Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Sociologia da Educação: Espaços Escolares
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
MISSÃO: formar professores de educação física
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Escolhendo o nosso Futuro
Universidade Federal de Santa Catarina
A Importância da Educação Continuada
Flexibilização Curricular
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Talentos para Inovação
“Integração Graduação – Pós-Graduação: Desafios Atuais ” XVII EnAngrad, São Luís - MA, 2006 Prof. Fernando S. Meirelles Diretor da FGV-EAESP.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Auto-avaliação.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Deficiência Mental Leve
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Introdução ao Serviço Social
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC

Extensão Estender o conhecimento e a tecnologia disponível na FEAGRI para a comunidade é honrar o compromisso social, que é a finalidade da sua existência A Extensão da Faculdade de Engenharia Agrícola tem por objetivo oferecer aos participantes de cursos de extensão nas suas diversas modalidades, a oportunidade de renovar ou adquirir conhecimentos, assim como através de convênios e contratos, prestar serviços para o desenvolvimento e/ou adequação de processos e/ou produtos, no âmbito do agronegócio. Escritório de Extensão O Escritório de Extensão da FEAGRI foi instituído pela Portaria 004/2006, com a finalidade de: atender demandas externas e internas por informações tecnológicas, de modo organizado; organizar e apoiar atividades de extensão desenvolvidas pela FEAGRI; organizar e apoiar eventos anuais da FEAGRI; atender as atividades solicitadas pela Comissão de Extensão FEAGRI

REFERÊNCIAS LEGAIS Constituição Brasileira (1988) Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) (Artigo 43) A Educação Superior tem como uma de suas finalidades estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade

Disciplina Obrigatória FA071 - Sociologia e Extensão Rural Créditos: 3 Professor Responsável: Profa. Dra. Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco Ementa: Realidade rural brasileira. Introdução à sociologia rural. Geração, transferência, difusão e adoção de tecnologias no meio rural. Fundamentos e metodologia de extensão rural. Comunicação e marketing rural. Projetos de intervenção na realidade. Objetivo: Criar condições para que o aluno, a partir de uma análise da problemática da agricultura brasileira e dos conhecimentos teórico-práticos da Extensão Rural, adquira capacidade para, em suas futuras atividades profissionais, atuar de maneira crítica e criativa no processo de mudança da sociedade. Disciplina Eletiva FA015 - Desenvolvimento Rural Sustentado Créditos: 2 Professor Responsável: Profa. Dra. Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco Ementa: Conceitos e teorias de desenvolvimento. O desenvolvimento brasileiro e suas implicações sócio-ambientais. O desafio do desenvolvimento auto-sustentado. Agricultura sustentada. Objetivo: Discutir o desenvolvimento rural brasileiro à luz das diferentes teorias e do esgotamento do paradigma produtivista frente às novas demandas ambientais GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO Área de Concentração: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL Linhas de Pesquisa: Estudos Sócio-Econômicos e Ambientais Geotecnologias Aplicadas ao Monitoramento de Áreas Agrícolas e Previsão de Safras Sistemas de Suporte à Decisão

EXTENSÃO O desafio do desenvolvimento auto-sustentado Processo de Co-evolução Conhecimento Valores Organização Sistema Biológico Convergência Tecnológica Fonte: Norgaard & Sikor. Metodología y práctica de la agroecología In: Altieri, M A, Editor. Agroecologia Adaptado

Obrigado