Agora. Quem é o Mercado? 1 Jorge Gerdau Johannpeter DATA: 07 de Abril de 2008 VERSÃO: 1 Agora. Quem é o Mercado?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo
MÓDULO V ÉTICA E MERCADO DE TRABALHO
1 O Papel do BNDES na Recuperação da Competitividade Industrial na Área de TICs Rafael Oliva Assessor da Presidência do BNDES 19 de setembro de 2007 Conferência.
Fundamentos de Economia
Desafios na Industrialização em Pequenas Empresas deTecnologia Óptica
Globalização econômica e comércio exterior
Desenvolvimento e inserção internacional
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
O Líder para Tendências Flávio Botana Jan 2010.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
Governança e Desenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Repensando a Logística
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
GLOBALIZAÇÃO.
A globalização econômica nos anos 1990
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
PROGRAMA MINIEMPRESA. Quem Somos: Somos alunos do Pescar e participantes do Programa Miniempresa da Junior Achievement, maior e mais antiga organização.
Responsabilidade Social
África: Perspectivas Econômicas e Empresariais Jorge Arbache Universidade de Brasília Seminário África Negócios São Paulo, 25 de agosto de 2014.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Módulo 1 Versão: Fevereiro de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Qual a relação entre “armadilha da renda média”, inovação e Gestão do Conhecimento.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Globalização e avanço tecnológico
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Professor Ulisses Mauro Lima
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Tópicos Especiais Integradores I
AULA 3 Marketing.
Origens e bases do mundo global.
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA
Produtos, Marcas, Embalagens e Serviço. CARLOS FREIRE –
Globalização e Gestão com Pessoas
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
Robinson dos Santos y Antônio Inácio Andrioli Mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-learning Educação na Socidade do Conhecimento Professora Idalina.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Agora. Quem é o Mercado? 1 Jorge Gerdau Johannpeter DATA: 07 de Abril de 2008 VERSÃO: 1 Agora. Quem é o Mercado?

2 Novos conceitos – Filosofando O que é o mercado? “ É a soma de atitudes de comportamento dos indivíduos que formam o mercado. ” “ Os indivíduos e instituições precisam aprender a respeitar as forças e dinâmica dos mercados. ” “ A democracia liberal é que permite a verdadeira liberdade de mercado. ”

Agora. Quem é o Mercado? 3 Um Novo Mercado Ambiente econômico determinante para potencial do mercado; Mudanças de paradigmas; Globalização, internet e a universalização das oportunidades; Explosão do fluxo de informações; Sistema financeiro globalizado e com novos produtos; Nova dinâmica processual e estrutural das cadeias de valor:  Carros com plataformas mundiais  Global Sourcing;  “Cadeias de fornecimento” de atuação global; Só sobreviverão as empresas que se ajustarem ao novo cenário do mercado global; Tecnologia virou commodite.

Agora. Quem é o Mercado? 4 Um Novo Mercado Internet para comunicação Baixo fluxo de informação Globalização das grandes empresas Cadeia produtiva local ou regional Abertura de capitais limitada Ciclo de renovação (atualização) lento Internet para negócios Elevado e detalhado fluxo de informação Globalização de micro e pequenas empresas Cadeia produtiva global Modernização dos meios de financiamento e securatização Ciclo de renovação muito rápido ANTES AGORA

Agora. Quem é o Mercado? 5 Realidades dos Novos Mercados O que é o novo mercado?  Micro empresas de mineração Brasileiras captando recursos na bolsa de Toronto;  Autopeças – busca de plataformas globais;  Angel Investors (venture capital) buscando oportunidades Globais;  Apoio a projetos de bio-diesel nos Estado Unidos provocam a aumento dos preços do milho;  O processo de educação inicia após a formatura;  Mesmo com a crise do subprime, a Globalização dos mercados permite que empresas americanas mantenham-se competitivas;  China e Índia pressionando preços de commodities;  Hospital Moinhos de Vento – Turismo médico, capacitação.

Agora. Quem é o Mercado? 6 Globalização Comercial Industrial Trabalho Social

Agora. Quem é o Mercado? 7 Fenômenos de Globaliza ç ão são imensur á veis e imprevis í veis, estruturados de acordo com as evolu ç ões e rompimento comercial. Seremos permanentemente surpreendidos pela Globaliza ç ão. “ Temos que ser benchmark em tudo o que fazemos ”. Principal fun ç ão do Governo é buscar a eficiência do mercado, promovendo a livre concorrência e disputa em prol da competi ç ão. Considerações

Agora. Quem é o Mercado? 8 Obrigado. Jorge Gerdau Johannpeter Chairman Grupo Gerdau