame, Meudon, France : http://www.hml.nl/vcity/edu_hml.htm

Heather Lawyer e o Daily Prophet Congratulations, Daily Prophet! www.dprophet.com The Daily Prophet Receives Applause from MIT Technology Review Online Heather Lawyer e o Daily Prophet Heather Lawyer, a criadora do Daily Prophet ganhou o 2003 Cable and Wireless Childnet Awards e o BBC Newsround Viewer's Choice Award! com o voto de milhares de crianças e jovens.

Perguntas ?!??? Adianta garantir a formação e atualização de qualidade do docente sem a necessária: Reestruturação da educação? Reformulação de cargos, condições de atuação e de salários de docentes, de todos os níveis? Inclusão educacional e digital? Democratização do acesso às tecnologias ? Investimento maciço do governo e da sociedade em educação de qualidade para todos, em todas as formas e todos os níveis?

Parâmetros básicos para a escolha das tecnologias de comunicação em processos educacionais ACESSO Aspectos ligados à produção, uso e fluência tecnológica de professores e alunos EDUCAÇÃO QUALIDADE Aspectos pedagógicos e de gestão das TICs na educação. CUSTO Aspectos administrativos e financeiros

Continuum da educação on-line (FILATRO,A. 2003)

A tecnologia da escrita alfabética influenciou nossa maneira de viver e de interpretar o mundo. Ela moldou a estrutura do nosso pensamento e as relações que desenvolvemos a partir da compreensão linear e contínua de espaço e tempo. As tecnologias digitais de comunicação estão mudando essas percepções. Nossa gramática de comunicação está mudando e com elas as nossas percepções. Ampliamos a proposta linear e bidimensional de comunicação e compreensão do mundo para estende-las às formas não lineares e multidimensionais de orientação, interação e articulação. Partimos da processos unidirecionais de ação para processos e movimentos n-direcionais. Avançamos da percepção articulada entre causas e efeitos, antes e depois, para a inclusão de reflexões sobre o “aqui e agora” em múltiplas realidades, múltiplas virtualidades. Concebemos a possibilidade de ir além da vida em diferentes lugares para a vida em espaços e lugares infinitos, reais e virtuais ao mesmo tempo.

 Tomamos consciência de que vivemos mais além do que as propostas de fluxos lineares e contínuos, em processos que envolvem a interseção e expansão de tempos e espaços, múltiplas realidades, explorações, descobertas, incertezas, mais além...

E agora? Os atuais cursos de formação de professores – em todos os seus níveis e formas - preparam profissionais para essas novas realidades? Basta formar os professores sem transformar a realidade em que atuam? .... sem mudar a estrutura e a organização do sistema educacional vigente? Como relacionar essas necessidades com os demais desafios educacionais brasileiros? Estamos diante de novas pedagogias, didáticas, metodologias... educações?

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