Formação continuada de Professores Profª Drª Clarete Paranhos da Silva (SEE / SP - Supervisora de Ensino) Profª Lúcia Helena W. B. de Souza (SEE / SP - Dirigente Regional de Ensino) Diretoria de Ensino – Região de Campinas Oeste
FORMAÇÃO Oficina Pedagógica Alguns projetos (Teia do Saber / Oficina) Papel dos gestores SARESP
OFICINA PEDAGÓGICA Criação em 1987 – CENP Substitui equipe de monitores existentes trabalho mais sistematizado, ordenado e ampliado apoio da supervisão destinadas a atividades de capacitação em serviço e orientação técnica de forma descentralizada
OFICINA PEDAGÓGICA Contexto – anos 80: fortalecimento e ampliação da autonomia da escola e das instâncias locais de administração do ensino redefinição de papéis da administração centralizada esta assumiria funções estratégicas, de monitoramento, de avaliação de resultados
OFICINA PEDAGÓGICA descentralização e a participação na gestão dos serviços oferecidos pelo poder público, dos quais a educação é o mais expressivo criação das OPs nesta década vem ao encontro das mudanças no papel do Estado e nas formas de gestão pública antecede série de reformas educacionais mais profundas anos 90
OBJETIVOS propor e oferecer meios (atividades e materiais) para ensinar o professor a ensinar promoção de espaços de trocas e experiências entre os professores novas situações de ensino-aprendizagem que envolvem um alto grau de participação do professor
OBJETIVOS adequar as diretrizes pedagógicas instituídas pelo sistema como um todo à realidade e necessidades locais funcionaria como um espaço de captação das necessidades e problemas das escolas
OBJETIVOS maior aproximação entre as diretrizes pedagógicas da SEE/SP (orientações relativas aos conteúdos / organização do currículo / práticas de sala de aula) e as escolas atender necessidades de aperfeiçoamento dos docentes das escolas públicas espaço para maior participação das U.E. na definição dos conteúdos e métodos de capacitação de seu pessoal
OBJETIVOS capacitar os professores da rede estadual uma vez que se apontava como um dos principais fatores pelos altos índices de evasão escolar, de repetência e da baixa proporção de concluintes justamente a falta de preparo do professor para adequar a prática de sala de aula às características de alunados heterogêneos.
OBJETIVOS Promover encontros e cursos visando à capacitação e o aperfeiçoamento da formação do educador Possibilitar a reflexão e troca de experiências entre professores da rede estadual de educação, de uma mesma escola ou de professores de um mesmo componente curricular Possibilitar a discussão e estudo de metodologias alternativas para diversos componentes curriculares
OBJETIVOS Oferecer orientação técnica e recursos didáticos que apóiem o professor na sua atividade docente Dinamizar o trabalho pedagógico através de projetos especiais tais como confecção de jornal, exposições, bancos de textos, etc. Facilitar ao professor a localização, o empréstimo e a produção de material pedagógico
Assistentes Técnico-Pedagógicos- Currículo da Educação Básica a) Alfabetização b) Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física c) Ciências da Natureza e Matemática Ciências Físicas e Biológicas, Física, Química, Biologia e Matemática d) Ciências Humanas História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia
Dificuldades enfrentadas Trabalhar de forma integrada com a supervisão Contornar a falta de recursos financeiros e humanos Adaptar-se às muitas mudanças advindos da troca de governo, secretários e dirigentes
Teia do Saber / Oficina Bolsa mestrado Ensino Médio em Rede Letra e vida Progestão Educação ambiental Ensinar e Aprender Ensino religioso Filosofia Números em ação / trilha de letras
Papel dos gestores no processo de formação continuada SUPERVISORES Acompanhamento da escola Aproximação órgãos centrais com a escola Orientação / Intervenção nos projetos Mediação Órgãos centrais Formação em conjunto com a OP
Papel dos gestores no processo de formação continuada DIRETOR DE ESCOLA Gestão da escola projeto pedagógico Formação Ações administrativas Relações professores / alunos / pais
Papel dos gestores no processo de formação continuada PROFESSOR COORDENADOR Auxiliar na elaboração do PP Assegurar integração de atividades pedagógicas, articulando ações dos docentes Acompanhar a execução e avaliação das ações propostas pela escola no PP
Papel dos gestores no processo de formação continuada Planejar e coordenar o desenvolvimento dos trabalhos na escola participação ativa, rotineira e diretamente nas HTPCs Acompanhar o trabalho dos professores subsídios para prática docente
Papel dos gestores no processo de formação continuada Analisar, com os professores, resultados da avaliação de desempenho A partir dos resultados registrar e divulgar avanços, identificar dificuldades, propor alternativas de superação Coordenar, acompanhar e avaliar atividades de recuperação da aprendizagem e demais projetos
Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2007 fim de novembro para alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado Realizado desde 1996 essencial para avaliar o rendimento escolar dos alunos acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias
SARESP É importante que o Saresp seja comparável a outras avaliações verificar metas e resultados Além disso, precisa ser comparável a ele mesmo a cada ano 2007 será comparável ao de 2008
SARESP O Saresp 2007 será utilizado para avaliar o rendimento de escolas e dos seus profissionais A divulgação dos resultados do Saresp 2007 acontecerá no início de 2008, para que as escolas utilizem os dados na semana de planejamento pedagógico para o ano letivo