Nelma Cristina de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
II Jornada Internacional de Dificuldades de Aprendizagem
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Fundação Roberto Marinho
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Por: Cristina de Fátima Silva
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Relato das Experiências
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prof. Orlando Miranda Júnior
III Encontro de Boas Práticas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Relato de Experiências
PROJETO DE LIBRAS.
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
Caracterização da Instituição
Escola Classe 15 de Ceilândia.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Kathryn M. P. Harrison
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
A Arte na Literatura de Cordel
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Identificação da atividade e do aluno
SHEILA - PROFESSORA SALA DE RECURSOS (AEE)
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI Campinas - SP.  UNICAMP – NIED  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI ◦ BAIRRO NA PERIFERIA DE CAMPINAS.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Relato de experiência com surdos da oitava série do ensino fundamental na cidade de Campinas

Nelma Cristina de Carvalho Professora de educação especial de Campinas Professora de português como segunda língua do Programa de Inclusão Bilíngüe para alunos Surdos na rede Municipal de Piracicaba - UNIMEP Coordenadora do Projeto AprenDiz de Itatiba

Rede Municipal de Campinas 198 Unidades Educacionais 142 de Educação Infantil 46 Ensino Fundamental

Os Surdos estão incluídos: Educação Infantil : 20 Surdos Educação Fundamental : 104 Surdos Os alunos surdos estão incluídos em todas as regiões – sem intérpretes – em sala de aula com língua de instrução em Português

Rede oferece Três salas de recursos : EMEI “Perceu Leite de Barros” – dois períodos CEPROCAMP – dois períodos CAIC – dois períodos

Professor de Educação Especial nas escolas Curso de Libras Curso de formação continuada

Cursos de Formação 2006/2007 Oficina de LIBRAS – Essas oficinas são ministradas por Surdos Curso sobre Letramento e Surdez desde 2006 sob a coordenação das Professoras Dra. Cristina Lacerda e Dra.Ana Claudia Lodi (UNIMEP)

Educação Especial A Educação Especial está organizada com 145 blocos e 126 professores que prestam serviço : Nas escolas Nas salas de recursos Como professores referências nas Naeds

EMEF “ Elza Maria Pellegrine de Aguiar” Região Sudoeste 636 alunos Divididos em três turnos Quatro Surdos incluídos na oitava série

Facilidades Materiais: xerox, DVD, vídeo, computador, internet Tenho autonomia para escolha do trabalho: Atendimento três vezes por semana fora do horário de aula Função de intérprete para as reuniões de formaturas, eventos, palestras...

Alunos 1.Os alunos estão em processo de aprendizagem de leitura e escrita 2.Todos são usuários de LIBRAS 3. Com faixa etária entre 15 a 17 anos

Iniciei meu trabalho fazendo apoio ao professor, mas com o passar do tempo fui percebendo que esse trabalho deixava muitas lacunas, então parti para uma outra opção com base no Programa de Inclusão de Piracicaba visando melhorar a leitura e escrita desses alunos.

O Tema escolhido em 2007 é: “ História de Surdos” O Tema escolhido em 2007 é: “ História de Surdos”. Nesse contexto além de trabalhar com a leitura e escrita, os alunos vão tendo oportunidades de conhecer a história dos surdos, seus direitos e deveres.

O trabalho é feito através de textos jornalísticos, textos informativos, textos bibliográficos, vídeos, depoimentos de surdos, visitas a escolas, debates entre eles e o reconhecimento de conceitos como: bilingüismo, inclusão, língua brasileira de sinais, entre outras.

Os resultados tem sido um melhor interesse dos alunos pela leitura e escrita, seus direitos e deveres, bem como um maior interesse em melhorar a LIBRAS.

Texto de um aluno “Os Surdos muito tudo coitado verdade porque passado tem aqui que surdos não pode casar passado verdadeira difícil para olha hoje ano ganhar pode casar Deus obrigado pode seus casar...”

Dificuldades Intérprete Muitas vezes o trabalho de mediação entre professores e professor de educação especial é complicado Trabalho solitário

“Eu sei. Por que futuro eu vai PUCC bom muito legal “Eu sei. Por que futuro eu vai PUCC bom muito legal...anos 25 futuro também trabalho vai ótimo”.

Contato: carvalho.nelma@terra.com.br OBRIGADA!